Avançar para o conteúdo principal

LH (hormona ou hormônio luteinizante)


A hormona ou hormônio luteinizante (LH) é produzida na glândula hipófise. É a hormona que regula a secreção da hormona ou hormônio progesterona, controlando o amadurecimento dos óvulos no ovário, levando à ovulação.

A hormona ou hormônio luteinizante tem maior concentração no sangue na altura da ovulação (fase intermédia do ciclo menstrualperíodo fértil), fato que é usado pelos testes de ovulação para descobrir quando a mulher está para ovular.

No homem a hormona ou hormônio luteinizante é responsável pela produção da testosterona (hormona ou hormônio masculino).

Valores normais da LH (hormona ou hormônio luteinizante)
  • homens: 2 a 12 mUL/L
  • mulheres antes da puberdade: <5,0 mUL/L
  • fase folicular: 2 a 15 mUL/L
  • meio ciclo menstrual: 22 a 105 mUL/L
  • fase lútea: 0,6 a 19,0 mUL/L
  • mulheres pós menopausa: 16 a 64 mUL/L

Valores baixos da LH (hormona ou hormônio luteinizante) no sangue

Os valores da hormona ou hormônio luteinizante dão baixos ao longo do ciclo, embora no período fértil haja um aumento da sua concentração a monitorização do seu valor é importante para detectar a ovulação, estudo da infertilidade do casal, avaliar situações de falta de menstruação, avaliar e programar tratamentos de fertilidade e estudar situações de aborto espontâneo.

Os valores elevados da LH (hormona ou hormônio luteinizante) podem surgir devido a problemas nos ovários, ovários poliquisticos ou policisticos, menopausa ou infertilidade.

O doseamento sanguíneo da LH (hormona ou hormônio luteinizante), nos estudos de fertilidade, tem como objectivo descobrir se e quando irá ocorrer a ovulação, deve ser feito entre o 2° e o 5° dia do ciclo menstrual.

A pilula e a LH (hormona ou hormônio luteinizante)

A mulher que faz a pilula ou outro anticoncecional hormonal, como mantém os valores de progesterona e estrogénios sintéticos elevados, não permite que os valores de LH subam e surja a ovulação. A mulher que faz contracetivos hormonais não tem período fértil.

Fontes bibliográficas
pt.wikipedia.org

Comentários

  1. Boa tarde,

    Preciso de ajuda e um esclarecimento. Parei a pilula e a minha ginecologista por causa do meu historial de períodos irregulares, mandou-me fazer as seguintes analises, no 21º dia do ciclo :Prolactina (resultado dentro dos parâmetros), TSH (resultado dentro dos parâmetros), FT4 (resultado dentro dos parâmetros) Estradiol (deu valores dentro dos parâmetros da fase folicular, e não da fase luteinica), FSH (deu valores dentro dos parâmetros da fase folicular, e não da fase luteinica), progesterona (deu valores dentro dos parâmetros da fase folicular, e não da fase luteinica) e da LH (o resultado da LH está a deixar-me ansiosa e com medo de ter algum problema grave de saúde, visto que o meu valor deu 1,02 e os valores da fase folicular situam-se entre 2,12-10,89 e os da fase luteinica situam-se entre 1,20-12-86, ou seja o meu não se enquadra dentro de nenhum destes intervalos e até está a metade do fazer mínimo da fase folicular. Não pretendo engravidar, visto já ter um filho e ter precisado de tomar indutores de ovulação para engravidar, mas estou com medo de ter algo grave na Hipófise ou no Hipotálamo. Acha que devo alarmar-me mais, ainda falta tempo para ter a minha consulta de ginecologia, ou posso estar descansada?
    Desculpe o testamento e a ousadia, até pensei mandar-lhe um mail, mas seria ser inconveniente.
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não me parece que tenha motivos para ficar preocupada, mas deve falar com a sua médica, estas alterações podem são comuns nas mulheres irregulares... se precisar ando por aqui, após a consulta me dê seu retorno... :)

      Eliminar
  2. Obrigado por me responder tão prontamente.
    Estou com tanto medo, só me apetece chorar. Pesquiso na net e só vejo coisas que me assustam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi, faço como lhe sugeri, não pesquise mais nada e fale com sua médica... calma.

      Eliminar
  3. ola, minha menstruaçao veio dia 16/10, quando foi dia 05/11 fiz exames prolactina que deu valor 52, tsh 4,23 LH 2,47 , tenho sentindo MUITA DOR NOS SEIOS e faço uso do coito interrompido e esse mes percebi o muco fertil logo depois da menstruaçao, ou seja mais cedo, o que vc acha que pode estar acontecendo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode estar com alterações hormonais, tomou alguma anticoncecional hormonal? Quer engravidar? Tem as menstruações regulares?

