20 de maio de 2015

Como descobrir uma gravidez?



O ciclo menstrual da mulher dura em média cerca de 28 dias, no entanto existem mulheres que têm ciclos menstruais mais curtos ou mais prolongados.
Como descobrir uma gravidez?

A altura ideal para a mulher engravidar é o chamado período fértil, que ocorre mais ou menos no meio do ciclo menstrual, altura em que alguns valores hormonais aumentam e o óvulo saiu do ovário (hormonas estrogénio, progesterona, LH ou TSH).

Descobrir o período fertil em ciclos menstruais irregulares

A mulher com ciclos menstruais irregulares não conseguem descobrir o seu período fértil, podendo engravidar em qualquer altura.
Como descobrir uma gravidez?

A verdade é que todas as mulheres podem engravidar senão usarem anticoncepcionais ou não os usarem corretamente. É importante usar os anticoncepcionais conforme indicado evitando os esquecimentos, estando alerta para as interacções e claro às diarreias e vómitos.

Como descobrir uma gravidez?

Quando a mulher tem algum destes contratempos deve manter o uso do anticoncepcional e aguardar, pois precisa de tempo para descobrir se está grávida, como pode descobrir se está grávida?
  1. Se apresentar algum sintoma ou sinal de gravidez (Sinais e sintomas de gravidez), como a falta de menstruação, urinar muitas vezes, sono e enjoos
  2. Se o teste de gravidez der positivo, pode fazer teste de gravidez de sangue após 5 dias após a relação ou de urina após 10 dias da relação
Como descobrir uma gravidez?
Como descobrir uma gravidez?

Fontes bibliográficas

26 comentários:

  1. Quanto tempo depois da relação sexual, caso a mulher engravide, aparecem os sintomas da gravidez?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, depende de mulher para mulher, mas normalmente como deixam de menstruar é esse o primeiro sinal... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Olá dr !
    Estou com corrimento transparente sem cor ou cheiro, também estou com leves dores no pé da barriga. Meu período fértil foi no último fim de semana, estou tentando engravidar tem quase 1 mês. Será que estou grávida ou pode ser outra coisa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, me parece que esteja em seu período fertil, deve manter as relações e não se preocupar... o corrimento vaginal normal não tem cor nem cheiro... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Doutor, boa noite. Eu tomo yaz a mais de um ano, tem mês que faço pausa, tem mês que não, no mês passado eu encerrreencerrreia cartela, dei pausa de um dia, e resolvi que não queria ficar menstruada, pois tinha um compromisso importante no final da semana, o qual tinha me esquecido, comprei uma nova cartela e iniciei no dia seguinte, tomando duas pílulas (a do dia, e a do dia anterior que seria a pausa). Uns 4 ou 5 dias depois tive relação sem proteção. No meio da cartela minha menstruação desceu, com colica e ficou durante 5 dias. Duas semanas depois tive infecção de urina, a qual nunca tinha ocorrido. Corre risco de estar grávida? Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não existe, pode ficar descansada... mantenha sua pílula e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Como o senhor tem tanta certeza? Poderia explicar para eu me tranquilizar? Obrigada dnv

      Eliminar
    3. Olá, ao terminar a cartela deveria fazer a pausa, na pausa estaria protegida, como fez somente um dia e pausa e retomou a pílula manteve sua protecção, mas ao fazer menos dias de pausa como aconteceu tem mais risco de notar alguns efeitos adversos como escapes e até infecções urinarias... por isso é tão importante fazer a pausa, para evitar riscos de complicações e surgimento de efeitos adversos... se precisar ando por aqui... boa sorte :)

