Aranka® (etinilestradiol 0,03 mg + drospirenona 3 mg)


Aranka® (etinilestradiol 0,03 mg + drospirenona 3 mg)
Aranka® (etinilestradiol 0,03 mg + drospirenona 3 mg)
A pílula aranka® é um contraceptivo composto por dois tipos de hormonas sintéticas drospirenona e etinilestradiol, e está indicado na prevenção da gravidez. Cada carteira ou blister de aranka® tem cerca de 21 comprimidos, cada comprimido tem a seguinte dosagem hormonal: drospirenona 3 mg + etinilestradiol 0,03 mg.


Posso comprar Aranka® online?

Só farmácias autorizadas pela Infarmed ou entidade equivalente o podem fazer. É o caso da farmácia 121doc que faz entregas da Aranka® em Portugal em 24h. Consulte já o Preço da Aranka

Composição de aranka® 

A pílula aranka® tem a seguinte composição: 3 mg de drospirenona, 0,03 mg de etinilestradiol, lactose mono-hidratada, amido de milho pré-gelaficado, amido de milho, povidona K-25, estearato de magnésio, (revestimento) álcool de polivinilo, dióxido de titânio (E171), talco (E553b), macrogol 3350 e lecitina de soja. 

Como tomar a pílula aranka® 

A pílula aranka® deve ser tomada todos os dias, à mesma hora, durante 21 dias, seguindo-se 7 dias de pausa. Durante a pausa surgirá a menstruação. A menstruação com a pílula aranka® surge com menor fluxo, menos dias e mais escura (castanha ou marrom). 

Como iniciar a pílula aranka® 

Para iniciar a pílula aranka® pela primeira vez a mulher deve tomar o primeiro comprimido no primeiro dia da menstruação, deve tomar o comprimido correspondente ao dia da semana inscrito no blister. 

Como mudar de yasmin® para aranka® 

Para mudar da pílula yasmin® para a pílula aranka® a mulher pode: 
  • iniciar a pílula aranka® logo após terminar o blister de yasmin®
  • iniciar a pílula aranka® após a pausa de 7 dias, neste caso é aconselhado o uso de protecção adicional (preservativo) durante os primeiros 7 dias (por precaução). 
Aranka® (etinilestradiol 0,03 mg + drospirenona 3 mg)

Medicamentos que interferem com a pílula aranka®: barbitúricos, carbamazepina, fenitoína, primidona, oxicarbazepina, topiramato, felbamato, rifampicina, griseofulvina, ampicilina, tetraciclina, ritonavir, hipericão e nevirapina.

Efeitos adversos ou secundários da pílula aranka® 

Efeitos adversos ou secundários mais comuns da pílula aranka®: alterações menstruais, dor nas mamas, dores de cabeça, alterações do humor, náuseas, vómitos, corrimento vaginal, alterações da libido, alterações da tensão arterial, acne, retenção de líquidos e alterações do peso corporal.

Esquecimento de pílula aranka® 

Esquecimento de aranka® menos de 12 horas 

Em casos de esquecimento até 12 horas a pílula aranka® não perde eficácia, a mulher deve tomar o comprimido assim que se lembre. 

Esquecimento de aranka® mais de 12 horas 

Em casos de atrasos ou esquecimento superiores a 12 horas a mulher deve: 

Esquecimento na primeira semana de aranka® 

A mulher deve tomar o ou os comprimidos em atraso e usar preservativo nos 7 dia seguintes. 
Aranka® (etinilestradiol 0,03 mg + drospirenona 3 mg)

Esquecimento na segunda semana de aranka® 

A mulher deve tomar o ou os comprimidos em atraso e usar preservativo nos 7 dia seguintes. 

Esquecimento na terceira semana de aranka® 

A mulher pode: 
  • tomar o ou os comprimidos em atraso, usar preservativo nos 7 dia seguintes e colar os blister não fazendo a, pausa entre as duas carteiras
  • parar de tomar os comprimidos da carteira, fazer a pausa de 7 dias e iniciar a nova carteira no 8° dia. Até ao 8° comprimido da nova carteira a mulher deve usar proteção adicional (preservativo)

Vómitos e diarreia com a pílula aranka®

Se ocorrerem vómitos ou diarreia após 4 horas da toma do comprimido de aranka® a eficácia de aranka® pode ser alterada, a mulher deve tomar outro comprimido logo após o episódio, a eficácia da pílula aranka® mantém-se se tomar o comprimido sem atrasos de +12 horas. 
Aranka® (etinilestradiol 0,03 mg + drospirenona 3 mg)

Fontes bibliográficas
infarmed.pt