quarta-feira, setembro 25, 2013

Vantagens e desvantagens da pílula hormonal combinada/ pílula progestativa (sem estrogénio)

Vantagens e desvantagens da pílula hormonal combinada/ pílula progestativa (sem estrogénio)

Vantagens e desvantagens da pilula hormonal combinada
Vantagens da pílula combinada:




Desvantagens e riscos da pílula combinada: 
  • toma diária (sensivelmente no mesmo horário);
  • alterações do estômago interferem com a eficácia;
  • perde eficácia com alguns medicamentos;
  • não protege de doenças sexualmente transmissíveis;
  • nao pode ser usada durante a amamentação;
  • aumento do risco de doença tromboembólica;
  • não aconselhado a fumadoras, hipertensas, problemas no fígado ou doença venosa;
  • aumento do risco de doença cardiovascular;
  • aumento do risco de cancro da mama e do colo do útero.

Vantagens e desvantagens da pilula progestativa (sem estrogénio)

Vantagens da pílula progestativa (sem estrogénio):

Desvantagens e riscos da pílula progestativa (sem estrogénio):
  • menstruações menos regulares;
  • hemorragias fora da menstruação;
  • a eficácia pode ser afectada pelas alterações do estômago (vómitos ou diarreia);
  • pode sofrer alterações com alguns medicamentos;
  • deve ser tomada todos os dias.

Fontes bibliográficas
infarmed.pt
Partilhe

150 comentários:

  1. Posso fazer uma pílula sem estrogenios?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode, é uma pílula progestativa, muito usada durante a amamentação... se precisar disponha, ando por aqui...

      Eliminar
    2. ola. tomei cezarette durante 4 meses e parei. já faz 3 meses q nao mentruo. quanto tempo demora ate voltar a regular?

      Eliminar
    3. Olá, depende de mulher para mulher, se antes de de fazer cerazette era irregular demorara mais tempo... deve se proteger e esperar... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  2. Como posso mudar da pílula harmonet para o diu de cobre?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      deve falar com o seu médico, após acabar a pílula, na semana de pausa surgirá a menstruação, o DIU deve ser colocado no 2º dia da menstruação, o DIU coloca-se de preferência com a mulher menstruada...se precisar disponha, ando por aqui...

      Eliminar
  3. Se tomar a pilula às 9 horas e no dia seguinte tomar às 11, ela mantém a sua eficácia, mesmo tomando em horas diferentes?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      como a mudança da hora são 2 horas não há motivo para se preocupar, pois com um atraso de 2 horas a pilula não perde eficácia... pode ficar descansada... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  4. Boa noite,
    tomo a pilula a bastante tempo, contudo no último mês decidi dar uma pausa e portanto não a tomei. Gostaria de saber se é normal a mestruação atrasar neste caso ou se pelo contrário deveria vir na mesma altura caso tomasse a pílula.
    Obrigada pela atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      após terminar a ultima carteira a menstruação surgirá durante a suposta pausa... posteriormente pode alterar, tudo depende do seu organismo, regra geral se antes da pilula tinha ciclos irregulares voltará a tê los... deve aguardar para ver qual será o seu padrão... ando por aqui.

      Eliminar
  5. ola fiquei muito tempo sem tomar pilula pois a minha menstruaçao ficou
    desregulada voltando a tomar a pilula ela voltara com era antes.
    obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim voltará, a mulher que era irregular antes de tomar a pilula se a parar voltará novamente a sê lo.... para voltar a ter menstruações regulares deve reiniciar a pilula, se precisar de algum esclarecimento, ando por aqui...

      Eliminar
  6. E se eu esquecer de tomar um dia, o que devo fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      deve tomar a pilula esquecida, assim que se lembre, manter as restantes pilulas na hora habitual e usar preservativo nos 7 dias seguintes, pode conferir o artigo sobre esquecimentos/ atrasos da pilula... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  7. Boa tarde

    Retirei o implanon há 8 dias e ainda não tive a menstruação, para estar grávida não teria de ter pelo menos um ciclo mentrual?

    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      a menstruação, depois de remover o implante, pode demorar, pois o corpo nem sempre consegue repor os valores de hormonas... o fato de não menstruar ou ter tido um ciclo não invalida que engravide, pois pode ovular... embora seja difícil a mulher engravidar logo, deve usar um anticoncecional físico para se proteger... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  8. Olá,

    Meu nome é Verediana.Estou muito confusa em relação a pílula Nactali(desogestrel),pois meu médico receitou esta por conta da hemorragia intensa que sofro durante o período menstrual...lembrando que possuo laqueadura e problema nos rins!!!
    Gostaria de saber se é seguro mesmo tomar este medicamento.
    Por favor me ajude! :)

    Obrigada desde já.

    Att,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim é segura e irá ajudá la, pois um dos benefícios da nactali é a paragem das hemorragias... pode iniciar a nactali e ter confiança em seu médico, pode conferir o artigo sobre nactali (desogestrel), que tem dezenas de opiniões... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    2. Muito obrigada!Irei ler o artigo.

