Como iniciar a pílula


Iniciar a pilula sem nunca ter usado outro anticoncecional

Como iniciar a pílula com 21 comprimidos e 7 dias de pausa pela primeira vez


Se não tomou um contraceptivo hormonal no mês anterior, deve iniciar a pilula no primeiro dia da menstruação, mantendo os restantes comprimidos. A mulher deve tomar um comprimido por dia, durante 21 dias, seguindo-se uma pausa de 7 dias. Durante a pausa deverá surgir a menstruação.

Como iniciar a pílula de 24 dias ou 24 + 4 comprimido placebo pela primeira vez

Se não tomou um contraceptivo hormonal no mês anterior, deve iniciar a pilula no primeiro dia da menstruação. A mulher deve tomar um comprimido por dia, durante 24 ou 28 dias, 24 + 4 (durante a toma dos últimos 4 comprimidos ou na pausa de 4 dias a mulher deverá menstruar). Após a pausa de 4 dias ou os comprimidos placebo deve iniciar nova cartela ou carteira.

Como iniciar a pílula de 28 dias, mini pílula ou pílula da amamentação pela primeira vez

Se não tomou um contraceptivo hormonal no mês anterior deve iniciar a pilula no primeiro dia da menstruação, após terminar a cartela ou carteira deve iniciar outra sem fazer pausa.

Como iniciar a pilula de amamentação após o parto

Deve iniciar a pilula no 21º dia após o parto, a mulher deve tomar 1 comprimido, por dia, sensivelmente à mesma hora (sem pausas entre as cartelas ou carteiras).


Iniciar a pilula após usar outro anticoncecional

Iniciar a pilula depois de usar o anel vaginal hormonal

A pilula deve ser iniciada no dia seguinte à remoção do anel hormonal. A mulher pode fazer a pausa (semana sem anel), ter a menstruação e iniciar a pilula no primeiro dia da menstruação ou após o período de pausa.

Iniciar a pilula depois de usar outra pilula hormonal

Para iniciar a pilula apos o uso de outra pilula hormonal combinada ou não a mulher deve iniciar a pilula no dia seguinte a ter terminado a anterior. A mulher pode fazer a pausa, ter a menstruação e iniciar a pilula no primeiro dia da menstruação ou após o período de pausa.

Iniciar a pilula depois de usar o adesivo hormonal

A pilula deve ser iniciada no dia seguinte à remoção do terceiro adesivo. A mulher pode fazer a pausa (semana sem adesivo), ter a menstruação e iniciar a pilula no primeiro dia da menstruação ou após o período de pausa.

Iniciar a pilula depois de usar o implante hormonal

A pilula deve ser iniciada no dia da remoção do implante hormonal.

Iniciar a pilula depois de usar o injeção hormonal

A pilula deve ser iniciada no dia programado para fazer a injeção.

Iniciar a pilula depois de usar o diu

A pilula deve ser iniciada no dia da remoção do dispositivo intra uterino.


Em todos estes casos sugiro sempre o uso de método barreira, nos primeiros 7 dias do novo método para se proteger e não correr riscos.

Fontes bibliográficas