19 de maio de 2018

Reinicio da toma da pílula contraceptiva


Como temos falado as pausas para descanso da pílula não estão recomendadas, assim só devemos pausar a toma da pílula se o nosso médico indicar.

Mas Dr Carlos Edgar e se pararmos ou após a pausa de descanso como devemos reiniciar a toma da pílula?

Reinicio da toma da pílula contraceptiva

Neste post vou falar no reinicio após um período de paragem, após um esquecimento e após a pausa de descanso.
Reinicio da toma da pílula contraceptiva

Reinicio da toma da pílula contraceptiva após um período de paragem

Se seu médico sugeriu a interrupção da pílula e vai reiniciar a indicação mais usual é reiniciar no 1º dia de sua menstruação para seu corpo se adaptar mais facilmente e ficar logo protegida. Claro que ele pode indicar o inicio entre o 2º e o 5º dia da menstruação, mas neste caso deve-se proteger até ao 7º comprimido da 1ª carteira.
Reinicio da toma da pílula contraceptiva

Reinicio da toma da pílula contraceptiva após um esquecimento

Para reiniciar a sua pílula após um esquecimento temos várias indicações dependendo do número de dias que esqueceu, assim:

Reiniciar a toma após esquecer 1 dia

O reinicio da toma da pílula deve ser feito assim que se lembre, mantendo a toma dos comprimidos seguintes nos dias e horários habituais.
Reinicio da toma da pílula contraceptiva

Reiniciar a toma após esquecer 2 ou mais dias

O reinicio da toma da pílula pode estar indicado com a interrupção da carteira e reinicio de uma nova, devendo se proteger até ao 7º comprimido da nova carteira.

Reinicio da toma da pílula contraceptiva após a pausa de descanso

Para reiniciar a toma da pílula após a pausa de descanso basta reiniciar no dia que está indicado na posologia, depois de pausa de 4 dias - no 5º dia e depois da pausa de 7 dias - 8º dia. Ao cumprir a posologia recomendada não tem riscos de gravidez.
Reinicio da toma da pílula contraceptiva

Conclusão: reinicio da toma da pílula contraceptiva? Após uma pausa? Deve aguardar pela sua menstruação e no 1º dia iniciar, como se fosse a primeira vez que toma.

Descubra alguns posts relacionados

7 comentários:

  1. Olá, pode deixar seu comentário... se lembre que a informação neste post é apenas para aumentar seu conhecimento sobre o tema... não deixe de procurar seu médico... muito obrigado... :)

    ResponderEliminar
  2. Boa noite Carlos tudo bem??? Olha só minha menstruacao está atrasada a 10 dias. Fiz um beta HCG sanguíneo com 8 dias de atraso e deu inferior a 2, 39. Minha última r**** foi a 22 dias. Pergunto... Será que posso.confiar que não estou grávida??? Com 22 dias da última r***** já daria positivo??? Aguardo retorno. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim está... :) sim pode, 22 dias é tempo suficiente... ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Estava a tomar a pílula minigeste e agora há cerca de duas semanas que tomo a denille é normal que surja um corrimento intenso amarelo que antes não tinha?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, mas tipo iogurte, pastoso? Ou na roupa e absorvente? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Boa tarde! Usei a pilula do dia seguinte em dois ciclos seguidos, e já menstruei após a segunda vez. Quero implantar o Mirena e pergunto se pode ser no proximo ciclo ou tem q esperar pelo uso da pds 2 vezes?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, o mais indicado é na menstruação, no dia de maior fluxo... deve falar com sua médica... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.

Carlos Edgar

O Carlos Edgar é reconhecido como uma das maiores referências profissionais na Internet na área da contracepção e anticoncepcionais. Autor, de alguns livros e alguns estudos na área da contracepção, com mais de 15 anos de experiência, e que ajuda anualmente mais de 20.000 mulheres com suas dúvidas. Frequenta todos os anos algumas formações para se manter actualizado e ajudar todas as leitoras. Para entrar em contacto com Carlos Edgar, visite a página de contacto. Para informações sobre o Carlos, clique aqui.