Nódoas negras? Hematomas nas crianças? Descubra algumas dicas...



Os hematomas ou nódoas negras são bastante comuns nas crianças, na maioria das vezes resultam de pequenas pancadas ou traumatismo. Nestas situações os vasos sanguíneos rebentam e o sangue extravasa para os tecidos envolventes, provocando as nódoas negras.
Nódoas negras? Hematomas nas crianças? Dicas para os pais...

As nódoas negras ou hematomas podem demorar até 2 semanas a desaparecer e ter varias cores, numa fase inicial ficam negras ou castanhas, podendo depois ficar azuladas e por fim amarelas...

Nódoas negras? Hematomas nas crianças? Dicas para os pais...

Após a pancada o nosso rebento pode ter alguma dor e inchaço (edema), é por isso importante termos alguns cuidados para aliviar, a aplicação de gelo e o analgésico podem ser importantes.

Para aplicar gelo deve colocar gelo num saco, envolver num pano e aplicar 4 a 5 vezes seguindo este esquema - aplicar durante 10 minutos e descansar 1 a 2 horas.

O analgésico indicado pode ser o paracetamol ou o ibuprofeno, pode conferir nestes posts a posologia:
Nódoas negras? Hematomas nas crianças? Dicas para os pais...

Para além destas medidas iniciais pode também elevar a parte do corpo para evitar que inche, por exemplo elevar o braço mais alto que o coração para facilitar a circulação e prevenir o inchaço.

Uso de pomadas e sticks

O uso de cremes, pomadas, loções e sticks não são normalmente sugeridos pelo médico, pois o corpo da criança tem capacidade para reabsorver o sangue que extravasou. Apesar desta posição os pais têm optado por usar alguns produtos à base de arnica e harpagófito para aliviar a dor, refrescar e promover o conforto na região com o hematoma.
Arnidol gel stick
Quando deve procurar o médico?

Se a criança apresentar nódoas negras devemos ter atenção a alguns sinais de alerta, se tiver:
  • febre
  • se apresentar grandes inchaços
  • se não conseguir andar ou correr
  • se tem perdas de sangue frequentes (nariz, gengivas, urina)
  • se desconfia de agressões ou violência
  • se as nódoas negras aparecerem em sítios distintos (em locais que é difícil sofrerem traumatismo - por exemplo pescoço)
  • se a criança não estiver bem
  • se o hematoma rebentar e ficar com ferida exposta
Nódoas negras? Hematomas nas crianças? Descubra algumas dicas...
Depois de conferir os sinais de alerta, não se esqueça de aplicar os cuidados que falei, não deve esfregar, aplica calor ou furar o hematoma para drenar... a maioria dos hematomas acabam por melhorar... obrigado por continuar lendo os posts... 😊

Descubra alguns posts relacionados