      Att,

      Eliminar
  9. Bom dia esta semana estiver com período no entanto estive diarreia e vomitar na quinta fui médico receitou me ultravur imodium e dimicina ontem t
    Comecei nova caixa pílula devo ter cuidados ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      como os vomitos e diarreia ocorreram na pausa não precisa de tomar medidas, pois está protegida... as melhoras e se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  10. Ola eu tomo pílula minigeste e esta semana estive com período e na quinta fui médico receitou me ultravur imodim e dimicina ontem iniciei uma caixa pílula devo ter cuidados ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      como os vomitos e diarreia ocorreram na pausa não precisa de tomar medidas, pois está protegida... as melhoras e se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  11. Boa tarde enfermeiro , já me tem valido noutras situações, desde já um muito muito obrigada. Ando com um problema muito comum nos dias de hoje que é a chamada halitose, mas digo-lhe com toda a certeza que a causa não é oral, aliás o meu dentista diz mesmo que tenho uma higiene oral excelente. Realmente faço 3 escovagens diária, passo fio dental e uso elixir, contudo tenho umas amígdalas que constantemente estão alteradas. E diversas vezes largam aquelas bolinhas brancas apelidadas de cáseos. já pedi ajuda na farmácia mas receitaram cb12, o que em nada ajudou uma vez que é para tratamento de problema oral e trata apenas momentaneamente. Preciso mesmo de algo que trate o problema de raiz, algo que ajude a melhor digestão, e que não se origine fermentação. Não fumo, não bebo álcool, alimentação muito equilibrada, bebo imensa água, enfim, que cruz esta... preciso muito muito da sua ajuda, pois na verdade não tenho á vontade para falar deste grande problema com o meu médico de família. preciso de um medicamento eficaz. por favor ajude-me enfermeiro. um muito obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      nestas situações a causa deverá ser problemas a digestão... para diminuir a fermentação o ideal é ingerir a fruta e vegetais no inicio das refeições, pois desta forma passam menos tempo no intestino e não fermentam e comer um iorgurte no final das refeições... no blog há um artigo sobre halitose, pode pesquisar "maus hálito", nesse artigo o que sugiro para ultrapassar este problema é:

      Para melhorar a halitose deve fazer a higiene da boca e das próteses três vezes por dia (dentes, língua e bochechas), ingerir iogurtes, fruta, ervas aromáticas, evitar ingerir cebola, alho, bebidas alcoólicas, sumos, açúcares refinados, condimentos e refeições com molhos).
      Alguns remédios caseiros: faça gargarejos uma vez por dia com limonada ou sumo de limão sem açúcar e mastigue ervas aromáticas (salsa, hortelã).

      Se precisar ando por aqui....

      Eliminar
  12. É realmente um anjo caído do céu desde já um muito obrigada. Se por acaso entretanto souber indicar-me o nome de um medicamento também gostaria de aliar juntamente com as dicas que me deu, seria realmente excelente. Um muito muito obrigada.
    E uma vez mais parabéns pelo grande coração que tem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      eu é que agradeço, há alguns medicamentos indicados para situações de gases ou flatulência que podem ajudar a diminuir esta situação... se precisar ando por aqui... boa sorte.

      Eliminar
  13. Preciso mesmo, sei que estou a pedir demasiado e talvez até a ser inconveniente, mas por favor dê-me um nome de um medicamento da sua confiança. Muito obrigada, de coração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      falo do aero-om, ou outro semelhante... fale com o seu médico para ouvir a sua opinião.. se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  14. Boa tarde. Tenho muitas dúvidas e um quadro clínico um bocado contraditório. Tenho 41 anos. Quando era adolescente tomei a diane 35 para o acne e foi ótimo.Sempre tomei pílula mas sempre diferentes segundo a vontade dos ginecologistas que ora "esta é melhor do que aquela que está a tomar", ora "como tem queda de cabelo, vamos trocar para esta". e nunca acertaram. Resumindo: tenho melasma - devido à quimioterapia que fiz em 2008 -, má circulação, alopécia androgénica, pele oleosa, pelos faciais, líbido em queda livre. A endocrinologista prescreveu-me Qlaira e aldactone (que piora a líbido pelo que li) mas não sei se hei-de os comprar, uma vez que os efeitos secundários não me parecem adequados ao meu quadro clínico. Carlos, ajude-me por favor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      como tem uma serie de alterações, peso que a qlaira a vai ajudar a melhorar a acne, a pele, os pelos, queda de cabelo... em relação à libido, como a qlaira tem menor dosagem hormonal é provável que não cause, pelos menos o risco é menor de causar... acho que deve iniciar este tratamento, até por que sabe bem que a libido pode estar alterada por outros fatores, não é? Siga então a sua médica e se precisar ando por aqui... boa sorte, se proteja do sol...

