31 de agosto de 2017

Molho de tomate saudável para pizzas e massas



Nas pizzas que faço cá em casa acabo por usar polpa de tomate biológica, mas felizmente a colheita de tomate tem sido generosa e acabei por conseguir ter a quantidade suficiente para fazer compota e molho de tomate que vou usar ao longo do ano nas massas, molhos, arroz, pizzas... e são estas dicas que vou deixar revelando como fiz e como vou conservar... espero ajudar...
Molho tomate saudável para pizzas e massas

Como vimos no post Licopeno o poder do tomate, as maravilhosas propriedades do tomate são um grande motivo para fazermos compota e molho de tomate, para que ao longo do ano usufruirmos dos seus beneficios.

Molho tomate saudável para pizzas e massas

Como já sabem sou um seguidor do Chef Jamie Oliver, e acabei recorrendo ao seu trabalho, para mais uma vez fazer o meu molho de tomate, acabei fazendo duas receitas que ele sugere uma bem simples e outra mais vegan, como mais vegetais.
Molho tomate saudável para pizzas e massas

Molho de tomate saudável rápido e simples

Ingredientes: azeite, 4 dentes de alho, manjericão fresco, 1200 gr de tomates e pimenta preta.

Acabei colocando o azeite e os alhos, 2 minutos depois coloquei o manjericão, o tomate limpo e no final antes de triturar a pimenta preta. Acabei triturando tudo para aproveitar a pele do tomate que é mais rica em licopeno.

Onde me inspirei - The quickest tomato sauce

Molho de tomate saudável com 9 vegetais

Ingredientes: 2 cebolas, 2 alhos franceses, 2 varas de aipo, 2 cenouras, 2 courgettes, 2 pimentos vermelhas, ½ abóbora manteiga, 2 dentes de alho, azeite, 2 colheres de chá de orégãos e 1200 gr de tomate maduro limpo.

Acabei colocando o alho e os orégãos no azeite, durante 1 minuto, depois acrescentei os vegetais, cerca de 30 minutos depois juntei o tomate e depois triturei tudo.

Como viu não acrescentei sal, o que torna estes molhos mais saudáveis e excelentes para todas as pessoas comerem, como sugestão pode colocar em pequenos sacos ou frascos e guardar no congelador, para ir gastando ao longo do ano.

Onde me inspirei - 7-veg tomato sauce
Molho tomate saudável para pizzas e massas

E a compota de tomate?

Como falei com tanto tomate disponível acabei também fazendo compota de tomate, confesso que não é das minhas compotas favoritas, mas como temos que estar sempre saindo da nossa zona de conforto acabei também fazendo... 

Os ingredientes que usei foram 2 kg de tomate maduro (sem sementes), açúcar de cana (700 gr), 2 paus de canela e uma casca de limão.

Depois de limpar bem os tomates, foi o que me deu mais trabalho, acabei adicionando os restantes ingredientes e depois triturem tudo (retirei a casca de limão e os paus de canela antes). 

Devo ainda relembrar que a porção entre a fruta e o açúcar nas compotas é sempre 2/1, acabei diminuindo a quantidade de açúcar para tornar a compota mais saudável (também pode usar adoçante, por exemplo stevia).
Molho tomate saudável para pizzas e massas

Descubra alguns posts relacionados

0 Comentários:

Enviar um comentário

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.