Tomei a pílula do dia seguinte 2 vezes seguidas?


Dr. tive relação e tomei a pílula do dia seguinte, horas depois voltei a ter, tomei novamente, tenho riscos por tomar duas seguidas?

Recebi esta mensagem e resolvi escrever mais este post, para falar do uso de duas pílulas do dia seguinte seguidas... neste post vou falar nos riscos e outros pormenores... fez duas pílulas do dia seguinte seguidas? Então não pode deixar de ler este post...

O uso da pílula do dia seguinte está indicado quando temos uma falha no nosso método contraceptivo ou uma relação de risco, o seu está recomendado até 72 ou 120 horas após a relação. Apesar desta indicação hoje sabemos que se a tomar nas primeiras 24 horas após a relação, vai ter maior protecção.

Depois da relação de risco vai tomar a pílula do dia seguinte e evitar riscos, mas se voltar a ter relação tem que fazer outra pílula do dia seguinte, pois ela não vai proteger das relações que tiver posteriormente à toma do comprimido ou comprimidos. Mas não tenho riscos? Fará mal?

Tomei a pílula do dia seguinte 2 vezes seguidas?

Nesta situação de riscos o mais recomendado é fazer outra, para estar protegida... claro que ao usar duas pílulas do dia seguinte seguidas tem mais chances de notar efeitos adversos, mas são riscos aceitáveis quando em risco está uma gravidez... os efeitos adversos que falo podem ser náuseas, hemorragias irregulares, cansaço, dores de cabeça, dor na região inferior do abdómen, vómitos, alterações na menstruação, seios doridos, tonturas e diarreia.
Tomei a pílula do dia seguinte 2 vezes seguidas?

Nota: uso de 2 pílulas do dia seguinte com acetato de ulipristal seguidas não está suficientemente estudado, por isso não aconselho.

Conclusão: tomei a pílula do dia seguinte 2 vezes seguidas? Usar 2 pílulas do dia seguinte com levonorgestrel pode estar indicado se houver falha do seu método e voltar a ter relação após o uso da primeira pílula do dia seguinte. Se lembre que devemos preferir o uso de anticoncepcionais regulares que nos conferem maior protecção.

Descubra alguns posts relacionados