      Eliminar
  15. Boa noite,

    Tenho várias alterações compatíveis com a síndrome de ovários poliquísticos, tais como: alopécia androgenética, hirsutismo, acne, pele e cabelo oleosos e um ligeiro desenvolvimento microquístico num dos ovários. Tomei diane 35 durante dois anos e melhorei bastante, mas comecei a sentir as pernas muito pesadas e cansadas, para além de me aparecerem muitos derrames nas pernas. Deixei de a tomar em Julho do ano passado e em Outubro a queda de cabelo voltou em força. Fiz um ecodoppler que detectou sinais ligeiros de insuficiência venosa. A ginecologista não ligou a este problema e recomendou-me tomar a valette/denille. Estas pílulas também têm acção anti-androgénica, apesar de não conterem acetato de ciproterona? Li que qualquer pílula combinada controla o acne e o excesso de pêlos, é verdade? De que forma? Sei que seria útil tomar uma pilula combinada mas receio as potenciais consequências a nível venoso. Que me diz? Também estou a pensar tomar finasterida para inibir a queda de cabelo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      as pilulas com dienogest (valette ou denille) têm também muita acção nestes problemas, não têm tanta acção como a diane 35 (ciproterona), mas como têm menor dosagem hormonal são melhores para não piorar o seu problema venoso... dependendo das alterações venosas penso que pode tomar estas pilulas, tem que falar com o seu médico para avaliar esta situação e iniciar a finasterida... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  16. Peço desculpa pelo longa mensagem mas estou desesperada e desamparada. Há mais de 10 anos que ando a sofrer com a queda de cabelo. Os médicos não querem saber e vejo-me obrigada a investigar o caso para chegar a um diagnóstico o mais rapidamente possível. Esqueci-me de referir que tenho os níveis de DHT muito aumentados, para além da androstenediona, e uma razão LH/FSH superior a 4. Muito obrigada pela sua atenção. Um bem haja.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi,
      sim eu percebo as suas angustias... mas também acho arriscado iniciar a finasterida sem avaliação do seu médico... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  17. Muito obrigada pela sua resposta. A endocrinologista também me recomendou essas pílulas (valette/denille) em associação com ciproterona. Acha que a polémica da Diane está associada à alta dose de estrogénios ou à acção da ciproterona? Muito obrigada pela atenção. Com os melhores cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim o risco da diane está ligado à dosagem de estrogénios, embora o seu uso pontual ou num curto espaço de tempo não aumente tanto o risco... a verdade que muita mulheres mantinham a pilula como contracetivo... siga as instruções da sua médica e se precisar ando por aqui... passe por aqui para deixar o seu testemunho sobre as novas pilulas... boa sorte... :)

      Eliminar
  18. Olá , eu sou impertensa e tomo medicamentos de pressão faço uso de 3 medicamentos 2 x ao dia , casei a pouco tempo a médica recomendou o uso do cerazete , tenho coarquitaçao de aorta faço tratamento os médicis pediu mt cuidado p não engravidar , porém os efeitos do remédio me deixou mal fiq cm infecção vaginal , mt dor cbç , cabelo caindo ... então parei de tomr .. minha menstruação demoro ums 3 semns p vir e veio estou cm mt dor é normal ? E não qero tomr mas o cerazete .. qal seria mais recomendado de tomr por causa do problema q tenho ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      é normal demorar para descer e ter essas alterações... com seus problemas, como não tolera os anticoncecionais sem estrogénios, o melhor é optar pro métodos fisicos ou barreira, como o preservativo ou o diu de cobre... se precisar de ajuda ando por aqui...

      Eliminar
  19. Boa noite,
    Gostaria de saber a sua opinião para a seguinte situação tomei Diane 35 durante 4 anos por recomendação do dermatologista, este ano em fevereiro deixei de tomar a pilula por ter varios episodios de hipotensão. O que aconteceu é que tenho tido uma queda severa de cabelo mesmo muito fios de cabelo a cairem e comecei a tomar um suplemento vitaminico para ajudar a travsr a queda do cabelo. No entanto tenho muito menos cabelo e para alem disso começo a ter algumas falhas no couro cabeludo. Como li já que a interrupção da diane 35 poderia levar a queda do cabelo o que acha que devo fazer?

    Grata pele atenção-

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      deve falar com seu médico para avaliar as causas desta queda de cabelo, que podem ser outras... é melhor... deve no entanto pensar em retomar um anticoncecional para se proteger e manter os valores hormonais elevados... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  20. Boa tarde,

    Tomei a pílula desde os 16 anos (1.º a Diane 35 e depois a Mercilon) e agora, aos 33 anos, decidi engravidar.
    Parei a toma da pílula há mês e meio e ainda não tive o período menstrual, algo que não me surpreendeu porque nas únicas duas vezes que interrompi a toma da pílula (por opção do médico, para um suposto descanso do organismo) ao longo destes anos estive 6 meses sem o período menstrual e este só regressou após a toma de um medicamento próprio para esse efeito.
    O problema é que uma vez que agora pretendo engravidar, não sei se deva esperar até ter o período menstrual (algo que me parece que não virá acontecer tão cedo...) ou se vá ao médico para que ele possa resolver esta situação. Isto porque me disseram esta ausência de período menstrual significa que não faço a ovulação e portanto não poderei engravidar. É assim? O que me aconselha?

