4 de julho de 2018

Quantos dias após o esquecimento do anticoncepcional estarei protegida novamente?


Voltando ao tema dos esquecimentos dos anticoncepcionais... esqueceu seu anticoncepcional? Está com dúvidas? Quer saber quando voltará a estar protegida? Não pode deixar de ler este post...

Como tenho falado é muito importante seguir a posologia recomendada para que o nosso anticoncepcional nos garanta protecção contra a gravidez, os atrasos e os esquecimentos podem interferir e aumentar os riscos de uma gravidez indesejada.
Quantos dias após o esquecimento do anticoncepcional estarei protegida novamente?

Os atrasos podem nem interferir, se forem menores que as 12 horas, o que quer dizer que se atrasar a toma do seu comprimido menos de 12 horas em relação à hora de toma do dia anterior vai continuar protegida, como neste exemplo:
  • tomou ontem às 20 horas, hoje atrasou, e tomou às 22 horas, vai continuar protegida, pois teve um atraso de apenas 2 horas. Nesta situação poderia tomar até às 8 horas de amanhã que continuaria protegida

Se atrasar mais de 12 horas ou esquecer passa a ter riscos, pois esse tipo de situação altera a eficácia do anticoncepcional... para estar novamente protegida deve seguir alguns conselhos...

Quantos dias após o esquecimento do anticoncepcional estarei protegida novamente?

Após esquecer vai precisar de fazer 7 dias seguidos de tratamento para voltar a estar protegida, deve por isso se proteger ou evitar as relações nos 7 dias seguintes ao esquecimento. Se estiver na última semana da cartela (cartelas de 21 ou 24 comprimidos ativos) deve se lembrar que só volta a estar protegida após fazer 7 dias seguidos de tratamento, só volta a estar protegida após o 7.º comprimido da cartela seguinte ou após 7 dias seguidos, se colar as cartelas.

Nas pílulas com dosagens diferentes ao longo do ciclo pode precisar de mais dias de tratamento, após o esquecimento... 

Conclusão: quantos dias após o esquecimento do anticoncepcional estarei protegida novamente? Após fazer 7 dias seguidos de anticoncepcional, 9 dias no caso do anticoncepcional qlaira®, voltará a estar protegida.

Descubra alguns posts relacionados

4 comentários:

  1. Olá, pode deixar seu comentário... se lembre que a informação neste post é apenas para aumentar seu conhecimento sobre o tema... não deixe de procurar seu médico... muito obrigado... :)

    ResponderEliminar
  2. Doutor, e referente a injeção mensal, quantos dias voltarei a estar protegida se atrasar 1 dia ou 2? Uso a mesygina cerca de 1 ano e 11 meses.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se atrasar precisa de esperar 7 dias para voltar a estar protegida... o atraso de 1 ou 2 dias não interfere, mantenha, ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Obrigada Doutor pelo esclarecimento, Deus abençoe sempre mais.

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.