sexta-feira, março 20, 2015

Cauterização no útero (colo do útero)

Cauterização no útero (colo do útero)

Ao fazer o rastreio das células do colo do útero, através da citologia, a mulher pode descobrir que suas células do colo uterino têm alterações e risco de serem cancerígenas. Para além destas alterações a mulher pode ter pequenas feridas ou lesões no colo do útero, este tipo de feridas podem ser causadas pelo vírus HPV, clamídia, candidíase ou por uma cervicite.
Colo uterino
Colo uterino
As feridas no colo uterino podem dar maior risco cancro do colo uterino, pelo que nalgumas situações pode estar indicada a cauterização do colo do útero, que se traduz num tratamento para cicatrizar estas feridas através da aplicação de calor, causando uma queimação da ferida. A cauterização do colo do útero é um procedimento indolor.

Após a cauterização, o ginecologista deve receitar uma pomada que a mulher deve passar até o fundo da vagina, diariamente, durante um período variável de 12 a 15 dias.

Durante esse período, a mulher não deve ter nenhum tipo de contato íntimo, para não prejudicar o tratamento, nem mesmo com preservativo.

Sintomas após a cauterização do colo do útero

Após a cauterização do colo do útero a mulher pode apresentar alguns sintomas como corrimento marrom ou castanho, sangramento vaginal e cólicas. A mulher após a cauterização do colo do útero não deve ter relações sexuais e deve seguir as indicações de seu médico.

Fontes bibliográficas
Partilhe

18 comentários:

  1. Boa tarde, no dia 18 de abril queimei uma ferida no utero mas o metodo utilizado foi um tratamento a gelo. Foi me retirada a pilula por 2 mes. Quando fizer um mes já posso ter relacoes?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim me parece que pode, mas convém seguir as indicações de seu médico e confirmar primeiro, pois não sei como estava seu colo e como decorreu o tratamento... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Olá! Com quanto tempo, depois da cauterização, pode-se voltar a praticar atividades físicas (musculação, pilates e dança)?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, senão tiver perdas ou sangramentos pode iniciar sem problema... ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. É normal ter corrimento (tipo um líquido transparente) abundante após a cauterização?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer, é corrimento normal, que pode estar aumentado, ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Olá
    Já faz 1 mês que cauterizei. ATÉ esses dias estava com sangramentos e agora estou com um pequeno corrimento marrom. é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é comum surgir após um sangramento... são restos de sangue... deve aguardar... ando por aqui. :)

      Eliminar
  5. Olá, fiz a cauterização no dia 22/11, a minha cartela de pilula acabou ontem, sendo assim, era pra descer pra mim hoje, mais não ocorreu. Este atraso pode ser decorrente a cauterização?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode ter alguma relação deve aguardar e manter sua pílula... ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Olá,cauterizei uma ferida no colo com acido faz 6 dias estou com um sangramento aguado e com colica e normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer, nota sangue mesmo vermelho ou marrom? E a quantidade diminui? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Olá, cauterizei uma ferida dia 16/11 e até agora fica saindo um líquido tranparent,como se tivesse urinando sem sentir.. é normal? Como faço pra parar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, é muita quantidade? É corrimento vaginal que aumentou? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. Edgar a 1 mês eu descobri essa "ferida" já fiz o papanicolau também a copopocospia ambos não deram nada(graças a Deus) comecei tratando com pomada e antibióticos mas a ferida continua lá,por fim o médico tentou o acido mas oque mais me incomoda e o sangramento que é bem pouco.porque elas sangram?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode estar demorar para cicatrizar, nota diminuição? Pode depois notar um corrimento marrom, sangue que demora mais a descer... ando por aqui... :)

      Eliminar
  9. Olá é normal tomar pílula depois da cauterização meu médico mando eu tomar direto por tres meses mas faz uma semana que fiz cauterização e sangro muito de dois dias pra cá não sei se poso usar a pomada com sangramento

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve seguir as indicações de seu médico, o sangramento pode ter relação com a pílula, especialmente se for direta, se mantiver o sangramento ou notar aumento deve falar com seu médico para evitar riscos de anemia... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.