    Agradeço desde já a sua resposta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      é normal não menstruar logo após a paragem da pilula, especialmente se a mulher era irregular antes da iniciar a pilula, normalmente volta a sê-lo... a verdade é que nesta situação é mais dificil descobrir o seu periodo fertil... mesmo não menstruando pode engravidar, pois podem ocorrer ovulações... o que sugiro é que mantenha as relações regularmente, 2 a 3 vezes por semana, sem ansiedade e que aguarde... pois tem possibilidades de engravidar... daqui a alguns meses senão conseguir engravidar deve marcar consulta com o seu médico... também seria bom ter uma consulta agora... se precisar ando por aqui... boa sorte e calma...

      Eliminar
    2. Muito obrigada pela resposta e por este serviço tão eficaz. Já marquei consulta para breve com o meu médico também. Acho que o mais importante é mesmo manter a calma.

      Eliminar
  21. Olá. Antes de começar a tomar a pilula a minha menstruação era bastante abundante chegava a durar 6 dias e tinha também cólicas muito fortes. Agora tomo a pilula à 6 meses e desde então a minha menstruação não dura mais que um dia sendo que o fluxo é muito escasso e castanho. Esta situação é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é normal, com o uso da pilula a menstruação vem menos, menos dias e fica mais escura... mesmo marrom ou castanha, não se preocupe que a eficácia da pilula se mantém... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  22. Olá , muitas pessoas me falam que o nactali é um comprimido fraco. Minha princesa está com 4 meses, e já come outros alimentos. Dai o comprimido fica fraco por ela não mama em grande demanda? devo continuar tomando o nactali ou mudar de anticoncepcional ? e se eu mudar,devo tomar seguidos ou com pausas, para a menstruação descer ? super em duvida ! :S

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      nactali é eficaz, mesmo não amamentando, pode confiar e não ligar ao que suas amigas dizem, desde que tome a pilula todos os dias e não faça pausas entre as cartelas está protegida, devido à sua composição hormonal não da menstruações... ao mudar de pilula, dependendo da pilula, passa a fazer pausas e a menstruar... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  23. Ola boa noite gostava que me esclarece-se uma situacao tenho 24 anos nunca tomei a pilula mas fui ao medico e receitaram-me a cerrazete mas nem ha um mes a tomo e o meu fluxo vaginal ou lá o que é isto é muito castanho mesmo escuro isto é normal?.... ha pelo menos 4 ou 5 dias que ando assim esclareça-me se faz favor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode acontecer, se tiver alterações vaginais ou notar cheiro no seu corrimento deve procurar seu médico... senão tem estas alterações deve manter a pilula e não se preocupar, pois devido à sua dosagem hormonal, a pilula pode não dar a menstruação como está habituada, pode estar meses sem menstruar ou ter este tipo de sangramento no meio da cartela... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  24. Olá. Faço uso da pilula mas mesmo assim tenho muito receio que esta falhe e por essa razão optamos também por usar preservativo nas nossas relações. Qual a probabilidade de os dois métodos falharem? Mesmo usando ambos corro risco de engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, usando os dois métodos não tem nenhum risco de engravidar a eficácia é de 100%... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  25. Olá
    Sinecod corta o efeito de Denille?
    OBGD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não interfere, pode ficar descansada, as melhoras e se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  26. Muito Obrigada... se tomar sem falhas não corro risco de engravidar, certo?

    ResponderEliminar
  27. Tomo a Minigest e tive relações mas é raro tomar há mesma hora e este mês a menstruacao foi mais acastanhada porque será?? Sinto - me inchada e mau estar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      desde que não tenha atrasos maiores que 12 horas a pilula não perde a sua eficácia... deve manter a pilula, com o temo de uso a menstruação pode vir em menor quantidade e mais escura - castanha.. se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  28. Boa noite. Tomo a minigeste sempre a mesma hora ha 5 anos. Posso utilizar este método como único método de prevenção de gravidez?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode, desde que a tome dessa forma está protegida... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  29. Boa noite, gostria que me explicasse esta desvantagem : 'alterações do estômago interferem com a eficácia'

    obgd

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não interfere, a não ser que tenha diarreia ou vomitos nas 4 horas seguintes à toma... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  30. olá :)
    tomo sempre a pilula sem falhas.
    A menstruação deve chegar dia 11/Dez
    Hoje ainda é dia 2 e tive um corrimento meio cor-de-rosa...
    o que será?
    estarei gravida?
    penso ser impossivel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, me parece ser causado pela pilula, o chamado spotting... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  31. Olá,

