sábado, dezembro 13, 2014

Não consigo engravidar (infertilidade - tratamentos)

Não consigo engravidar (infertilidade - tratamentos)

O planeamento e preparação de uma gravidez é uma fase na vida do casal plena de ansiedade e receios, no subconsciente do casal existem muitos medos sendo a infertilidade ou dificuldade em engravidar o maior de todos.
A gravidez deve ser planeada e preparada pelo casal, esta preparação pressupõe uma consulta médica pré concepção. Nesta consulta deve ser estudada a sua história reprodutiva, a presença de doenças sexualmente transmissíveis, a vida sexual, os hábitos de vida, a alimentação, a atividade laboral, o uso de alguns medicamentos, paragem dos métodos contracetivos, estudo do ciclo menstrual, exame ginecológico, a vacinação e a iniciação de suplementos alimentares.

Quando consigo engravidar?

O casal deve manter relações duas a três vezes por semana, idealmente conseguirá engravidar quando a mulher ovular. A mulher tem maior chance de ovular no meio do ciclo menstrual, durante o período fértil. O período fértil da mulher pode ser calculado se a mulher tiver menstruações regulares, se a menstruação da mulher surgir de 28 em 28 dias o seu período fértil será entre os dias 11 e 16 do ciclo. Ex: se a menstruação ocorrer no dia 1 de dezembro, o seu período fértil será entre os dias 11 e 16 de dezembro, a sua ovulação deverá ocorrer no dia 14 de dezembro.

Não consigo engravidar

O casal pode não conseguir engravidar nos primeiros ciclos, sabemos que cerca de 80% dos casais consegue engravidar após um ano, as causas para esta aparente infertilidade são muitas sendo necessário procurar ajuda médica após 1 ano de tentativas, as causas mais comuns para esta dificuldade em engravidar são:
  • alterações ou malformações dos órgãos reprodutores
  • ciclos menstruais irregulares
  • alterações ou deficits hormonais
  • ovários poliquisticos
  • endometriose
  • alterações na produção dos óvulos ou espermatozoides
  • alterações dos cromossomas
  • disfunção eréctil
  • idade do casal
  • pouca frequência das relações sexuais
  • consumo de bebidas alcoólicas
  • consumo de tabaco
  • consumo e drogas e medicamentos
  • obesidade (IMC >29) baixo peso (IMC <19)
  • alimentação
  • sequelas de doenças
  • tumores
  • historia de aborto ou interrupção de gravidez (IVG)
  • qualidade e quantidade do muco cervical
  • miomas uterinos
  • stresse e ansiedade
  • causas ambientais (exposição a químicos e radiações)
  • causas desconhecidas

Infertilidade, problema do casal, do homem ou da mulher?

Considera-­se que um casal é infértil quando está à 1 ano ou a mais a tentar engravidar e não consegue (o casal deve manter manter relações sexuais, 2 a 3 vezes por semana e não usar contraceção). Estima­-se que em Portugal cerca de 14% dos casais, esteja nesta situação. 
Um casal infértil deve fazer alguns exames para descobrir as causas da infertilidade conseguir que ocorra a fecundação, a mulher pode ter que fazer o registo da temperatura corporal (registo diário da temperatura rectal, sublingual ou vaginal ­ é mais elevada durante o período fértil/ ovulação), estudo hormonal (FSH, LH, estradiol, progesterona e prolatina) e a ecovaginal ou ultrassom transvaginal. O homem faz normalmente o espermograma (estudo da produção, mobilidade e anormalidades dos espermatozoides).

O problema da infertilidade é um problema do casal. Os sentimentos de culpa e a culpabilização são fatores negativos que podem piorar a fertilidade (stresse e ansiedade causas de infertilidade).

Soluções e tratamentos para a infertilidade

O estudos e exames ao casal irão permitir definir o melhor tratamento para que o casal consiga engravidar, o casal deve procurar ajuda em centros de apoio à fertilidade para conseguir ter acesso ao tratamento mais adequado de forma a conseguir que ocorra uma gestação. Os tratamento em mulheres com mais de 35 anos têm menor probabilidade de ter êxito. Os tratamento mais comuns realizados são:
Fertilização in vitro (FIV)
Fertilização in vitro (FIV) (fonte da imagem: ivi-fertilidade.com)

Fontes bibliográficas
gineco.com.br
saudereprodutiva.dgs.pt
Partilhe

14 comentários:

  1. A pilula diane pode me tornar infertil?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não torna, pode é não conseguir engravidar logo após parar a pilula, se quer engravidar deve falar com o seu médico para iniciar os cuidados preparatórios... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  2. Oi, a mulher consegue engravidar logo após parar a pilula anticoncecional?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode engravidar, mas normalmente pode demorar, pois o nosso corpo pode demorar a repor os valores hormonais... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  3. Oi, podemos logo fazer uma fertilizaçao in vitro, é que queria engravidar logo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      a fiv ou fertilizaçao in vitro é um tratamento avançado para resolver a infertilidade do casal, antes o casal terá que fazer estudos, exames e consultas... se está à muito tempo a tentar e não consegue engravidar deve falar com o seu médico... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  4. Oi, tenho 43 anos, será que com esta idade já estou infértil? Será que com a fertilização ainda posso engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      a idade é uma das principais causas da infertilidade, para saber se ainda irá conseguir o melhor é falar com seu médico para fazer os estudos hormonais iniciais... só depois disso se pode saber se com a fertilização in vitro ainda irá conseguir engravidar, se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  5. Boa noite, que exames preciso pedir para fazer um fertilização in vitro?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      deve iniciar com uma consulta de fertilidade, com exames hormonais e estudo da fertilidade do casal... pode conferir no post... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  6. Boa noite, um casal infértil irá gerar filhos também inférteis?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não necessariamente, a infertilidade não é genética... a não ser que a causa seja alguma doença ou problema de saúde que possa ser genético... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  7. Gente me ajuda. Tomo neovlar a dois anos e5 meses sem pausa. Nesses dois anos engordei 10 kilos. Ate ai tudo bem agora estou com medo de parar o remédio e emagrecer tudo de novo pois era muito magrela e estou com medo também de parar e ter uma hemorragia pois dizem que o neovlar e muito forte. Oq faço para nao emagrecer de novo e oq faço pois quero parar para engravidar e estou com medo de ter ficado infertil por ter tomado remédio sem pausas....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ao parar pode emagrecer novamente, mas até é bom pois aumenta suas chances de engravidar. A pílula não causa infertilidade deve procurar seu médico para preparar a gravidez. Tenha calma.... se precisar ando por aqui.... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.