23 de julho de 2018

Posso parar a pílula para ter a menstruação antes?


Na ansiedade para adiar a sua menstruação? Tem um programa e não lhe convém menstruar? Pois neste post vou revelar se pode parar a pílula para menstruar? Se tem riscos desta forma? E no final ensino como se pode adiar a menstruação sem haver riscos de gravidez… não deixe de ler..
Posso parar a pílula para ter a menstruação antes? - Carlos Edgar

Com o uso da pílula a mulher vai menstruar na pausa entre as cartelas, a sua menstruação deve descer no 3º ou 4º dia da pausa, nas pausas de 7 dias, devendo durar menos tempo, ter menor fluxo e vir mais escura (efeitos da pílula no corpo da mulher).

Estas alterações são comuns na mulher que usa a pílula, podendo mesmo, com o tempo do tratamento, deixar de menstruar na pausa, mas desde que tome e cumpra a posologia recomendada pelo médico, a pílula vai protegê-la como pode conferir neste post - É possível faltar o período tomando a pílula?.

Quem usa a pílula consegue prever a chegada da sua menstruação, e é comum aqui no blog receber muitos pedidos de ajuda para não menstruar na data x ou y... claro que é possível mudar a data da menstruação, sem correr riscos de gravidez… não é!!!

A ultima destas perguntas que recebi falava da mudança da menstruação, deste jeito:

Dr. eu quis que minha menstruação viesse antes da pausa, pois vou estar de férias na semana da pausa, eu tomei 16 comprimido da cartela e interrompi, estou fazendo a pausa, será que me pode dizer se a minha menstruação vai descer, como é hábito, no 4.º dia da pausa?

Esta estratégia de mudança dos dias de sua menstruação pode conferir riscos de gravidez...
Posso parar a pílula para ter a menstruação antes? - Carlos Edgar

Posso parar a pílula para ter a menstruação antes?

A mulher que tenta mudar a data de sua menstruação desta forma vai deixar de estar protegida e com riscos de gravidez até ao 7.º comprimido da carteira seguinte... a pílula só a vai proteger se usar, pelo menos 21 dias seguidos... a estratégia para mudar a data não pode por isso ser feita desta forma.
Posso parar a pílula para ter a menstruação antes? - Carlos Edgar

Para mudar a data de menstruação o mais recomendado, sem correr riscos de gravidez, é usar mais de 21 dias de pílula, ou seja se pretende adiar a sua menstruação 7 dias, deve fazer 28 dias de pílula e pausa, ao usar mais 7 dias de pílula adia a sua menstruação 1 semana. Confira estes exemplos:
  • adiar a menstruação 7 dias - neste caso basta usar mais 7 dias de pílula e fazer a pausa normalmente
  • adiar a menstruação 14 dias - neste caso basta usar mais 14 dias de pílula e fazer a pausa normalmente
  • adiar a menstruação 21 dias - neste caso basta usar mais 21 dias de pílula e fazer a pausa normalmente
Posso parar a pílula para ter a menstruação antes? - Carlos Edgar

Conclusão: posso parar a pílula para ter a menstruação antes? Não pode antecipar a sua menstruação dessa maneira, pois vai deixar de estar protegida ao usar menos dias de pílula do que está indicado.

Descubra alguns posts relacionados

3 comentários:

  1. Olá, pode deixar seu comentário... se lembre que a informação neste post é apenas para aumentar seu conhecimento sobre o tema... não deixe de procurar seu médico... muito obrigado... :)

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Senhor Doutor,
    Tenho atraso na minha toma de pílula de 11 e meia horas. Em vez de tomar as 20 horas tomei só hoje após acordar - 7:20 horas.
    Devo ficar descansada, ou, usar o preser****** durante 7 dias?
    Obrigada pela atenção.
    Pss. Era última pílula da cartela da marca Azalia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode ficar, pois foi um atraso menor que as 12 horas... mantenha certinho, na hora habitual, ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.

Carlos Edgar

O Carlos Edgar é reconhecido como uma das maiores referências profissionais na Internet na área da contracepção e anticoncepcionais. Autor, de alguns livros e alguns estudos na área da contracepção, com mais de 15 anos de experiência, e que ajuda anualmente mais de 20.000 mulheres com suas dúvidas. Frequenta todos os anos algumas formações para se manter actualizado e ajudar todas as leitoras. Para entrar em contacto com Carlos Edgar, visite a página de contacto. Para informações sobre o Carlos, clique aqui.