4 de abril de 2018

13 perguntas que devemos fazer ao nosso médico antes de usar o anel nuvaring®


O anel nuvaring® é um contraceptivo de média duração, que a mulher deve colocar dentro da sua vagina, onde deve permanecer 21 dias, após os quais deve retirar, fazendo uma pausa de 7 dias.
13 perguntas que devemos fazer ao nosso médico antes de usar o anel nuvaring®

A colação dentro da vagina ainda deixa muitas mulheres renitentes ao seu uso, embora os estudos revelem que a grande maioria das mulheres que o experimentam acabam por manter e escolher o anel nuvaring® como método contraceptivo de eleição.

Apesar da aplicação vaginal, o anel nuvaring® tem algumas vantagens que acabam por convencer muitas mulheres, como o fato de não precisar de aplicações diárias, ter uma aplicação muito prática, ser bem tolerado e ser uma absorção feita a nível vaginal (menor probabilidade de notar alguns efeitos secundários).

Se está pensando em usar o anel nuvaring®, ou seu médico aconselhou, não se esqueça de colocar algumas questões para não ter dúvidas depois... para a ajudar acabei recolhendo as 13 perguntas que deve fazer ao seu médico antes de iniciar o uso do anel nuvaring®... confira...

13 perguntas que devemos fazer ao nosso médico antes de usar a anel nuvaring®

Pergunta n°1

Como devo iniciar o anel nuvaring®?

O anel nuvaring® deve ser iniciado durante a menstruação, de preferência no 1° dia, seu médico pode também indicar o inicio noutro dia, por exemplo entre o 2° e o 5° dia da menstruação, mas neste caso deve se proteger até ao 7° dia de uso do primeiro anel.

Pergunta n°2

Como devo aplicar o anel nuvaring®?

O anel nuvaring® pode ser aplicado com os dedos ou com ajuda do aplicador, como pode conferir na imagem e vídeo.
13 perguntas que devemos fazer ao nosso médico antes de usar o anel nuvaring®


Pergunta n° 3

O anel nuvaring® pode cair?

O anel nuvaring® não corre risco de cair, o seu formato circular vai permitir uma adaptação às paredes vaginais, ficando meio fixo.

Pergunta n° 4

O anel nuvaring® pode desaparecer?

O anel nuvaring® não vai desaparecer, pois o canal vaginal é curto e encerra junto ao colo uterino.

Pergunta n° 5

Posso usar o anel nuvaring® durante a relação?

Sim pode... embora alguns casais prefiram retirar. O anel nuvaring® pode ficar fora do meio vaginal até 4 horas.

Pergunta n° 6

Se notar efeitos é sinal que estou protegida?

O anel nuvaring® pode causar alguns efeitos secundários, como todos os medicamentos, o seu surgimento prova que o anel nuvaring® está atuando em nosso corpo, logo estamos protegidos. A mulher que usa o anel nuvaring® e nota algum efeito secundário deve manter o seu uso, para continuar protegida.
13 perguntas que devemos fazer ao nosso médico antes de usar o anel nuvaring®

Pergunta n° 7

Quando fico protegida da gravidez?

Se colocar o anel nuvaring® no 1° dia da menstruação fica logo protegida, mas se iniciar entre o 2° e o 5° dia da menstruação somente após 7 dias de uso estará protegida.

Pergunta n° 8

Na pausa entre os anéis também estou protegida?

A acção do anel nuvaring® garante protecção entre as pausas.

Pergunta n° 9

Posso usar o o anel nuvaring® sem pausa?

O anel nuvaring® deve ser usado como seu médico recomendou, apenas sugiro o uso sem pausa com indicação médica. A mulher que usa o anel nuvaring® sem pausas pode ficar sem menstruar.

Pergunta n° 10

Como vai ficar a minha menstruação?

A menstruação com o uso do anel nuvaring®, passa a vir regularmente na pausa (quando faz pausa), devendo vir menos dias, em menor fluxo e mais escura (mesmo castanha ou marrom).

Pergunta n° 11

E se a menstruação não descer?

A falta de menstruação pode ser um dos efeitos do anel nuvaring®, desde que a mulher o use sem falhas vai estar protegida, mesmo não menstruando.

Pergunta n° 12

Devo guardar o anel nuvaring® no frigorífico/ geladeira?

Sim pode guardar o anel nuvaring® no frigorífico/ geladeira, mas pode também guardar fora, embora neste último caso sua validade é menor, somente 4 meses, ou seja fora do frigorífico/ geladeira a validade do anel nuvaring® é de 4 meses, contados desde a data de compra na farmácia.
13 perguntas que devemos fazer ao nosso médico antes de usar o anel nuvaring®

Pergunta n° 13

O anel nuvaring® pode partir?

O anel nuvaring® é feito de um material bem maleável e flexível, para se adaptar às paredes da vagina. O anel nuvaring® não parte com a manipulação ou uso.

Espero ter ajudado... siga as recomendações de seu médico e continue lendo os posts... obrigado... 😊

Descubra alguns posts relacionados

3 comentários:

  1. Olá, pode deixar seu comentário... se lembre que a informação neste post é apenas para aumentar seu conhecimento sobre o tema... não deixe de procurar seu médico... muito obrigado... :)

    ResponderEliminar
  2. Olá. Faço uso do medicamento Propranolol, com intuito de controle de ansiedade. Gostaria de saber se interfere no uso do nuvaring. Obrigada.

    ResponderEliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.

Carlos Edgar

O Carlos Edgar é reconhecido como uma das maiores referências profissionais na Internet na área da contracepção e anticoncepcionais. Autor, de alguns livros e alguns estudos na área da contracepção, com mais de 15 anos de experiência, e que ajuda anualmente mais de 20.000 mulheres com suas dúvidas. Frequenta todos os anos algumas formações para se manter actualizado e ajudar todas as leitoras. Para entrar em contacto com Carlos Edgar, visite a página de contacto. Para informações sobre o Carlos, clique aqui.