4 de junho de 2017

Compotas, geleias e doces de fruta light



Nos últimos anos passamos a ser muito pressionados com produtos light, com a enorme vontade que temos, em comer sem aumentar de peso, muitas pessoas acabam por comprar estes produtos light. Mas afinal o que são produtos light?
Compotas, geleias e doces de fruta

Nas prateleiras dos supermercados abundam os produtos light, que são produtos com menos teor de açúcar ou menos gordura, ou seja menos calorias... mas estes alimentos light continuam a ser doces?

Sim continuam, pois têm menos açúcar, que é compensado com a presença de adoçantes (saiba mais sobre os adoçantes)... então devo comprar produtos light?

Quando me perguntam isso eu gosto de dar exemplos, podemos falar nas compotas e geleias de fruta, entre as compostas e geleias light e normais, eu sugiro que faça suas próprias compotas e geleias, pois desta forma podemos usar alguns truques para usar menos açúcar e dar maior valor nutricional.

Compotas, geleias e doces de fruta light

Como falei as compotas, geleias e doces de fruta light têm menos açúcar, sendo substituído por adoçantes, gelificantes, mais fruta, açúcar não refinado, xaropes de glucose ou frutose. Como pode conferir nesta imagem:
Rotulo de doce de alperce

Compotas, geleias e doces de fruta caseiras - conselhos e receitas

Claro que a composição dos doces light e dos outros nos podem deixar receosos, como disse, me parece que temos ganhos em fazer nossos próprios doces e compotas, podendo escolher a fruta, dosear a quantidade de açúcar e ter a certeza que nossas compotas serão mais naturais e saborosas (embora com menor prazo de validade).

Tradicionalmente as compotas e doces de fruta seguem a medida 2 por 1, ou seja por cada 2 quilos de fruta devemos adicionar 1 quilo de açúcar, e é nessa regra que podemos iniciar a mudança, mas tenho mais sugestões.
St. Dalfour - doces e compotas

Dicas para fazer suas compotas e geleias caseiras de fruta light
  • aumente a quantidade de fruta (regra 2 por 1)
  • use fruta mais madura (mais doce)
  • diminuindo a quantidade de açúcar (para metade por exemplo)
  • use açúcar menos refinado (açúcar mascavado ou amarelo)
  • substitua o açúcar por adoçante (stevia por exemplo)
  • use paus de canela ou essência de baunilha
  • adicione mais água
  • adicione sumo de fruta (frutas mais ácidas)
Dicas para fazer suas compotas e geleias caseiras de fruta light

Agora que já leu as minhas sugestões, pode pegar num cesto e com sua família se dedicar a colher e preparar a fruta, prefira a fruta da época, mais barata e mais saborosa, se lembre que as compotas de frutos vermelhos têm mais antioxidantes. Não se esqueça de partilhar e comentar este post... 😊 🍐🍐

Descubra alguns posts relacionados

0 Comentários:

Enviar um comentário

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.