sexta-feira, setembro 25, 2015

Adesivo hormonal lisvy®

Adesivo hormonal lisvy®

O adesivo hormonal lisvy® é um método anticoncepcional de média duração, que consiste na aplicação de um adesivo transparente com cerca de 3,74 cm na pele.


Adesivo hormonal lisvy®


Composição hormonal do adesivo hormonal lisvy®

O adesivo hormonal lisvy® é composto pelos hormônios gestodeno e etinilestradiol.


Adesivo hormonal lisvy®

Como funciona o adesivo hormonal lisvy®

O adesivo hormonal lisvy® liberta uma quantidade regular de hormônios para o corpo da mulher garantindo dessa forma que não ocorre ovulação e o muco cervical fica mais espesso não permitindo a progressão dos espermatozoides. O adesivo hormonal lisvy® liberta cerca de 60 ug de gestodeno + 13 ug de etinilestradiol por dia (equivalente a 20 ug de estinilestradiol oral).


Adesivo hormonal lisvy®

Como aplicar e usar o adesivo hormonal lisvy®

O adesivo hormonal lisvy® deve ser aplicado na pele, abdómen (cole o adesivo sentada para evitar colar numa dobra da barriga), nádegas e parte lateral superior dos braços. A mulher deve aplicar o adesivo hormonal lisvy® semanalmente, um adesivo por semana, durante 3 semanas - 3 adesivos seguidos seguindo-se uma semana descanso. Exemplo de esquema: Aplica o adesivo 1 após 1 semana retira e coloca outro e na semana seguinte aplica o terceiro. Depois de 21 dias de uso faz a semana de descanso durante a qual deverá surgir sua menstruação.



Deve vigiar regularmente o adesivo hormonal lisvy® para evitar que descole, para não correr riscos.
Adesivo hormonal lisvy®

Como iniciar o adesivo hormonal lisvy®

Se vai iniciar o uso de colocação do adesivo hormonal lisvy® deve colar o primeiro adesivo no primeiro dia da menstruação.


Adesivo hormonal lisvy®

Efeitos adversos do adesivo hormonal lisvy® 

Como todos os anticoncepcionais hormonais combinados o adesivo hormonal lisvy® pode causar alguns efeitos adversos, tais como:

Local de aplicação do adesivo: comichão, irritações e erupção cutânea.

No corpo da mulher: enxaqueca, labilidade emocional, náuseas, sangramento ou spotting, dor mamaria, alterações na libido, entre outras.

Fontes bibliográficas
Partilhe

28 comentários:

  1. Doutor Carlos gostaria de saber a sua opinião sobre o anticoncepcional yasmin em relação a saúde! Desde já agradeço pela atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim como todas as pílulas tem riscos, mas deve ser analisada cada situação, cada mulher sozinha... pode ver um post sobre na pagina principal, com o titulo - Risco de TEV (tromboembolismo venoso) com yasmin®... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Boa tarde.
    Dá também para colocar na parte superior das costas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode colocar, mas é aconselhado colocar num local que possa vigiar regularmente, nas costas não consegue ver tão facilmente, para evitar que descole e não repare (é raro acontecer)... ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Olá Dr.,