    Eu tomo a pílula todos os dias, mas muitas das vezes não cumpro as horas indicadas devido ao meu trabalho.
    tive relações com o meu parceiro, à probabilidade de estar grávida, estou com medo , que devo fazer?
    também à +/- 5 dias tem me doido a barriga
    estou com medo, que devo fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se tem atrasos maiores que 12 horas corre risco se toma todos os dias e não tem atrasos tão grandes pode ficar descansada, que não tem chances... mantenha a a pilula e se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  32. Oi,eu tenho um filho de 5 meses e ele parou de mamar aos três mês I eu tomo o araceli o anticoncepcional eu posso ficar grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não corre risco, desde que o tome corretamente (todos os dias e sem pausas entre as cartelas), pois ele tem eficácia mesmo que não amamente... pode ficar descansada, se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  33. Olá, tomo a pilula há 4 meses e este mês esqueci me de tomar um comprimido na primeira semana. Não o pude tomar quando me lembrei porque não o encontrei. Estou protegida a partir do oitavo dia a contar do esquecimento, mesmo não tendo tomado o comprimido esquecido?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim está protegida a partir do 8° dia... se precisar ando por aqui.. :)

      Eliminar
  34. Olá, tomo a pilula há 4 meses e este mês esqueci me de tomar um comprimido na primeira semana. Já não o pude tomar quando me lembrei porque não o encontrei. Estou protegida a partir do oitavo dia a contar do esquecimento, mesmo não tendo tomado o comprimido esquecido?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim está protegida a partir do 8° dia... se precisar ando por aqui.. :)

      Eliminar
  35. Boa noite

    Eu tomo a generica da yasmin, mas hoje vi no jornal que uma rapariga faleceu e foi devido a pilula,devo ficar alerta. Eu ja tomo ha algum tempo e nunca tive nada, eu tenho e enxaquecas

    obrigads

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, não deve ficar assustada, até haver confirmação e se descobrir as reais causas... nem sempre as noticias falam toda a verdade... em que jornal leu? Aguarde e se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  36. Olá tenho endometriose e ovários policítricos. Tomo diane 35 continuo há mais de 5 anos, ultimamente tenho tido muitos Sporting e cólicas. Já tomei o diane 35 dobrado por 15 dias mas volto a sangrar um pouco. O 1ue faço? Cada médico que vou diz uma coisa diferente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve procurar seu médico e seguir as indicações de um só.... me parece que um anticoncepcional com dienogeste seja a melhor opção, mas deve conferir junto dele... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  37. Pelo o que li as desvantagens e riscos da pílula progestativa são menores do que os da pílula combinada. No entanto, pela minha experiência e de amigas, os médicos receitam muito mais a pílula combinada.. não compreendo! Boa informação no site, obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é verdade, mas as melhoras nalgumas situações podem beneficiar mais com as pilulas com estrogénios... se precisar ando por aqui.. :)

      Eliminar
  38. Boa tarde. Ultimamente tem havido bastante noticias sobre as pílulas, principalmente a yasmin e a diane 35. Pois causa problemas pulmonares e trombose.
    Estava a pensar em tomar a pílula, por ser um método contraceptivo e porque tenho alguns problemas de acne (mas nada de grave).
    Não sei qual a pílula que me indica, uma vez que não tenho problemas de saúde e gostava de algo mais fraco do que essas duas que lhe falei e que prevenisse de uma gravidez indesejada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, existem outro tipo de pilulas que a pode ajudar e com menor dosagem que estas, ao ter menor dosagem tem menos chance de ter esses problemas... deve falar com seu médico para ser avaliada e escolher uma pilula adaptada ao seu corpo... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  39. Oi, boa tarde. Eu estou tomando nactali fazem uns 15 dias, minhas menstruacao já tinha parado. Porém, semana passada sai e bebi um pouco, no outro dia acordei com cólica e sangrando novamente, agora todos os dias estou sentindo cólica e tendo pequenos sangramentos. É normal? Tem alguma coisa a ver com a bebida? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      me parece estar relacionado com nactali, devido à sua composição hormonal pode este tipo de sangramento e cólica no meio da cartela, deve manter a pilula e não se preocupar... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  40. Boa noite! Hoje tomei duas vezes a pílula (Yasminelle) pensando que não tinha tomado ainda. Ou seja, tomei a de hoje e a de amanhã =/
    Agora como faço? Quais as consequências do sucedido? E o que fazer para regular a situação? Desde já, agradeço a sua atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve manter a pilula... não tem grandes consequências, pode é notar alguns efeitos secundários, como sangramento, náuseas ou barriga inchada, deve é no final da cartela tomar outro comprimido de outra cartela para repor os dias certos a tomar a pilula... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  41. Olá Carlos, eu tomava a pilula Tantin há 7 anos, e em decorrência de alguns efeitos colaterais, minha médica me recomendou trocar a pilula para Nactali. Gostaria de saber se realmente essa pilula causa aumento de peso.
    Desde já agradeço a atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode causar tudo depende de seus estilos de vida... deve confiar em sua médica e se precisar ando por aqui, o aumento ou diminuição de peso são efeitos colaterais raros... :)

