Antecipação da toma da pílula

Antecipou a hora de toma da pílula? Neste post vai descobrir se tem riscos de gravidez ou continua protegida...

Devemos tomar a nossa pílula sensivelmente à mesma hora, cumprindo a posologia inscrita na cartela/ embalagem e recomendada pelo nosso médico. Somente tomando desta forma vamos estar protegidos da gravidez... claro que as pequenas variações na toma da pílula não alteram a sua eficácia, atrasos até 12 horas em relação à nossa hora habitual de toma não interferem, mas é sempre sugerido manter no mesmo horário, por estes três motivos:

Confira o exemplo: toma a sua pílula todos os dias às 19 horas, mas se esqueceu e atrasou a toma, tomou somente às 23 horas, nesta situação como teve um atraso menor que as 12 horas não tem riscos, deve manter as seguintes no horário habitual. Neste exemplo atrasos na toma até às 7 horas do dia seguinte não iriam interferir com a eficácia da pílula.

E se antecipar a hora continuo protegida?

Antecipação da toma da pílula

A antecipação da pílula pode ocorrer de diversas formas, podendo ser antecipação de algumas horas, na toma diária, ou mesmo de dias na pausa entre as cartelas... descubra os riscos...
Antecipação da toma da pílula

Antecipação da toma da pílula em algumas horas

Ao antecipar a toma da sua pílula vai continuar protegida. A antecipação da toma da pílula não interfere com a sua eficácia, se antecipou a toma da pílula em algumas horas vai continuar protegida, devendo no entanto manter na hora habitual nos dias seguintes.

Antecipação da toma da pílula na pausa entre as cartelas

O reinicio de uma nova cartela deve ser feito após pausa ou semana de descanso, se por engano ou para antecipar sua menstruação o inicio da nova cartela, antes de terminar o período de pausa, também vai continuar protegida.

Confira o exemplo: faz pausa de 7 dias entre as cartelas, mas se confundiu e iniciou a nova cartela quando estava no 5º dia da pausa, antecipou 2 dias, nesta situação vai continuar protegida, desde que mantenha o esquema recomendado, 21 dias a tomar e 7 dias de pausa.

Antecipação da toma da pílula e os riscos de gravidez

Como pode conferir a antecipação da toma da pílula não confere riscos de gravidez... espero ter ajudado com mais este post... 😊

Conclusão: se antecipar a toma da pílula tenho riscos de gravidez? A mulher que antecipa a toma da pílula, regra geral, não deixa de estar protegida, não tem riscos de gravidez, continua protegida.

Descubra alguns posts relacionados