segunda-feira, março 23, 2015

Previane® (etinilestradiol 0,02 mg + gestodeno 0,075 mg)

Previane® (etinilestradiol 0,02 mg + gestodeno 0,075 mg)

O anticoncepcional previane® é um contracetivo hormonal combinado com hormonas estrogénicas – etinilestradiol e progestagénicas – gestodeno que está indicado na prevenção da gravidez.

O anticoncepcional previane® tem a seguinte composição hormonal: 0,02 mg etinilestradiol + 0,075 mg gestodeno.

Outros excepientes: povidona, talco, croscarmelose sódica, lactose monoidratada, cloreto de metileno, polímero catiônico do ácido metacrílico, estearato de magnésio, dióxido de titânio, polietilenoglicol, celulose microcristalina, álcool isopropílico, álcool etílico, acetona e água purificada.

Como iniciar o anticoncepcional previane®

O anticoncepcional previane® deve ser iniciado pela primeira vez no primeiro dia da menstruação.

Como tomar o anticoncepcional previane®

O anticoncepcional previane® deve ser tomado todos os dias, sensivelmente à mesma hora, durante 21 dias (21 comprimidos) seguindo uma pausa de 7 dias, ao 8° dia deve iniciar nova cartela. Durante a pausa entre as cartelas a mulher deverá menstruar.
Previane
Previane®
O anticoncepcional previane® e outros medicamentos

A utilização simultânea do anticoncepcional previane® com antibióticos (ampicilina, penicilinas e tetraciclinas), barbitúricos, rifampicina, fenitoína, rifabutina, primidona, fenilbutazona, dexametasona, griseofulvina, topiramato, alguns inibidores da protease, modafinil, ritonavir, chá de hipericão e substâncias que reduzem o trânsito gastrointestinal, diminuem a sua eficácia.

Efeitos secundários ou adversos do anticoncepcional previane®

Dores de cabeça, hemorragias intermenstruais, retenção de líquidos, inchaço, náuseas, vómitos, dores de barriga, alterações do peso corporal (aumento ou diminuição), alterações do humor, alterações do desejo sexual, nervosismo, tonturas, acne, dor mamária, aumento do volume mamário, secreção mamária, menstruações dolorosas, diminuição ou falta da menstruação, corrimento vaginal, vaginite, candidíase, aumento da tensão arterial, alterações dos níveis das gorduras no sangue, cólicas abdominais, distensão abdominal, alterações do apetite (aumento ou diminuição) manchas castanhas na pele e aumento ou queda de cabelo.

Fontes bibliográficas
infarmed.pt
ema.europa.eu/ema/
medicinanet.com.br
Partilhe

54 comentários:

  1. Esqueçi de tomar uma pilula um dia , devo tomar as duas juntas e continuar a cartela? Aguardo a resposta obrigado pela atenção!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim deve, deve também se proteger ou evitar as relações nos próximos 7 dias... ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Tomar a pilula previane, da ultima pra primeira tem risco de engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, do ultimo comprimido, para o primeiro? Não percebi.. ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Olá, sim pode ajudar, embora existam outros mais eficazes, fale com seu médico... ando por aqui.... :)

      Eliminar
  4. Eu tomo o Diva a um ano, quero mudar acha que esse se encaixa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como são bem diferentes eu sugiro sempre que fale com seu médico primeiro, iniciou a diva e não está se adaptando? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Eu gostaria de saber se o previane é eficaz mesmo se eu corro algum risco de engravidar a farmacêutica que me vendeu disse que ele é melhor que os outros remédios

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, é igual, tem a mesma eficácia, desde que o tome certinho e sem falhas... ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. tomo o anti diva a cerca de um ano, daí decidir mudar por causa estresse q ele me causava. subistitui por previane, e daí quero saber se ele é bom!!??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é também bom... acha que o seu estresse derivou do anti? Ando por aqui.... :)

      Eliminar
  7. Esqueci de tomar um dia a pílula e no dia seguinte tomei apenas uma no horário habitual, o q devo fazer? Estou na última semana da cartela.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve seguir tomando a cartela seguinte sem fazer pausa e se proteger nos próximos 7 dias... ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. Estou menstruada a 1 mês e comecei a tomar previane será que ele é bom pra cortar e regular a menstruação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é boa, seu corpo se esta adaptando... mantenha, ando por aqui... :)

