Sintomas e sinais de gravidez ectópica

Sintomas e sinais de gravidez ectópica

Uma gravidez ectópica ocorre quando o ovo se fixa nas trompas de Falópio, ao ser fecundado o óvulo transformam-se em ovo e desce para o útero, onde se vai fixar, por vezes pode-se fixar nas trompas e ocorrer uma gravidez fora do lugar - ectópica.

Os sintomas e sinais de gravidez ectópica

A gravidez quando ocorre da alguns sinais e sintomas à mulher, a mulher pode notar algumas alterações em seu corpo tais como: náuseas, vómitos, ardor de estômago, acidez, prisão de ventre, falta de menstruação, cansaço, sonolência, insónias, sensibilidade emocional, maior apetite, seios maiores, auréolas mais escuras, mamilos salientes, sede e vontade de urinar mais vezes ao dia que o normal.

A gravidez ectópica pode causar as mesmas alterações, mas a partir de uma determinada semana de gestação, normalmente até à quarta semana, a mulher pode apresentar: sangramento vaginal, cólicas abdominais e dor abdominal forte e súbita que irradia para os lados.

Resumo dos sintomas de uma gravidez ectópica (sintomas e sinais de uma gravidez normal):

  • urinar mais vezes
  • aumento mamário
  • náuseas
  • sangramento vaginal (pode notar tonturas, transpiração, desmaio, diarreia, palidez ou choque)
  • cólicas abdominais
  • dor abdominal forte e súbita que irradia para os lados

A gravidez ectópica é um tipo de gravidez de risco, que exige a intervenção médica de urgência, para evitar que o feto se desenvolva e crie ruturas nas trompas e outros órgãos.

Fontes bibliográficas