Cervicite ou endocervicite - inflamação do colo do útero

A cervicite ou endocervicite é uma inflamação do colo do útero que ode ser provocada por diversas causas, como alguns microorganismos (doenças sexuais como gonorreia, herpes, clamídia ou infecções bacterianas), secura vaginal, devido à relação sexual, alergia ao látex, espermaticidas (espermicidas), tampões, irrigações vaginais ou mesmo após um parto ou aborto.

Sintomas da cervicite ou endocervicite

A ocorrência de uma cervicite é mais comum nas mulheres jovens entre os 18 e os 25 anos, por causas bacterianas, sendo que a maioria das mulheres não revela sintomas. 

Os sintomas mais comuns da cervicite ou endocervicite são a irritação ou desconforto vaginal, vermelhidão do colo do útero (descoberta durante o exame ginecológico - citologia ou papanicolau), corrimento vaginal vermelho, castanho ou marrom, sangramento após a relação, dor pélvica, dor durante as relações e febre.

A cervicite ou endocervicite deve ser tratada para que não se torne cronica e a mulher não tenha mais riscos de doença inflamatória pélvica, infertilidade, gravidez ectopica e câncer ou tumor do colo do útero.

Tratamento da cervicite ou endocervicite

O tratamento da cervicite ou endocervicite tem como objetivo anular a causa da inflamação, torna-se por isso muito importante que faça visitas regulares ao seu médico e que não esconda nenhum fato de sua historia clínica, o numero de parceiros, as dores nas relações sexuais, corrimentos vaginais, sangramentos, mudança de anticoncepcionais e uso de produtos de higiene intima podem ser dados que seu médico precise para avaliar.

O tratamento da cervicite ou endocervicite pode basear-se na aplicação de alguns medicamentos hormonais, antibióticos, antifungicos, lubrificantes e suspensão das relações durante o tratamento. Mantenha os cuidados de higiene intima.

Fontes bibliográficas