      Eliminar
  42. Boa noite,
    tomava generica da minijeste e na consulta foi me dada a minijeste. Tomei a ultima pilula ( a 21 ) por volta das 22h ainda a genérica. Sete dias depois( depois da pausa) devia ter iniciado a primeira pilula por volta das 22h tambem. Mas so a tomei as 2 da manha. Sei que quando nao ha mais de 12h de atraso a fiabilidade da pilula e a mesma. Mas por ser a primeira da cartela fiquei na duvida. Assim, a minha duvida e: por ter tomado a primeira pilula da cartela umas horas mais tarde ( mesmo nao sendo mais de 12h) continuo protegida? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim continua pode ficar tranquila... mantenha a pílula e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  43. Boa noite,
    tomava generica da minijeste e na consulta foi me dada a minijeste. Tomei a ultima pilula ( a 21 ) por volta das 22h ainda a genérica. Sete dias depois( depois da pausa) devia ter iniciado a primeira pilula por volta das 22h tambem. Mas so a tomei as 2 da manha. Sei que quando nao ha mais de 12h de atraso a fiabilidade da pilula e a mesma. Mas por ser a primeira da cartela fiquei na duvida. Assim, a minha duvida e: por ter tomado a primeira pilula da cartela umas horas mais tarde ( mesmo nao sendo mais de 12h) continuo protegida? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim continua pode ficar tranquila... mantenha a pílula e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  44. Olá.
    Eu tomo a pílula Diane 35 á quase 1 ano .
    Mas este mês é de férias e infelizmente a menstruação vem na semana que vou de férias , a minha pergunta é se posso tomar a pilula Diane 35 sem pausa de 7 dias e posso toma-la seguidamente .
    Obrigada !!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode, mas é uma situação excepcional por causa da dosagem de diane ser elevada... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Obrigado por me ter respondido !
      Mas há problemas q posso vir a ter ao tomar seguidamente a pílula ?

      Eliminar
    3. Olá, tem mais risco de notar efeitos adversos, como os escapes por exemplo e tem mais risco da complicações... se precisar ando por aqui.. . :)

      Eliminar
  45. Com quanto tempo após a mulher começar a tomar a pílula ela começa a ter eficácia contra gravidez?
    Minha namo ja toma a uma semana e estamos com medo de gravidez.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se a iniciar no primeiro dia da menstruação após uma semana de uso já estão protegidos... pode ficar descansados, se precisarem ando por aqui... :)

      Eliminar
  46. Minha namorada que eu disse ela toma a pílula a 1 semana e o nome da pílula é 'Ciclo 21'. Obg, só para complementar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se a iniciar no primeiro dia da menstruação após uma semana de uso já estão protegidos... pode ficar descansados, se precisarem ando por aqui... :) boa sorte... :)

      Eliminar
    2. Olá, eu é que agradeço, um abraço... :)

      Eliminar
  47. ola Carlos quero saber se tomar pilulas também engorda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, todas podem causar aumento ou diminuição do peso, depende de mulher para mulher e de seu estilos de vida... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  48. Boa tarde!
    Há 3 meses coloquei o Mirena, infelizmente tive uma queda de cabelo tão acentuada que fui aconselhada pela ginecologista a retirar, visto não haver mais nenhuma causa que pudesse estar a causar uma queda tão agressiva. Retirei o aparelho há 2 dias, mas estou com medo que o meu cabelo, que era muito forte, não recupere... entretanto receitou-me a pílula Denille, mas li na bula que também pode provocar queda de cabelo, nem sei o que fazer, a queda de cabelo é muita e estou bastante assustada.
    Atenciosamente
    Eva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      nas mudanças hormonais pode aumentar o risco de ter queda de cabelo, como a denille vai repor os valores de hormônios e tem outra composição hormonal penso que vai melhorar, siga o conselho de sua médica... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  49. Olá, eu tomo o yasmim sem fazer pausa pois fazendo a pausa me davaenxaqueca,mas agora não tenho mais. De um modo geral a pílula foi boa para mim, mas me apareceu um melasma no buço, é escuro e horrível, fica parecendo bigode. Existe alguma pílula que tira essa mancha ou o ideal é para de tomar a pílula?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve falar com seu médico para ele avaliar e talvez mudar ou mesmo parar... fale com seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
  50. Tomo pílula minigeste, tomo todos os dias, as 22h sem esquecimentos nem atrasos. Tive a pausa da pilula e veio-me o perido no dia correto, mas depois voltei a iniciar a pilula ao 8 dia e no dia seguinte tive relacoes sem preservativo e entrou um pouco de esperma para dentro! Tomei banho e lavei-me bem e continuei a tomar a pilula corretamente.. passado dois dias comecei a ficar cheia de dores de barriga, estou um pouco preocupada.. ha possibilidade de engravidar??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se tomar bem e certo a cartela está protegida na pausa e no início das cartelas... pode ficar descansada, não está na primeira cartela... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  51. Ola,eu tomo já a um mês e naõ tenho filho será que que pode fazer mal futuramente naõ poderei fazer filhos??
    Ajuda-me!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não altera sua fertilidade, pode tomar que quando quiser parar para ter filhos a sua ovulação é reposta.. se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  52. Tomo pilula Yasmin a quase 16 anos. Tenho 36. Originalmente o motivo foi espinhas. Estava c falta de libido,ocasionada por depressão. Não tenho vida sexual ativa, uma amiga sugeriu eu parasse d tomar, como teste e até o desintoxicar, dar uma pausa ao organismo. Parei e as espinhas não voltaram. Preferia continuar tomando a pilula p ter menor fluxo e menos colicas, mas mais importante q isso acho q é a minha saúde. Realmente é uma Boa ideia dar uma pausa no uso e pilula? Para q um dia, tranf o vida sexualmente ativa voltar a tomar? O que vc recomenda?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não se usa essa indicação da pausa, pois as pílulas modernas têm baixa dosagem hormonal.... pode encontrar no blog um post sobre esse tipo de pausa... ando por aqui... :)