    Coloquei o adesivo abaixo do peito, 10 centímetros abaixo, ao centro. Fará mal? Só depois é que me apercebi que sugerem colocá-lo muito mais abaixo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve colocar mais abaixo para estar longe do peito... ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Olá Dr Carlos,
    Sou utilizadora do EVRA, posso substituir pelo LISVY sem problemas no meu proximo ciclo?! Visto que as composições são ligeiramente diferentes!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode, pois tem algumas vantagens, nomeadamente a menor dosagem hormonal, por exemplo, no próximo ciclo pode mudar e para evitar riscos deve se proteger nos primeiros 7 dias... brevemente vou publicar um post sobre as diferenças e vantagens de um e outro adesivo... ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. boa tarde dr carlos. O meu ginecologista sugeriu alterar de harmonet para lisvy visto andar nonultimo ano com bastantes enxaquecas na altura da mesntruacao. Eu ja tomo pilulas ha 15anos tendo comecado com yasmin e dp harmonet. Gostaria de saber se ha um risco aumentado de trombose com estes pensos por estrem em contacto 24h c a pele enquanto a pilula so a tomamos 1x ao dia. E se o efeito de reacao alergica ao adesivo e grande uma cez que eu reajo a todos os tipos de adesivos menos aos anti alergicos. So agora me estao a surgir estas duvidas poic comecei a ler aobre esta medicacao e como ainda e recente estou com algum receio. Obrigada pela atencao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, o risco é semelhante à maioria das pílulas, apesar de estar em contacto a sua acção é equivalente a uma pílula como harmonet (em termos de dosagem)... siga as indicações e depois passe para deixar seu testemunho... ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Boa tarde.
    À duas semanas que estou sem o adesivo lisvy (a semana em que me veio a menstruação e a semana seguinte) pois tomei a decisão de fazer uma pausa do adesivo contraceptivo. A menstruação veio normalmente durante uma semana mas desde aí que ando com um corrimento acastanhado que é comum aparecer-me apenas 2 dias após a menstruação , mas já lá vai uma semana. É normal ou devo preocupar-me?
    Obrigada pelo seu bom trabalho a esclarecer dúvidas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim me parece normal... nota odor no corrimento (mau odor?)... ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Não, acho que não tem mau odor...

      Eliminar
    3. Ok, não tendo odor deve mesmo ser causado pelo adesivo, a menstruação e sangramentos podem ficar mais escuros... ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Quanto tempo depois de ter deixado de usar o adesivo contracetivo é que umas análises ao sangue se encontraram inalteradas pelo adesivo? Por outras palavras, quanto tempo demora o meu corpo a livrar-se totalmente dos hormonios?
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, poucos dias, mas são analises gerais? Não precisa de ficar preocupada, fale com seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Sim são análises gerais. Mas eu li que o adesivo pode alterar alguns parâmetro.

      Eliminar
    3. Olá mas são variações pequenas que não se confundem com doenças... ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. Olá Doutor,
    Uma vez que pratico muito desporto, há uma maior possibilidade de descolar o adesivo uma vez que para além do duche diário também é comum suar durante o treino?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem esse risco, pode ficar descansada... ando por aqui... :)

      Eliminar
  9. Olá Dr Carlos,
    Nunca consegui tomar pilula, mas devido à baixa dosagem deu para usar Lisvy. Tinha menstruações muito abundantes e dolorosas antes de usar o adesivo. Pode parecer tolo, mas por receio de engravidar não disse ao meu marido para deixar o preservativo. Como posso superar esta insegurança?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se usa o adesivo sem falhas e certinho está protegida, pode confiar nas minhas palavras... :) deve dar tempo ao seu corpo para se adaptar, regular a menstruação e passar a ter menstruações menos abundantes e mais escuras, ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. Bom dia Dr Carlos
    Uso o Lisvy há 2 meses, ontem procurei em várias farmácias dizem que foi descontinuado, sabe me dizer qual o motivo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não foi descontinuado, vai continuar no mercado, o que aconteceu é que parece que havia um problema com a aderência e foram retirados alguns lotes do mercado, e o laboratório está a resolver este problema e ainda não conseguiu repor, ando por aqui... :)

      Eliminar
  11. Olá doutor. O penso transdermico lisy vou suspenso, Ser que pode dizer o nome de um que posso adquirir sem ter de ir ao ginecologista, gastar dinheiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, para já foi suspenso, não está disponível... não tem genérico este adesivo... ando por aqui... :)

      Eliminar
  12. Doutor para substituir o lisvy terei de ir a medica ou posso comprar uma pílula? Qual a mais adequada?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é melhor falar com sua médica... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.