-->

Theme Layout

Theme Translation

Trending Posts Display

Home Layout Display

Posts Title Display

404

We Are Sorry, Page Not Found

Home Page


Os fecalomas são fezes que se acumulam na ampola retal, ficando duras, secas e negras. Esta situação é comum em doentes que sofrem de obstipação ou prisão de ventre, que perderam a sensibilidade retal, pessoas com mobilidade reduzida ou idosos acamados. Um doente com fecalomas, na maioria das vezes, não consegue expulsar o conteúdo do intestino sendo necessário retirá-lo com ajuda de um dedo. Em caso de dúvida fale com o seu enfermeiro de família. carlosedgar.com

As fezes normais devem ser castanhas e moldadas, o aspecto das fezes pode variar de acordo com os nossos hábitos de vida (alimentação e hidratação), algumas doenças, problemas anais, medicamentos, entre outros.
Fecalomas, fezes pretas ou negras
A presença de sangue nas fezes é um sinal de alarme que deve sempre requerer vigilância médica. As fezes podem ter sangue vivo, normalmente ligado a hemorragias digestivas baixas, como hemorroidas, fissuras anais, pólipos intestinais ou proctites, ou ter sangue escuro, as fezes ganham um aspecto de borra de café que está ligado a hemorragias digestivas altas ou suplementos de ferro (tratamento de anemias), como úlceras gastroduodenais (causa mais comum), tumores de estômago, pólipos no intestino, varizes no esófago, alguns medicamentos (anticoagulantes e anti-inflamatórios), entre outras.


Como sei se as fezes têm sangue?

Para saber se as fezes têm sangue deve regá-las com água oxigenada, se as fezes ferverem é sinal que têm sangue, deve falar com o seu médico mesmo que não fervam.



As fezes podem ser escuras ou mesmo pretas, secas e sair às bolas, são os chamados fecalomas, que são fezes características dos idosos e de pessoas com obstipação ou prisão de ventre crónica, as fezes nestas pessoas ficam muito tempo no intestino grosso dando-se uma absorção excessiva de água ganhando este aspecto. Para ultrapassar este problema devemos melhorar a obstipação, promover a saída das fezes com clister, supositórios ou mesmo com ajuda do dedo.
Fontes bibliográficas