      Eliminar
  53. Fumar corta o efeito da pílula ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corta, mas aumenta os risco de trombose e complicações... deve deixar o tabaco... ando por aqui... :)

      Eliminar
  54. Bom dia. Tenho 23 anos, comecei por tomar zoeli, passei pela diane e estinette e acabei por mudar para o anel vaginal por ter uma dose hormonal mais fraca visto que tinha muitas alterações de humor. Sempre acompanhada pela minha ginecologista desde que comecei a pílula há 6/7 anos. Há pouco tempo, foi-me diagnosticada hipotensão temporária (que acaba por passar com a idade) causada por vasodilataçao excessiva, ou seja, quando faço exercício e está muito calor, os vasos dilatam mais do que o normal e a tensão baixa em vez de subir como seria normal. A minha pergunta é se poderá estar relacionado com o anel vaginal e se valerá a pena suspender a utilização para ver se a hipotensão melhora? Não é nada que restrinja muito a minha vida mas já tive episódios de desmaios na rua seguidos de vómitos e não é uma situação muito agradável... Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não me parece estar relacionado, pode aumentar o consumos de alguns alimentos que causam aumento da tensão... para suspender deve falar com sua médica para avaliar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  55. Olá atualmente tomo Yasmin mas li que essa composição é mais perigosa que as outras e ganhei algumas amostras de nactali, mas estou preste a viajar e não consigo passar com meu médico. Será que fazer essa troca seria benéfica?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não sugiro que mude sem falar e antes da viagem, pois pode não se adaptar, ter escapes e ser complicado na viagem, apesar dos aparentes beneficios pode ter alguns beneficios com yasmin também... ando por aqui... :)

      Eliminar
  56. Bom dia, fui ao medico para comecar a tomar a pilula e receitou me a generis 2mg + 0.035 mg, comecei a tomar no primeiro dia do periodo (dia 13) e hoje dia 23 ainda nao parou de sangrar, o que faco? É normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer, deve manter, nota diminuição no sangramento? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  57. Respostas
    1. Ok, então mantenha e aguarde, acabará por parar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  58. Olá :)
    A minha namorada toma a pilula progestativa há bastante tempo. É fumadora assim como eu, daí este contracetivo. Usamos na mesma o preservativo, embora ela não falhe na toma, tomando-a diariamente. Porém, há cerca de um mês tivemos relações sexuais e o preservativo saiu e ainda nos conseguimos aperceber a tempo, mas pode ter havido contacto com sémen. Desde há uma semana ela diz que verifica, por vezes, pequenissimas perdas hemáticas (escuras) não acontecendo todos os dias mas por vezes sim. É sinal de alarme?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OLà, não é... é um efeito da pílula, devido à sua composição hormonal pode causar esse tipo de menstruação.... se tomarem certinho, sem pausas entre as cartelas estão protegidos... ando por aqui... :)

      Eliminar
  59. Tomo a pilula ate terminar a capsula,ontem foi o último dia antes de iniciar a pausa dos sete dias. No último dia de tomar a pílula ao ter relações sexuais sem proteção, há algum risco de engravidar? Sem nunca ter esquecido de tomar a pílula.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se tomou a cartela certinha não tem riscos, no ultimo dia e na pausa continua protegida... ando por aqui... :)

