Expetoração ou catarro, cor, consistência e tratamento


O que é a expetoração ou catarro?

A expetoração ou catarro é uma mistura de mucosidade, desperdícios e células produzida pelas vias respiratórias (garganta), devido a uma irritação, infeção ou inflamação das vias respiratórias.


Que cor deve ter a expetoração ou catarro?

Idealmente não devemos ter expetoração/ catarro, quando temos expetoração/ catarro é sinal que o nosso sistema respiratório está com alguma inflamação, irritação ou infeção, assim se a expetoração/ catarro tiver a cor amarela, verde ou parda, revela uma infeção bacteriana, se for transparente, branca ou aquosa, indica a presença de um vírus (gripe), alergia ou irritação e se for raiada de sangue ou com sangue deve falar com o seu médico (infeção pulmonar).
Expetoração ou catarro, cor, consistência e tratamento

Tenho a expetoração ou catarro com sangue é normal, devo recorrer ao médico?

Não é normal, a expetoração/ catarro com sangue pode surgir devido a infeções pulmonares, tumores, traumatismos, aspiração de objetos ou alimentos para os pulmões e consumo de drogas. Se tem expetoração/ catarro com sangue, mais de 3 dias, deve recorrer ao seu médico.

Como posso tratar a expetoração ou catarro?

Para melhorar a sua expetoração/ catarro deve passar a beber mais líquidos, pelo menos 2 litros de água por dia, fazer inalações com eucalipto e enriquecer a sua dieta com alho, cebola crua, mel e anis. Não tome medicamentos sem conselho de um profissional de saúde.

Um xarope para a tosse é indicado para a expetoração ou catarro?

Depende, a tosse pode resultar como ação do nosso corpo para libertar a expetoração/ catarro, se a principal causa da sua tosse for a expetoração/ catarro, então um xarope expetorante pode diminuir a expetoração/ catarro e como resultado acabar com a tosse. Os xaropes expetorantes aumentam o volume das secreções, fluidificam e promovem a eliminação da expetoração/ catarro. Não tome xaropes sem falar com o seu médico ou farmacêutico.

Faz mal se engolir a expetoração ou catarro?

Não, a expetoração/ catarro deve ser eliminada através da tosse, se a engolir não há problema pois será eliminada através das fezes.

E o catarro o que é? Como posso melhorar?

O catarro é um nome popular dado à expetoração, normalmente em pequena quantidade. Para melhorar pode tomar uma caneca de leite com canela, fazer inalações com eucalipto, beber dois litros de água por dia, colocar uma cebola cortada ao meio na mesa de cabeceira durante a noite e parar de fumar.

Fontes bibliográficas