Fertilização in vitro (FIV)

Fertilização in vitro (FIV)

A fertilização in vitro (FIV) ou fecundação in vitro é um método de procriação assistida para casais com problemas de infertilidade. A fertilização in vitro (FIV) vai permitir que a fecundação seja efectuada em ambiente laboratorial e depois o embrião seja colocado no útero da mulher aumentando as suas chances de gerar um bebê.

Na fertilização in vitro (FIV) o processo tem inicio com a recolha dos ovócitos, retirados dos ovários, sendo em seguida fecundados com espermatozoides do progenitor ou dador em meio laboratorial. Os embriões são posteriormente transferidos para o útero da mãe. Na fertilização in vitro (FIV) a fecundação acontece fora do útero da mulher.

Etapas de um ciclo de fertilização in vitro (FIV)

A mulher faz tratamento com indutores da ovulação injetaveis (Gonal F®, Puregon® ou Menopur® são os mais usados), que vão estimular os ovários a produzir mais óvulos. O amadurecimento dos óvulos é acompanhado por analises hormonais e ultrassons ou ecografias, assim que os folículos estejam maduros, a mulher faz a hormônio hCG - gonadotropina coriónica humana (Pregnyl® ou Ovitrelle®), os óvulos são liberados após 35 horas é feita uma punção para recolher os óvulos, via vaginal, sob anestesia.

O homem deve doar o seus espermatozoides para serem seleccionados.

A fecundação ocorre em meio laboratorial, e após 3 a 5 dias os embriões (2 ou 3 embriões) são transferidos, a mulher terminar o tratamento com o uso de uma pomada ou gel com progesterona.

Etapas de um ciclo de fertilização in vitro (FIV)

Sucesso da fertilização in vitro (FIV)

O sucesso da fertilização in vitro (FIV) depende de muitos fatores sendo a idade o principal, a taxa sucesso da acordo com a idade (fonte: ferticentro.pt)
  • 35 anos - 52%
  • 35 aos 39 anos - 43%
  • 40 aos 41 anos - 24%
  • 42 aos 43 anos - 10%
  • + 43 (varia muito)

A taxas de sucesso são aparentemente baixas, a verdade é que um casal saudável, sem problemas de fertilidade, tem uma taxa de sucesso de 25% de sucesso. O sucesso aumenta quando os óvulos usados são de dadoras.

Onde fazer a fertilização in vitro (FIV)

A fertilização in vitro (FIV) deve ser realizada por equipas bem preparadas e com bom acompanhamento, informe-se da taxa de sucesso, do preço, do acompanhamento e outros pormenores antes de decidir.



Fontes bibliográficas
ferticentro.pt