      Eliminar
  60. Olá! Tudo bem?
    Faz 3 anos que utilizo Elani Ciclo 21 (tenho 33 anos).Desenvolvi melasma por conta do anticoncepcional e gostaria de uma sugestão para contornar o problema. Será que é melhor trocar a pílula para uma de progesterona (somente)? Eu não pretendo deixar de usar a pílula. Muito obrigada e aguardo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve falar com seu médico, pois tem riscos de continuar tendo usando a pílula hormonal... ando por aqui... :)

      Eliminar
  61. Ola! Vou começar a tomo o Selene eu posso começar qualquer dia? É a parte da primeira pirula já estou protegida, ou tem um tempo de esperá?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve começar no 1° dia da menstruação e se proteger até ao 7° comprimido da primeira cartela... ando por aqui... :)

      Eliminar
  62. Esse mês no início da cartela tive atraso com mais de 12horas em 2 pílulas mas continuei a cartela minha menstruacao era pra vir ontem e nada.hoje tive relação desprotegida.porem aconteceu uma coisa que a tempos tomando a cerazete eu não via meu muco está elastico.sera que estou ovulando ou grávida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como teve esse atraso e teve relação tem riscos de gravidez... deve fazer teste... ando por aqui... :)

      Eliminar
  63. Olá! Eu comecei ontem a tomar a pílula cezarette, e tenho uma dúvida relativamente ao número de comprimidos das cartelas e À menstruação. Ora bem: esta pílula não regula o período menstrual, e, tomando os 28 comprimidos sucessivamente, mudando logo de cartela, não me devo preocupar com o espaço de tempo onde terei menstruação?? É confuso pois com outros tipos de pílulas há uma pausa em que a menstruação deve vir, por isso é que me pergunto se não me devo preocupar com a altura em que me vem o período, tomando a cezarette (por exemplo, uma menstruação por 28 comprimidos). Obrigada!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, esta pílula é diferente, por não ter estrogénios pode não causar a menstruação regular, o importante é tomar certinha e não fazer pausa entre as caixas, para estar protegida... ando por aqui... :)

      Eliminar
  64. Tomo uma pilula progestativa e falhei na hora da toma no passado domingo (+8 horas de atraso na toma). Tive relações na sexta feira anterior. Com receio da perda total da eficácia da pílula, na quarta feira seguinte fiz um teste de gravidez na farmácia que deu negativo. Ainda assim, com receio de um falso negativo tomei de seguida a ellaone (pílula do dia seguinte supostamente eficaz até 120h).
    Até agora não há sinal de menstruação. Dadas as características desta pílula e como quase nunca menstruo, estou um pouco baralhada e com receio de poder estar grávida. Devo continuar a tomá-la? Ou paro para verificar sea menstruação regressa?
    Agradeço a ajuda e esclarecimento que me possam dar.
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim deve continuar, pois o atraso que teve, como foi menor que as 12 horas, não alterou a eficácia da pílula, continua protegida... mantenha e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  65. Boa noite
    Costumo tomar a pilula (minigeste) entre as 22h e as 23h. Ontem sai e so tomei +/- as 4h da manha. Tive relações pouco tempo depois e o preservativo rebentou. Ha possibilidade de estar gravida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem chances, pois o atraso foi menor que as 12 horas... ando por aqui... :)

      Eliminar
  66. Selene faz efeito depois de quanto tempo de uso ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, após 7 dias de uso está protegida... ando por aqui... :)

      Eliminar
  67. ola boa noite, Dr. gostaria de saber, tenho alopecia androgenetica, posso tomar Finasteria junto com a pilula?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve falar com seu médico para ele avaliar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  68. Boa tarde, tomo a pilula diane 35 acerca de 3 anos. Só a pouco soube que a pilula causa derrames. Tenho as coxas completamente preenchidas de derrames e a parte de baixo das pernas estao a ficar iguais. Nao sabia que a toma da pilula os causava e por isso continuava a tomar...
    Queria saber se ao deixar de tomar tenho possibilidades de pelo menos desenvolver menos derrames...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim tem menos riscos de notar... fale com seu médico... para ele avaliar e mudarem de anticoncepcional... ando por aqui... :)

      Eliminar
  69. Olá dr.tomei cerazetti a um ano e meio o tempo em que meu bebê mamou.A 2 meses ele parou de mamar e parei com cerazetti mas nada de.minha menstruacao vir.estou preocupada pode ser alguma coisa? Sempre tomei.direito o anticoncepcional

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, é comum após parar demorar a descer... deve se proteger... ando por aqui... :)

      Eliminar
  70. Boa tarde. Alprazolam 0.5mg, Sertralina 50mg e Omeprazol 20mg cortam o efeito da minigeste? Obrigada

    ResponderEliminar
  71. Tive relações numa quinta feira e tomei a pílula mas era a terceira cartela que comecei a tomar já não tomava a duas semanas isso tem algum efeito é urgente por favor . obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, apesar de ser a terceira cartela como estava à 2 semanas sem tomar tem riscos, se iniciou esta terceira cartela no 1° dia da menstruação, tem menos riscos... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.