Dufine® e a ovulação, quando ocorre?

O dufine® ou citrato de clomifeno é um medicamento usado nos tratamento da infertilidade, é um medicamento que estimula a acção dos ovários levando a libertação dos óvulos.

Dufine® e a ovulação, quando ocorre?

O citrato de clomifeno é um agente não esteróide, com propriedades estrogénicas, que vai aumentar a produção das gonadotrofinas, de LH e FSH (hormônio folículo estimulante), o que vai causar maior estimulação dos ovarios e consequente maturação e libertação dos óvulos. A ovulação ocorre, normalmente, 6 a 12 dias após o ciclo com dufine®.

Como tomar o dufine®

A dose recomendada é de 50 mg por dia, um comprimido, durante 5 dias. O dufine® deve ser iniciado no 5° dia do ciclo, nas mulheres irregulares pode ser iniciado em qualquer altura do ciclo.

A mulher pode fazer esta ciclo de tratamento nos ciclos seguintes, mas só com indicação de seu médico e se tiver a certeza que não engravidou.

Depois do tratamento com dufine® quando vai ovular?

Depois de concluir o ciclo do dufine® a ovulação deve surgir 6 a 12 dias depois.

E se não engravidar, o que deve fazer?

Se não conseguir engravidar deve falar com seu médico para avaliar a necessidade de ter que fazer outro ciclo de tratamento.

Eficácia do tratamento com dufine® ou citrato de clomifeno

Alguns estudos apontam para uma taxa de sucesso de cerca de 35%, nos casais que fazem tratamento com dufine® ou citrato de clomifeno.

Siga os conselhos de seu médico, ande calma e se descontraia, para conseguir mais facilmente ovular e gerar um bebê.

Fontes bibliográficas
medicinanet.com.br