Uxi amarelo e unha de gato para engravidar

Chá para tentantes

Depois de muitas perguntas acabei fazendo um post sobre estas duas plantas, que muitas tentantes usam com o objetivo de engravidar mais facilmente, mas será que o conhecimento popular desta vez tem razões cientificas?

Propriedades medicinais da uxi amarelo e unha de gato

O uxi amarelo tem algumas propriedades medicinais que nos podem ajudar nas situações de dores nas articulações, reumatismo, febre, gastrite, infecções urinárias, inflamação do útero, miomas, úlceras gástricas e outros processos inflamatórios.

As propriedades medicinais da unha de gato podem-nos nos ajudar a melhorar quadros de garganta inflamada, inflamações das articulações, reumatismo, amigdalite, miomas, rinite, bursite, redução da pressão arterial, entre outros processos inflamatórios.

Como podem ver apesar de terem algumas propriedades medicinais não é referido que aumenta as chances da mulher engravidar. Este aparente mito, não provado cientificamente, parece ter surgido devido à acção benéfica que esta associação de plantes tem uma melhoria de quadros de miomas, ciclos menstruais irregulares e outras alterações uterinas, daí se associar ao aumento da fertilidade.

Uxi amarelo e unha de gato aumentam as minhas chances de engravidar?

Não, os estudos realizados ainda não comprovaram este beneficio, as infusões e consumo destas plantas é até contra-indicado na gravidez e durante a amamentação.

Fontes bibliográficas