      Eliminar
  4. entao, eu nao faço uso de anticoncepcional, e minha menstruaçao é regular, o que pode ser entao?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode ser dor causada por alterações hormonais... deve falar com seu médico... :)

      Eliminar
  5. entao, eu nao faço uso de nenhum anticoncepcional, ate fazia alguns anos atras,quando parei engravidei, tenho uma filha de 4 anos, mas o que mais me incomoda no momento é essa dor excessiva nos seios, nao é uma simples dor de tpm, é muito pior

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode ser dor causada por alterações hormonais... deve falar com seu médico... :) Ando por aqui...

      Eliminar
  6. obrigada por responder :)

    ResponderEliminar
  7. Bom dia,

    Pediu que lhe desse retorno depois da consulta, mas a consulta era para ser hoje e foi desmarcada.
    Agora tenho consulta dia 0/12.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, foi pena que tenha acontecido isso, mas aguarde e se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  8. Boa tarde,
    Venho dar retorno da consulta. O médico disse para eu não me preocupar, que não devo ter feito ovulação nesse mês.
    mandou-me lá ir daqui a um ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ainda bem, continue tentando, mas se distraia... pois a ansiedade não ajuda... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  9. Oi, tenho síndrome dos ovários policísticos, somente o endovaginal é o bastante para tal diagnóstico, ou precisa de um de sangue para complementar? outra dúvida, é que vi que 80% das mulheres que possuem essa síndrome podem desenvolver intolerância a insulina, qual exame devo fazer para saber se tenho essa intolerância?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve falar com sua médica para iniciar os estudos... e fazer tratamento... o tratamento é bem eficaz... ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. bom dia, comecei o uso de do anticoncepcional pela primeira vez dia 30/08/2016, e fiz exame de LH no dia 09/09/2016, já estava usando pílulas á 09 dias, o resultado do meu LH deu 9,02mUI/ML. Em qual método de referência me encaixo? Na fase folicular? pois ai o resultado seria normal, ou no uso de contraceptivo? ai o resultado estaria altíssimo, já que o limite é de 5,60mUI/ml.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como usa a pílula não se pode dizer que esta na fase X ou Y, pois seu corpo está com ciclo artificial por causa do uso da pílula... ando por aqui... :)

      Eliminar
  11. Olá. Tenho uma bebé quase a completar 1 ano e amamento. Estou tomar azalia e ainda antes de terminar minha 3a embalagem comecei com perda de sangue inicialmente só com a urina, depois corrimento castanho durante 7 dias. Parou uns 5 dias e regressou com muita dor até comparei infeção urinária, primeiros 5 dias apenas quando urinava e agora já 7 dias com hemorragias grandes.
    Devo trocar de pilula ou parar?
    O que me aconselha Dr.? Será grave?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve manter, ela pode causar perdas, nos próximos meses pode estar meses sem menstruar, se mantiver essa perda ou aumentar a quantidade deve falar com seu médico, ando por aqui.... :)

      Eliminar
  12. Olá... Fiz exame de FSH E LH no 28 dia do ciclo...LH deu 3,22 e o FSH 3,84 está normal? Tenho 36 anos e histórico de gravidez ectópica a 1 ano e 7 meses...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, seu médico queria perceber se estava no período fertil? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  13. Olá, estavas a pesquisar e por acaso cai no teu blog que já acompanho. Pelo o que entendi a gente só ovula se o lh subir certo ? Eis a minha dúvida, esses dias por curiosidade peguei uns testes de ovulação de uma amiga, eu tomo pilula. No sexto dia de pausa eu fiz o teste e apareceu uma segunda listrinha, mais clara q segundo o teste é negativo. Mas eu fiquei meio assustada. Entao voltei a usar o anticoncepcional e na terceira pilula fiz outro teste e não apareceu mais nada. Durante a pausa nosso corpo tem esse aumento de lh ? É possivel que ovular nesse caso ? existe possibilidade de um ovulo msm tomando pilula dele sair sem aumento de lh, tipo escapar do nada ? Eu estou preocupada pq as vezes meu muco muda durante o ciclo. Espero que possas me responder, grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, as linhas clarinhas não são consideradas positivo, como faz a pílula certinha não vai ovular, o aumento da LH antecede uma ovulação, para que ela ocorra é necessário outros valores hormonais, que não vai ter tomando a pílula, pode ficar descansada, ando por aqui... :)

      Eliminar
  14. Olá, tive r***** com meu namorado no sábado anoite, por volta das 23h, onde eu estava no meu período fértil, acabou que aconteceu dele e****** dentro. Não tomo nenhum tipo de anticoncepcional, mas tomei a pílula emergencial na segunda as 18h. A Pílula contém Levonergestrel, corro risco de engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode ter alguns riscos, pois ela tem menor eficácia nessa fase do ciclo, ando por aqui... :)

