quinta-feira, outubro 16, 2014

Complicações da pilula e do anticoncecional combinado hormonal

Complicações da pilula e do anticoncecional combinado hormonal

A pilula ou outros anticoncecionais combinados hormonais, como todos os medicamentos podem causar efeitos secundários e complicações a longo prazo, por isso não deve ser iniciada sem conselho médico ou outros profissionais de saúde e não deve ser alterada a sua forma de tomar sem indicação médica, pois ao mudar os esquemas recomendados o risco de efeitos adversos e complicações aumenta, como no caso da toma da pilula continua.

Para diminuir o risco associados aos medicamentos hormonais a mulher deve ter uma dieta rica em vegetais e fruta e fazer exercício físico regularmente, evitando o sedentarismo.

Que mulheres não devem fazer a contraceção hormonal: mulheres com intolerância aos hormonios ou hormonas sintéticas (sintomas de intolerância - comichão ou coceira, inchaço e erupção da pele), com historia de coagulos, tromboses, enfartes, tromboflebites, AVC, enfartes, com risco de formar coagulos (diabetes, tensão arterial elevada e colesterol ou triglicerideos elevados), outras alterações da coagulação, com enxaquecas com aura, com alterações ou problemas no rim, pâncreas ou fígado, hemorragias vaginais com causa desconhecida, fumantes ou fumadoras, obesas e com tumores da mama ou órgãos sexuais.

As mulheres que fazem os anticoncecionais combinados devem ter especial atenção e ter maior controlo periódico com o seu médico se passarem a ser diabéticas, tiverem aumento do colesterol ou outra gordura no sangue, forem obesas, historia familiar de cancro da mama, depressão, epilepsia, lupus, doença de Crohn, doenças do fígado ou vesícula, anemia falciforme ou formação de manchas durante a gravidez (cloasma).


Complicações dos anticoncecionais combinados

As principais complicações associadas ao uso dos anticoncecionais combinados são as tromboses venosas, cancro e hemorragias entre os periodos.

Os anticoncecionais hormonais combinados e as tromboses

A utilização de qualquer anticoncecional combinado, com estrogénios, aumenta o risco de formação de coagulos no sangue

Os anticoncecionais hormonais combinados e o cancro

Os estudos revelam que parece haver mais risco de cancro da mama, nas mulheres que fazem contraceção combinada, embora esse risco diminuía se a mulher parar este tipo de contraceção. Todas as mulheres devem efectuar a sua vigilância periódica ao seios e os exames de rotina sugeridos pelo seu médico.

Os anticoncecionais hormonais combinados e as hemorragias entre os periodos menstruais

A ocorrência de hemorragias entre os períodos menstruais é comum e normalmente está associada ao efeitos do anticoncecional, é um efeito secundário - spotting. Fonte: Spotting e a pilula
Pilula hormonal triciclica
Pilula hormonal triciclica
Fontes bibliográficas
Partilhe

28 comentários:

