Varicela no bebé - catapora no bebê


A varicela ou catapora é uma doença viral, provocada pelo vírus Varicella-zoster, de fácil contágio e que afeta principalmente as crianças. Os adultos podem também ser contagiados, mas como é uma doença que o nosso organismo ultrapassa e cria defesas, acaba por não aparecer mais na vida. Embora existam casos raros de pessoas que tiveram duas vezes na vida a maioria acaba por só ter uma vez.

Sabemos também que as pessoas que contraem varicela ou catapora têm maiores hipóteses de ter um episódio de zona ou mesmo herpes zoster (por exemplo nos lábios).

A varicela ou catapora surge acompanhada de umas borbulhas, no tronco, couro cabeludo e face, podendo ser acompanhada de febre ligeira, dores de cabeça, perda de apetite e mal-estar.

O contágio do vírus da varicela ou catapora ocorre através das partículas de saliva e liquido das vesículas (borbulhas na pele), motivo pelo qual é facilmente transmissível entre as criança que convivem no mesmo espaço, por exemplo em escolas ou creches infantis. O período de contágio da varicela ou catapora é entre 7 a 10 dias.

Vírus da varicela ou catapora
Vírus da varicela ou catapora (fonte:saudicas.com.br/herpes-zoster/)

A varicela ou catapora nas crianças e bebês

As crianças acabam por ser as principais vitimas pela sua imaturidade imunitária e por a grande convivência com outros meninos. Nos bebês a varicela ou catapora não é tão comum embora possam também contrair a infecção. O prognóstico nos bebês pode ser mais reservado, os pais devem recorrer aos serviços de saúde ou ao seu médico.

O tratamento mais indicado para a varicela ou catapora

Como é uma infecção benigna, de cura espontânea, a varicela ou catapora, em crianças saudáveis, acaba por passar, podendo a criança retomar as suas idas à escola após cicatrizarem as vesículas na sua pele. Os pais devem desta forma tratar os sintomas fornecendo à criança mais líquidos, paracetamol se temperatura +38ºC (febre) ou tiver dores, aplicar pomada nas borbulhas se houver comichão (anti-histamínico), ter mais cuidados de higiene (deve usar toalha macia e não esfregar) e manter as unhas curtas.

Em adultos ou crianças com mais de 12 anos podem ser dados outros medicamentos como antivirais ou mesmo corticoides.

As grávidas (gravidez), doentes com HIV, a fazer quimioterapia, transplantados ou bebês devem ter mais cuidados e evitar a exposição a pessoas com varicela ou catapora.

A varicela ou catapora pode ser prevenida através da vacinação, existe uma vacina disponível que está indicada em crianças com mais de 12 meses. Esquema da vacina da varicela
  • - de 12 anos - 1 dose
  • + de 12 anos e adultos - 2 doses com 4 a 8 semanas de intervalo

Fontes bibliográficas