Baba, cieiro e borbulhas no bebê

A pele do bebê pode ser sujeita a inúmeras agressões e sofrer alguns problemas de pele no primeiro ano de vida. Os problemas mais comuns na pele do bebê são:



O bebê nos primeiros dias sofre da chamada icterícia fisiológica, um fenómeno que se caracteriza pela presença de um grande número de glóbulos vermelhos no sangue, que são destruídos pelo fígado levando à produção de um pigmento amarelo-avermelhado (bilirrubina). O bebê deve ser colocado num local com luz solar. Evite a exposição direta ao sol.

Borbulhas

Erupção de manchas vermelhas na face, muito vulgar nos primeiros meses, é mais visível após o sono e acaba por desaparecer ao fim de algumas semanas. Os pais devem passar uma compressa húmida na face para eliminar as impurezas. 

Cieiro e baba 

O vento ou a baba constante podem causar secura e irritação na pele do bebê. Os pais devem aplicar creme hidratante. A aplicação de cremes e loções hidratantes não é aconselhada por alguns profissionais de saúde. Sugiro que aplique uma loção hidratante (não pastosa e pouco gordurosa), após o banho, com a pele húmida.

Aranhões

Os aranhões são comuns no bebê e a principal causa são as unhas compridas. Os pais devem manter as unhas curtas. Para cortar a unhas ao bebê devem usar uma tesoura de pontas redondas ou corta-unhas com mecanismos de segurança (coloque um brinquedo à frente do bebé para ele se distrair) ou aproveite os períodos de sono para cortar as unhas ao bebê.

Fontes bibliográficas