Reinicio da toma da pílula contraceptiva


Como temos falado as pausas para descanso da pílula não estão recomendadas, assim só devemos pausar a toma da pílula se o nosso médico indicar.

Mas Dr Carlos Edgar e se pararmos ou após a pausa de descanso como devemos reiniciar a toma da pílula?

Reinicio da toma da pílula contraceptiva

Neste post vou falar no reinicio após um período de paragem, após um esquecimento e após a pausa de descanso.
Reinicio da toma da pílula contraceptiva

Reinicio da toma da pílula contraceptiva após um período de paragem

Se seu médico sugeriu a interrupção da pílula e vai reiniciar a indicação mais usual é reiniciar no 1º dia de sua menstruação para seu corpo se adaptar mais facilmente e ficar logo protegida. Claro que ele pode indicar o inicio entre o 2º e o 5º dia da menstruação, mas neste caso deve-se proteger até ao 7º comprimido da 1ª carteira.
Reinicio da toma da pílula contraceptiva

Reinicio da toma da pílula contraceptiva após um esquecimento

Para reiniciar a sua pílula após um esquecimento temos várias indicações dependendo do número de dias que esqueceu, assim:

Reiniciar a toma após esquecer 1 dia

O reinicio da toma da pílula deve ser feito assim que se lembre, mantendo a toma dos comprimidos seguintes nos dias e horários habituais.
Reinicio da toma da pílula contraceptiva

Reiniciar a toma após esquecer 2 ou mais dias

O reinicio da toma da pílula pode estar indicado com a interrupção da carteira e reinicio de uma nova, devendo se proteger até ao 7º comprimido da nova carteira.

Reinicio da toma da pílula contraceptiva após a pausa de descanso

Para reiniciar a toma da pílula após a pausa de descanso basta reiniciar no dia que está indicado na posologia, depois de pausa de 4 dias - no 5º dia e depois da pausa de 7 dias - 8º dia. Ao cumprir a posologia recomendada não tem riscos de gravidez.
Reinicio da toma da pílula contraceptiva

Conclusão: reinicio da toma da pílula contraceptiva? Após uma pausa? Deve aguardar pela sua menstruação e no 1º dia iniciar, como se fosse a primeira vez que toma.

Descubra alguns posts relacionados