6 sinais de envelhecimento da sua vagina

Mudanças a vulva ou vagina? Pois como vem sendo hábito iniciamos o post falando sobre a vagina e terminamos sempre na vulva... isto acontece porque muitas mulheres acabam por falar na vagina referindo-se à vulva... vamos recapitular a lição de anatomia...
6 sinais de envelhecimento da sua vagina

A vulva são os órgãos externos, grandes lábios, pequenos lábios, clítoris... e abertura da vagina... sim a vagina é um canal que vai da vulva até ao colo do útero. As mudanças exteriores que falo referem-se à vulva e as internas à vagina... na verdade o post deveria ter este nome - 6 sinais de envelhecimento da sua vulva e vagina.

6 sinais de envelhecimento da sua vagina

As mudanças na vulva e vagina ocorrem desde a puberdade até à menopausa, altura em que ocorrem mais sinais que marcam o envelhecimento e o final da fertilidade...

1.º sinal - nos pêlos púbicos

O maior dos sinais de envelhecimento da nossa vulva são as mudanças que podemos identificar nos pêlos, os pêlos acabam por ficar mais finos, mais claros, cinzentos ou mesmo brancos, e acabam por cair. Os pêlos púbicos são importantes na prevenção das infecções genitais, ao passar a ter menos pêlos e mais finos a mulher passa a estar menos protegida.
6 sinais de envelhecimento da sua vagina

2.º sinal - na pele da vulva

O aspecto da vulva permanece praticamente inalterada, desde a adolescência até aos 40 ou 50 anos, mas ao entrar na menopausa pode sofrer algumas alterações. Ao entrar na menopausa a mulher tem uma perda gradual de estrogênios o que pode levar a uma atrofia vulvovaginal, o tecido da vulva pode ficar mais pálido, mais liso e os lábios vaginais podem ficar menos definidos.

3.º sinal - e a vagina

A atrofia que falei pode afetar a vagina e causar algumas alterações, com menos estrogênios a abertura do canal vaginal e o seu comprimento pode encolher, as paredes da vagina ficam mais lisas, menos elásticas e menos húmidas. Como resultado pode mesmo ter mais riscos de irritação e queimação após as relações.

4.º sinal - mais infecções

Sem os estrogênios os tecidos no canal vaginal e uretra ficar alterados o que vai aumentar os riscos de infecções genito urinárias.

5.º sinal - menos ou mais vontade

O apetite sexual pode ficar alterado com o envelhecimento, mas como a libido depende de muitos fatores não podemos dizer que vai diminuir com a idade, desde que a mulher tenha alguns cuidados para melhorar a sua saúde sexual, o uso de lubrificantes, reposição de estrogênios e manter as relações sexuais são três estratégias que podem melhorar as suas experiências.
6 sinais de envelhecimento da sua vagina

6.º sinal - prolapsos

Com o envelhecimento os músculos podem ficar mais flácidos e perderem alguma contenção o que pode causar uma descida dos órgãos como bexiga, útero... ou seja ocorrerem prolapsos... que são mais comuns nas mulheres que fumam ou que tiveram filhos.

Cuidados e consulta com seu médico

Como foi conferindo a mulher pode ter alguns cuidados para prevenir os efeitos do envelhecimento, as consultas anuais, a lubrificação artificial, a manutenção da vida sexual ativa, os exercicios de Kegel, a higiene cuidada e seguir as indicações de seu médico são algumas das estratégias para promover a saúde da sua vulva e vagina.
6 sinais de envelhecimento da sua vagina

Descubra alguns posts relacionados