8 de julho de 2018

Qual a dieta mais saudável?


Em maio de 2017 acabei escrevendo um post com alguns truques e dicas para Emagrecer com Saúde, para além de sugerir os alimentos mais recomendados sugeri algumas restrições, como os alimentos processados, com açúcar adicionado, com sal... recentemente acabei recebendo uma notificação de novo post sobre a a dieta mais saudável do blog Nutritionaction.com... quer saber qual a dieta mais saudável?
Qual a dieta mais saudável?

Dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension)

A dieta considerada mais saudável, é a chamada dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension), vou escrever um post brevemente, este tipo de dieta é sugerido por algumas entidades americanas, como a American Heart Association e American College of Cardiology, na prevenção da hipertensão e doenças cardiovasculares 

Mas o que tem de especial a dieta DASH?

A dieta DASH é um regime pobre em gordura saturada, açúcar e sal e muito rica em fruta e vegetais. Estas características aumentam a presença de alguns nutrientes e minerais no regime, como fibras, vitaminas, potássio, magnésio, cálcio e proteínas.
Qual a dieta mais saudável?

Mas a dieta DASH funciona mesmo?

Sim funciona, um estudo de referência, efectuado em 1997, descobriu que a dieta DASH poderia reduzir a pressão arterial, bem como o uso de alguns medicamentos antihipertensores.

Mas um estudo de 1997? Ainda está atualizado?

Qual a dieta mais saudável?

Em 2005 estudo OmniHeart revelou duas variações da dieta DASH, que demonstraram ainda melhores e maiores beneficios para o coração, a variação hiperproteica e gorduras mais saudáveis (dieta mediterrânea).

A variação hiperproteica - nesta variante alguns carbohidratos, da dieta DASH original, são substituídos por proteínas, principalmente de fontes vegetais, como feijão, ervilhas, nozes e outras leguminosas.
Qual a dieta mais saudável?

A variação das gorduras mais saudáveis (dieta mediterrânea) - nesta variante alguns carbohidratos, da dieta DASH original, são substituídos por gorduras mais saudáveis, como o azeite, abacate, nozes e peixe gordo.

O estudo OmniHeart conseguindo ainda revelar que estas duas variações conseguiam uma redução do colesterol LDL (mau colesterol) e triglicerídeos.

No mesmo post da Nutritionaction.com temos acesso a um guia que nos vai ajudar, onde estão referidas as porções diárias que devemos comer de cada grupo de alimentos. Confira:
Qual a dieta mais saudável?

Conclusão: qual a dieta mais saudável? A dieta DASH... legumes, legumes, fruta e mais frutas... sim no total falamos de 11 porções diárias destes alimentos, deve mesmo encher o seu prato e até pensar em comer sopa... substituir as gorduras (como a manteiga) por óleos, reduzir o sal, não adicionar açúcar adicionado, evitar alimentos processados... e claro ter um estilo de vida mais saudável... mais ativo... 😊

Post escrito baseado no post The healthiest diet? - Nutritionaction.com

Descubra alguns posts relacionados

3 comentários:

  1. Olá, pode deixar seu comentário... se lembre que a informação neste post é apenas para aumentar seu conhecimento sobre o tema... não deixe de procurar seu médico... muito obrigado... :)

    ResponderEliminar
  2. Olá
    Após uma hora de ter tomado a pílula anticoncepcional, tomei leite quente, bebidas quentes cortam ou diminui a eficácia do anticoncepcional?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não cortam... mantenha a sua pílula certinha, ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.