      Eliminar
  4. Olá, não tomei a pilula durante uma semana e tive relações na minha semana fertil, ando a ter sangramentos é possivel estar grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é possível... deve fazer teste de gravidez antes de reiniciar novamente a pílula, se proteja até ao 7° comprimido da próxima cartela... ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. olá, estou na pausa da pilula, o período deverá vir entre domingo e segunda. Acha que deveria fazer já o teste ou esperar até segunda?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se tomou a cartela corretamente e sem falhas e está na pausa também está protegida.. não se preocupe... ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Não tomei durante uma semana como tinha dito no comentário anterior. O que acha que deva fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve fazer um teste de gravidez antes iniciar a nova cartela e se proteger até ao 7° comprimido... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Então ainda é cedo para eu fazer o teste?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve aguardar pelos menos 10 dias... ando por aqui.. :)

      Eliminar
  8. olá, a menstruação veio só dois dias é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer, usa anticoncepcional? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  9. Ola doutor, meu ciclo veio do primeiro ao ultimo dia cor marom tipo borra de café e muito pouco, nao é assim que vem meu ciclo. Uso camisinha sempre, e tomava anticoncepcional, mas umas tres semanas antes do meu ciclo vir parei porque estava vomitando muito com ele, mas continuei usando a camisinha, e logo apos veio esse meu ciclo estranho cor marron tipo borra, e de uns dias pra cá sinto muita dor nas costas, algumas pontadas, vibraçoes e tremidas no abdomen, muita dor de cabeça, muito sono, muita ida ao banheiro urinar e os seios doendo. O que o senhor acha que pode ser, minha consulta esta marcada pra pedir exames, mas estou com medo de ser uma gravidez, pois mesmo eu usando a camisinha tenho medo dela ter rompido. Como ja aconteceu duas vezes e eu vi a tempo, e se foi isso mesmo dessa vez eu nao tenha visto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se usou camisinha corretamente se protegeu... nota odor no corrimento? Deve falar com seu médico se continuar com esses sintomas... ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. Olá,tomo anticoncepcional sem pausas mensais​ a uns 5 anos pois tenho história de ovário policístico ..a mais ou menos 20 dias parei de tomar, geralmente minha menstruação descia mesmo tomando anti..
    Estou a uma semana com forte dores de cabeça e náusea.. posso estar grávida??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ao parar deixou de estar protegida e tem riscos, embora me pareçam efeitos da paragem de seu anticoncepcional, ando por aqui... :)

      Eliminar
  11. Olá Carlos.. minha menstruação é desregulada, ela veio no mes passado no dia 07/05/17 .. e acabou no dia 16/05/17 ... depois de duas semanas comecei a sangra de novo... fiquei até o dia 01/06/17 .. eu estava tomando a pílula level pela primeira vez mais eu sempre esquecia de tomar no horário.. tomará horas depois.. e esqueci um dia ... e não tomeu os últimos comprimidos.. e no dia .. e no dia 05/06/17 Era pra mim ter começado a segunda cartela.. mais eu não tomei, e nos dias 03/06/ 17 .. 04/06/17 eu tive relação desprotegida com o meu marido.. esse dias saiu um muco meio rosado de mim ... e depois paro .. fico uns dois dias ... depois saiu outro meio branco, e depois começou a sair um escorrimento.. meio claro.. as vezes era cor de agua , as vezes saia branco .. ele molhava minha calsinha parece ate que eu fazia um pouco de xixi na calsinha... eu fiz dois testes.. o.primeiro foi da marca clerblue e esse deu positivo. O segundo foi da marca gravtest.. parece que deu positivo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se deram ambos positivos, é porque deve mesmo estar, ao esquecer temos riscos de gravidez... deve procurar sua médica... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  12. Ola querido Dr carlos!!

    Uso coito interrompido faz um ano e ate agora nao engravidei!! No ultimo ciclo um dia antes da ovulacao,tive relacoes com este metodo,duas vezes seguidas com uns 30 minutos de intervalo entre uma e outra e nao engravidei.. Sera que tenho algum problema? Tenho 34 anos e estou pensando em fazer exames para checar a quantidade de ovulos que ainda tenho..congelar e etc. O que me aconselha? Obrigada!! bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não é sinal que tenha problemas... deve é manter as relações normais, sem interromper, também sugiro consulta com seu médico para preparar a gravidez, ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.