quinta-feira, junho 12, 2014

A pilula da amamentação e a menstruação

A pilula da amamentação e a menstruação


A pilula da amamentação (desogestrel) é um anticoncecional sem estrogénios, que a mulher deve tomar todos os dias sem fazer a pausa de descanso (semana de descanso) entre as carteiras ou cartelas.

Alterações da menstruação

Por ter uma composição hormonal diferente a pilula da amamentação (cerazette®nactali®, desogestreljuliet®diamilla®) cria algumas alterações menstruais que variam de mulher para mulher, podendo surgir hemorragias frequentes ou pouco frequentes, ausência de menstruação ou menstruações regulares com pouco fluxo (normalmente após alguns meses). Estas alterações no padrão menstrual não são prejudicais para a mulher.

A mulher deve registar as datas das hemorragias para descobrir se tem algum padrão de forma a antecipar o uso de tampões ou pensos.

Hemorragia vaginal ou spotting

Dizemos que a mulher tem uma hemorragia quando tem necessidade de usar mais de 2 pensos ou tampões por dia, o spotting caracteriza por um menor fluxo, efeito adverso da pilula, em que é apenas preciso 1 penso ou tampão.

A eficácia da pilula da amamentação (cerazette®nactali®, desogestrel, juliet®diamilla®) sem menstruação

A eficácia da pilula da amamentação mantém-se mesmo que a mulher não menstrue. Se a mulher tomou a pilula todos os dias, sem pausas entras as carteiras ou cartelas, não vomitou ou teve diarreia nas 4 horas seguintes à toma ou fez medicamentos que interfiram com a eficácia da pilula, está protegida.

Fontes bibliográficas
Partilhe

8 comentários:

  1. Doutor no meu caso eu provoquei e tive esquecimento da pilula passei mas de uma semana sem tomar e não tive nenhum sangramento, será que posso estar grávida?
    Detalhe mudei para o cerazette por que foi detectado um pequeno mioma e a médica me disse que teria que mudar meu anticoncepcional para este, nunca amamentei não tenho filhos isso tem haver alguma coisa por que mudar de anticoncepcional?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se teve esquecimento e deixou de tomar a pilula durante uma semana corre risco de ter engravidado... o fato de fazer a cerazette pode causar falta de menstruação pois cerazette não tem estrogénios... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  2. Minha bb está com dois meses e comecei tomar a pílula sendo q a minha menstruação está descendo a mais de 7 dias ...Gostaria de saber se isso é normal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, a pílula de amamentação pode causar isso, deve manter, é efeito de sua composição hormonal, não tem estrogénios... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Boa tarde Fui mãe em 16 Junho Dia 7-7 iniciei cezarette com indicação da médica de família Veio menstruação-hemoragia em 2-8 É normal? Pode vir assim todos os meses Sempre ouvi dizer que quem amamenta e toma esta pílula não tem menstruação Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer, deve manter... ela pode causar esse sangramento... devido à sua composição hormonal... ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Olá doutor...tomo cerazette a 1 ano e 7 meses minha quero tirar minha bebê do peito devo confiar e continuar com cerazette?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode confiar... e manter o importante é tomar sem falhas... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.