Leite materno, extracção, conservação e descongelamento - como preparar o regresso ao trabalho

O regresso da mãe ao trabalho é uma etapa complicada e que requer muitas estratégias para que o bebê continue sendo amamentado com o leite materno. As dificuldades aumentam se a mãe não tiver redução no seu horário de trabalho (prevista nalguns países), não tiver familiares que ajudem ou trabalhar longe de sua residência.

A extração do leite é um passo muito importante para continuar a fornecer o leite materno ao bebê, podendo a mãe extrair o leite com auxilio de bombas e conservá-lo até ao consumo. Não se esqueça de escrever no saco ou frasco a data da colheita. (Saiba mais sobre extracção de leite)
Extractor de leite manual
Extractor de leite manual
Como conservar o leite materno (aleitamento materno)

O leite materno pode ser conservado, em sacos ou biberões esterilizados, o leite pode ser consumido fresco, refrigerado ou congelado.

Leite recém extraído - consumido fresco - o leite deve ser acondicionado a uma temperatura inferior a 25ºC, guardado longe de fontes de calor ou luz e deve ser consumido entre 6 a 8 horas.

Leite refrigerado, no frigorífico, na 1ª prateleira, temperatura entre os 0º e os 4ºs validade de 8 dias e se a temperatura for entre os 4º e 10º, a validade é de 3 a 5 dias.

Leite congelado, o leite congelado tem a validade de 2 semanas, no congelador do frigorífico, 3 a 6 meses no congelador de um frigorífico combinado e no congelador (-19ºC) 6 a 12 meses

Descongelação do leite materno

Para descongelar o leite a mãe pode colocar o leite no frigorífico a descongelar, deve ser consumido entre as 12 e 24 horas ou deixar descongelar à temperatura ambiente, fora do frigorífico, neste caso deve ser consumido de imediato.

Não aproveite restos de leites e respeite as validades do leite materno. Os sacos de recolha podem ser colocados no microondas, não descongele o leite no microondas.
Saco de recolha de leite materno
Saco de recolha de leite materno
Fontes bibliográficas