      Eliminar
  9. O antibiótico azitromicina corta o efeito do ac previane?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corta, mas pode notar alterações menstruais... ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. Olá boa noite. Comecei a tomar o préviane esse mês . Não quero menstruar no mês que vem. Como faço ? É só começar a nova cartela sem esperar os 7 dias de pausa ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é só esperar iniciar sem fazer pausa... ando por aqui... :)

      Eliminar
  11. Olá Bom dia.
    Eu tomava concepnor a mais de uno.
    Dando pausas, ai comecei a tomar sem pausas por um seis meses.
    Só que percebi que meu líbido diminuiu muito.e eu me estressava facilmente... ao mesmo tempo que eu estava de bom humor, mudava de uma hora pra outra sem eu nem saber o porque do mal humor.
    Ai resolver ficar um mês tomar anticoncepcional.
    E dei início a PREVIANE que o farmacêutico me indicou.
    Será que a PREVIANE me ajudara a melhorar a líbido e meu estresse?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá me parece que deve pode confiar e fazer certinho e com pausas... é melhor respeitar as pausas... ando por aqui... :)

      Eliminar
  12. Olá, corro perigo de engravidar esquecendo um comprimido no final da cartela?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim corre, deve se proteger até ao 7º comprimido da cartela seguinte... ando por aqui... :)

      Eliminar
  13. Ola ganhei bebe a 24 dias .tomei previane a 2 anos e gostaria de continuar tomando ele .
    Meu bebe nao esta mamando quero começar a tomar a pirula sera q ajuda a secar meu leite ? E ainda estou um pouco menstruada como e quando posso tomar a pirula previane ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se está amamentando não deve usar sem indicação médica... ando por aqui... :)

      Eliminar
  14. Oi me chamo sandra eu estava usando o evanor agora comprei previane por que o evanor estava me dando muitas dor nas pernas será que era por causa do evanor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, podia haver alguma relação, estava tomando à muito tempo? Deveria falar com seu médico antes de mudar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  15. Olá mi responde por favor...Tomei Previane durante 5 meses esquecir de tomar por 3 dias e não pretendo tomar mais tenho q esperar a menstruação descer ou posso engravidar sem o primeiro ciclo????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode engravidar logo, mas pode demorar a seu ciclo regular... ando por aqui.... :)

      Eliminar
  16. Olá, tomei um mês Allestra 20 e gostei muito, diziam que pouquissimas mulheres apresentavam mudança de peso, fui comprar a segunda cartela, indicaram o Previane e falaram que tem a composição igual e era mais barato, comprei pros próximos três meses, chegando em casa li sobre e me decepcionei, pois li que muitas mulheres engordaram tomando ele e que há outros efeitos colaterais bastante fortes. Ele é igual o Allestra? Acha que irei engordar, ou a chance de engordar com ele é igual a do Allestra 20?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, as chances são iguais, pois têm a mesma dosagem... tenha cuidados com sua dieta e faça exercício... ando por aqui... :)

      Eliminar
  17. Olá doutor! Estou aqui novamente, estou tomando o Previane, mas notei algumas alterações, como aumento abdominal, perda do libido e secreção vaginal. No momento não posso estar indo ao ginecologista, gostaria de saber se o senhor poderia me indicar algum anticoncepcional que melhorem esses efeitos, em especial o da libido e do ganho de peso. Sempre que encontro referências sobre algum anticoncepcional que ajuda na questão da retenção de liquido e alteração no peso, ele não ajuda na questão da libido e vice e versa. Há de existir algum anticoncepcional que ajude nessas duas questões? Fazem apenas dois meses que tomo anti, será que os efeitos podem passar? E o que seria essa secreção que aparece durante todo o ciclo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve manter, pois ainda esta na fase de adaptação... e nesta fase pode notar um ou outro efeitos adverso, se lembre que a libido é na maioria das vezes alterar por outras causas... ando por aqui... :)