      Eliminar
  15. Oi,fiz os exames hormonais no 4 dia do ciclo e o meu lh deu 2.69,voçe acha que esta muito baixo ou dentro da normalidade,não consegui mostrar ainda ao especialista!!obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, mas tem seus ciclo regulares? Deve falar com seu médico para ele avaliar... ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Sim meus ciclos regulares,medico só daqui a dois meses(sus ne)

      Eliminar
    3. Ok, entao aguarde... para ele avaliar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  16. Olá, fiz exames para tomar um remedio dermatologico e tive resultados LH: 0.13 e FSH: 0.63, o que me deixou muito preocupada em ser infértil, o exame foi feito no 12º dia do ciclo, e foi o último dia de menstruação, também tomo anticoncepcional injetavel a 1 ano e meio. É normal? Ou posso realmente ser infertil? Devo procurar um ginicologista ou foi só um valor baixo por não estar em periodo de ovulação e tomar o medicamento? Me ajude, estou assustada em não poder ter filhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, é cedo para tirar essas conclusões, me disse que estava no 12° dia do ciclo e menstruando? Teve 12 dias a menstruar? É normal? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  17. Olá,Bom dia, tenho 22anos,e comecei a ter períodos irregulares a certo tempo, tendo períodos de 15 há 20 dias, fiz exames hormonais é o resultado do meu LH foi de 15,72 mui/ml, de acordo com os valores de referência ele se enquadra em pós menopausa.Devo me preocupar ou pode ser normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não se deve preocupar, esse valor pode estar baixo nalgumas fases do ciclo... não tem uma escala falando disso, por exemplo fase proliferativa... entre outras... ando por aqui... fale com seu médico... :)

      Eliminar
  18. Obrigada!Fico mais tranquila.

    ResponderEliminar
  19. Olá qual o nível certo de Lh para quem usa anticoncepcional? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, deve ser um valor constante baixo, tipo fase lutea, ando por aqui... :)

      Eliminar
  20. Olá, tento engravidar e meu fsh deu 9,9 e meu lh 5,9. Fiz o exame no terceiro dia do ciclo. Estou preocupada. São valores altos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, mas menstrua todo o mês certinho? Está tentando à muito tempo?

      Eliminar
  21. Olá, faco uso de anticoncepcional a 5 meses minha menstruação é regular com o uso de anticoncepcional, porém fiz o exames hormônais e deu esses valores.LH 0,03 estradiol <10,0 FSH 0,15 Gostaria de saber se e normal, ou tem a haver com uso do anticoncepcional ou pode ser caso de infertilidade?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não é infertilidade, os valores hormonais podem estar meios variados, pois seu ciclo menstrual normal está adormecido pelo anticoncepcional, ando por aqui... fale com seu médico... :)

      Eliminar
  22. Bom dia, fiz exames hormonais devido um problema de libido zero que ocorreu apos o nascimento da minha primeira filha (2 anos) desde então a libido está zero, faço o uso de anticoncepcional, e o resultado dos meus exames de LH foram 0,00 e FSH 0,33. esses valores estão ligados a falta de libido? estou um pouco assustada... retorno ao medico vai demorar um pouco, queria saber se isso é normal ou devo me preocupar.. desde já agradeço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, a falta de libido pode ter muitas causas... apesar de falar nos anticoncepcionais e problemas hormonais as causas mais habituais são outras... pode conferir no blog um post sobre a libido e os anticoncepcionais... fale com seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
  23. Estou tentando engravidar, tomava anticoncepcional injetável trimestral, parei em 01/2018 e até hoje maio/2018 ainda não menstruei, fiz exames para verificar a questão meu exame deu LH 6,40 , FSH 6,86 E prolactina 20,1...está dentro do esperado, normais? Já estou com o retorno marcado com o ginecologista porém muito apreensiva, devo me preocupar com esses resultados?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, para já deve aguardar... após usar o injectavel trimestral podemos demorar a menstruar... como pode conferir no blog... ando por aqui... :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Este artigo reflete informação educativa e opinião pessoal, não substituindo aconselhamento médico, nutricional ou profissional de saúde.

🔒 Privacidade:
Evite partilhar nos comentários dados pessoais ou situações íntimas — a sua privacidade é importante.

👉 Descubra os suplementos Soldiers Nutrition e ajude a manter este projeto independente.