  1. ola boa tarde será que me pode ajudar fui mãe acerca de 2 meses tomo a pilula quando reparei tinha tomado 2 comprimidos a mais o que posso fazer para regularizar a situação a minha ginecologista esta de ferias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, nesta situação deve manter a pilula como se nada tivesse acontecido, não perde a eficácia, pode é notar alguns efeitos secundários, como náuseas, dor nos seios ou sangramento no meio da cartela.. mantenha a pilula e se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  2. Esqueci me de iniciar a nova cartela da pílula diene 35 depois da pausa de 7dias para a menstruação o que faço ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode iniciar após a pausa de 7 dias, mas tem que ter a certeza que não està grávida e deve se proteger nos primeiros 7 dias da nova cartela... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  3. Dr Carlo utilizo qlaira a mais de sete meses, sendo q aconteceu meu primeiro esquecimento. Nao tomei o comprimido 24 e ao invés d descartar tomei o 24 e o primeiro da nova cartela pq descarto os quatro últimos. Tive relações a três dias anteriores, corro o risco de engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, tem algumas chances, embora pequenas, deve manter, se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Oi ,ja faz um mes q não tomo anticoncepcional ,tive relação ainda tenho pílula no meu organismo ou não corre o risco de estar gravida no primeiro mês sem a pílula. ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olà, tem riscos, já não está protegida... ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Oii dr. Carlos bom dia
    Eu tive bebe a 43 dias e a três dias tomo nactali e amamento exclusivamente no peito e tive relação posso engravidar??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deveria se proteger até ao 7° comprimido desta primeira cartela, tem alguns riscos... ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Boa noite Carlos !!
    Me tire essa dúvida ,tomo perlutan e tomei a injeção em Janeiro, quando foi em Fevereiro minha menstruação veio normalmente ,aí não tomei a injeção no mês de fevereiro por motivo de doença, e até agora já é dia 28/03/2016 e minha menstruação não veio ainda ,me de uma luz se é normal por eu ter parado a injeção?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é normal por ter parado... deve se proteger e aguardar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Boa noite!
    Tomei a pílula três meses seguidos e agora deito sangue castanho e tenho dores de barriga... Continuo a tomar a pílula e tenho feito relações... O que pode ser ? Será que é grave? Estou com medo :s Pode ajudar-me?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode ser por ter tomado 3 meses seguido, se mantiver as dores ou notar odor no corrimento deve procurar seu médico para excluir uma infecção... ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. Boa noite! comecei a tomar o injetável perlutan, senti uma melhora na acne e falta de apetite e ate diminuição da libido quais os benefícios reais e desvantagens desse injetável?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, inicialmente podemos notar alguns efeitos adversos, mas com o tempo vai melhorar... pode encontrar no blog um post sobre suas vantagens... ando por aqui... :)

      Eliminar
  9. Boa tarde Estar!! Por favor vou fazer uma pergunta que não tem nada a ver com anticoncepcional... Faço uso do xarelto 20 MG posso tomar chá de folhas de amora? Já estou tomando o chá, mas fiquei em dúvida agora embora já tive resultados positivo com o chá.. desde já agradeço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode tomar, mas deve informar seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. Olá gostaria de saber se posso usar adesivo anticoncepcional, pois eu amamento meu bebê está com 7 meses, até então eu tomava norestin indicada pelo médico até os 6 meses do meu Bebê só que depois do 6 meses ela não é mais indicada por ser fraca?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, seu uso não está indicado na amamentação... fale com seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
  11. olá boa tarde!
    tenho um problema com acne, e todos os dermatologistas que consultei me receitaram algum contraceptivo, porem nunca tomo por medo! quando leio a bula que vejo a palavra associada a trombose morro de medo.
    queria saber se existem exames que possam diagnosticar qual o melhor contraceptivo.
    uma vez comecei tomar tâmisa 30 trimestral parei por conta de alguns sintomas formigamento nas mão e no rosto e falta de ar.
    recentimente a medica me passou o Diane mas fui invetar de fazer uma pesquisa profunda sobre o medicamento e mais uma vez não me senti segura para tomar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, os medicamentos mais indicados e de primeira linha são os anticoncepcionais, os de dosagem mais baixa têm menor riscos, mas sua acção na pele não é tão grande... fale novamente com sua médica... ando por aqui... :)

      Eliminar
  12. Boa noite, estou preocupada porque hoje é terça-feira e nunca me tinha acontecido mas ontem, segunda feira, esqueci de tomar a pilula e só dei por isso agora, quando já nai ha mais nada a fazer, então tomei as duas. Estou no 1° dia da ovulação e sei que quem toma a pilula não tem ovulação mas tenho receio de engravidar pois tive relações sexuais hoje. Posso estar gravida? Que efeitos isto terá nos próximos dias?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim tem chances de gravidez nos próximos 7 dias, deve manter a pílula e se proteger... ando por aqui... :)

      Eliminar
  13. Fiz um exame deu inferior 1.0 esperei mais 12 dias e fiz outro e deu inferior 1.20 queria saber o que significa esses resultados? Aumentou ou não?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não está grávida, mesmo tendo notado um ligeiro aumento... ando por aqui... :)

      Eliminar
  14. Dr Carlos retirei o DIU sexta-feira tive relação posso ter emgravidado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode, pois deixou de estar protegida... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.