      Eliminar
  18. olá, boa noite. Meu ginecologista passou o Gestinol 28 ( gestodeno 75 mcg + etinilestadiol), a atendente da farmácia me ofereceu o Previane (gestodeno 0,075mg + etinilestradiol 0,020mg ) , só que quando fui averiguar as coposições são diferentes em quantidade. O fato do ginecologista me passar esse Gestinol 28 é porque estou tendo hemorragias devido a um dos miomas está dentro do útero na parte do endométrio e ele passou esse anticoncepcional pra que eu não sangue. Enfim, o que quero saber é se o objetivo que almejo que é não menstruar irá acontecer ao tomar o Previane? Desde já obrigada pela resposta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, a composição dos dois é igual, usa é unidades diferentes... ando por aqui... :)

      Eliminar
  19. Olá doutor, estou aqui pela terceira vez ja rsrsrs, mas é pq tenho notado queda de cabelo ao fazer uso do previane. Isso pode estar ligado ao anticoncepcional? Se sim, como procedo? To desesperada. Devo parar ou esperar o tempo de adaptação e isso vai diminuir?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, nas mudanças hormonais podemos notar, deve manter até estabilizar, é provável que depois da adaptação fique bem... mantenha e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  20. Olá doutor, a partir de quando já estarei protegida? Sem que tenha que usar preservativo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se iniciar a cartela no 1º dia da menstruação após 7 dias já não tem riscos... ando por aqui... :)

      Eliminar
  21. O senhor me recomenda a tomar algo? Imecap Hair ou Pantogar? O fio sai inteirinho :(
    Quanto tempo geralmente leva para os corpos se adaptarem? Estou com muito medo.
    Obrigada Doutor o senhor me salva diariamente rsrsrs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode fazer algum suplemento, embora eu ache que deve aguardar mais um tempo, nosso corpo pode precisar de 3 a 4 cartelas, se notar aumento deve falar com seu médico, a ansiedade e estresse pioram... :)

      Eliminar
  22. Olá, eu fui tomar uma pilula do previane e acabei deixando cair e perdi.. tomei a pilula que corresponde a do dia seguinte. Corro risco de engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corre, pois todas têm a mesma dosagem hormonal, deve repor esse comprimido em falta... ando por aqui... :)

      Eliminar
  23. Olá,minha namorada começou tomar a primeira cartela do previane esse mês, e toda vez que toma o comprimido sente dor de cabeça, isso é normal ou deve parar de tomar ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve manter e se na segunda cartela também tiver deve falar com o médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
  24. Olá,eu tomava o genérico do yaz indicado pela farmacêutica, só que fiquei sabendo que ele é muito forte, fui na farmácia e me indicaram o previane, iniciei a cartela, depois de terminar de tomar e dar a pausa de 7 dias me deu muita dor de cabeça nessa pausa sendo que o yaz não me dava dor de cabeça, isso é normal, devo continuar tomar a segunda cartela? estou pensando em mudar para outro, será que adianta? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, quando mudamos temos uma fase de adaptação onde podemos notar alguns efeitos adversos, temos que dar tempo ao nosso corpo, deve manter... não deveria ter mudado... pois se dava bem com o yaz e não teve problemas... ando por aqui... :)

      Eliminar
  25. Olá doutor, tomo Previane há 3 meses, já fiz bastante perguntas aqui. Mas acontece que sofro com gases há um bom tempo e estou querendo fazer uso do Lufital ou de genéricos, mas estou com medo que ele corte o efeito do anticoncepcional, isso pode acontecer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corta o efeito mantenha a previane... ando por aqui... :)

      Eliminar
  26. Doutor tomo o anticoncepcional previane a uns 5 meses e eu estava com pouca lubrificação por causa dele , mais a uns 2 meses isso parou , eu tomo tds os dias no mesmo horário sem faltas e com as pausas certas , ele pode estar perdendo o efeito e eu estar no período fértil ??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se toma certinho está protegida, ele não perde o efeito... pode ficar descansada... ando por aqui... :)

      Eliminar
  27. ola gostaria de saber se teria como eu substituir o previane 20 por outro de baixa dosagem...pois ele e o tamisa 20 que tem a mesma composição,estão muito caros...teria um com baixa dosagem com o preço mais em conta????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, mas tem outros disponíveis genéricos, fale na farmácia ou drogaria... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.