Obrigado pela confiança 💙

Posts Mais Lidos

Usar o coito interrompido no período fértil

O coito interrompido é o método anticoncepcional mais antigo, usado pela humanidade, este método consiste na retirada do pênis antes da ejaculação evitando que os espermatozoides sejam lançados no interior da vagina, o homem que pratica o coito interrompido ejacula sempre fora da vagina. A eficácia do coito interrompido O homem pode libertar espermatozoides antes de ejacular, juntamente com o liquido seminal que lubrifica a uretra e sai antes da ejaculação, ou ter mais dificuldade em controlar o momento da ejaculação o que faz deste método um método pouco eficaz e que deve ser evitado. Com o coito interrompido temos mais risco de engravidar, pois não é um método tão seguro como os anticoncepcionais não naturais. O período fértil O período fértil é a fase do ciclo menstrual onde a mulher tem mais chances de engravidar, é nesta fase que liberta o óvulo e existem maiores probabilidades de ocorrer a fecundação. Nas mulheres com ciclos menstruais regulares é mais f...

Engravidar com o liquido pré ejaculatório

O liquido pré ejaculatório tem como principais funções lubrificar a uretra, a glande, o prepucio e neutralizar a acidez do canal urinário, para que o esperma passe e saia em óptimas condições para conseguir fecundar o óvulo. A saída do liquido pré ejaculatório precede a ejaculação, ele ganha especial importância nas mulheres que usam o coito interrompido . Então quer dizer que o coito interrompido tem riscos por causa do liquido pré ejaculatório ? Sim tem riscos, o coito interrompido tem sido usado por muitos casais, mas a verdade é que mesmo não ocorrendo a ejaculação, pode haver saída do liquido pré ejaculatório . Mas o liquido pré ejaculatório tem espermatozoides em sua composição, dará mesmo riscos de gravidez ? O liquido pré ejaculatório não tem espermatozoides em sua composição, mas pode arrastar restos de esperma depositados no canal urinário e com isso aumentar os riscos de gravidez . Engravidar com o liquido pré ejaculatório A mulher com is...

Corrimento marrom (castanho) após a relação (coito)

As queixas de corrimento marrom ou castanho após a relação são muito comuns, é uma das perguntas que mais me fazem no post sobre corrimento marrom . São alguns milhares de mulheres que visitam este post e onde muitas vezes questionam se o corrimento marrom é sinal de gravidez . As causas mais comuns do corrimento vaginal anormal são o uso de alguns medicamentos ( pílula e outros anticoncepcionais hormonais), gravidez , aborto , vaginite ( inflamação da vagina ), alergia a lubrificante, alergia ao látex , alergia a espermicidas , miomas , uso de sabonetes e produtos de higiene intima, HPV , herpes genital , câncer do colo do útero , presença de corpo estranho, candidiase , tricomoniase , vaginose , clamídia, gonorreia , outras DST's , menopausa (alterações do meio vaginal), infecções urinarias , atrasos menstruais , feridas no colo do útero e relações sexuais (traumatismos). E se surgir após a relação ou coito? É grave? Corrimento marrom ( castanho ) após a rel...

Posso iniciar a pílula no 5° dia da menstruação?

Posso iniciar a pílula no 5° dia da menstruação ? Sim, pode iniciar no 5° dia de sua  menstruação , a  pílula anticoncecional deve ser iniciada, pela primeira vez, durante sua  menstruação , de preferência no 1° dia da  menstruação , mas pode  iniciar  entre o 2° e o 5° dia da  menstruação  desde que se proteja até ao 7° comprimido da primeira cartela. Descubra alguns posts relacionados Como iniciar a pílula Como iniciar a pílula pela primeira vez? Iniciar a pilula no 2º dia da menstruação Como iniciar a pílula de amamentação Posso iniciar a pílula no 5° dia da menstruação? Como tomar a pílula Hora da pílula anticoncepcional Menstruação depois de parar a pílula anticoncepcional

Sibilla® (dienogest 2 mg + etinilestradiol 0,030 mg)

Sibilla® (dienogest 2 mg + etinilestradiol 0,030 mg) A pilula sibilla® é um anticoncecional hormonal combinado que tem na sua composição hormonas estrogénicas (etinilestradiol) e progestagénicas (dienogest). A pilula sibilla® tem como função a prevenção da gravidez através da ação das suas hormonas levando o corpo a impedir a libertação do óvulo todos os meses, torna o muco cervical mais espesso e impedem a instalação do ovo no interior do útero. Composição de sibilla® A pilula sibilla® tem a seguinte composição:  dienogest 2 mg e etinilestradiol 0,030 mg. Núcleo do comprimido: lactose mono-hidratada, amido de milho, talco, hipromelose tipo 2910, polacrilina potassica e estearato de magnésio. Revestimento do comprimido: álcool polivinilico, dióxido de titânio (E171), macrogol 3350 e talco. Como tomar a pilula sibilla® A pilula sibilla® deve ser tomada todos os dias, à mesma hora durante 21 comprimidos, seguindo-se uma pausa de 7 dias, durante a semana de de...