Lizzy® (gestodeno 60 mcg + etinilestradiol 15 mcg)

O anticoncepcional lizzy® é um contracetivo hormonal oral que combina em sua composição dois tipos de hormonios, o etinilestradiol e o gestodeno. Devido à sua composição o anticoncepcional lizzy® ajuda a mulher a prevenir uma gravidez indesejada através da inibição da ovulação e espessamento do muco cervical.

Composição hormonal do anticoncepcional lizzy®: gestodeno 60 mcg + etinilestradiol 15 mcg

Como iniciar o anticoncepcional lizzy®

Se nunca usou nenhum anticoncepcional deve iniciar o anticoncepcional lizzy® no primeiro dia da menstruação, nos 7 primeiros dias deve se proteger com método barreira.

Como tomar o anticoncepcional lizzy®

O anticoncepcional lizzy® deve ser tomado todos os dias, um comprimido por dia, sensivelmente à mesma hora, durante 24 dias, seguindo-se uma pausa de 4 dias. Durante a pausa de 4 dias a menstruação deverá surgir.

Efeitos adversos do anticoncepcional lizzy®

Os efeitos adversos mais comuns do anticoncepcional lizzy® são (podem ocorrer ente 1% e 10% das utilizadoras): vaginite (candidíase), alterações de humor, alterações de libido, tontura, náuseas, vômitos, dor abdominal, acne, dor e aumento das mamas, secreção das mamas, cólica menstrual, alterações menstruais, falta da menstruação, inchaço e alterações de peso.

Medicamentos que podem interferir com o anticoncepcional lizzy®

Alguns medicamentos podem interferir com a acção do anticoncepcional lizzy®, tais como: rifampicina, rifabutina, barbitúricos, fenilbutazona, fenitoína, dexametasona, griseofulvina, topiramato, modafinil, erva de São João, ritonavir, ampicilina, outras penicilinas e tetraciclinas.

Fontes bibliográficas
infarmed.pt
farmadelivery.com.br