Ciclo menstrual irregular

Ciclo menstrual irregular

O ciclo da menstrual da mulher decorre entre as datas de duas menstruações, podendo variar no seu tamanho, existem mulheres que têm ciclos menstruais de 25 dias, 26, 28 (mais comum), 30 e até 32 dias. O tamanho do ciclo é importante para descobrir a fase do ciclo menstrual em que a mulher está mais fértil - o chamado período fértil.

Apesar da maioria das mulheres pensar que é no período fértil que vai engravidar, a verdade é que mesmo com o ciclo menstrual regular e certinho a fecundação pode ocorrer noutras alturas do ciclo.

Quando a duração do ciclo menstrual varia de mês para mês dizemos que a mulher tem a menstruação irregular, tem o seu ciclo menstrual irregular. As mulheres com ciclo menstrual irregular não consegue determinar o seu período fértil, o que vai aumentar as chances de engravidar em qualquer altura do seu ciclo menstrual, mesmo durante a menstruação.

Ciclo menstrual irregular

Ciclo menstrual irregular - causas

O ciclo menstrual irregular é na maior parte das vezes causado por variações hormonais, podendo ter outras causas como algumas doenças (endometriose, adenomiose, miomas, sop, disfunção da tireoide, tumores e pólipos), alguns medicamentos (pílula e outros anticoncepcionais), estresse, dietas, exercício físico em excesso, bebidas alcoólicas, cafeína, cansaço, ansiedade, entre outras.

Ciclo menstrual irregular - sintomas

Os principais sintomas do ciclo menstrual irregular são as alterações na menstruação, a menstruação escassa (olidomenorreia), ausente (amenorreia), metrorragias (escapes ou sangramentos no meio do ciclo), aumento do fluxo menstrual (menorragia) e aumento da duração do período menstrual são alguns dos sintomas mais comuns.

Tratamento do ciclo menstrual irregular

O ciclo menstrual irregular pode ser tratado com diversos medicamentos, embora os mais usados sejam os anticoncepcionais hormonais combinados (pílula, anel vaginal e adesivo hormonal). Se mantiver essa irregularidade mais de 3 ciclos, não conseguir engravidar durante 1 ano, com relações regulares e sem uso de anticoncepcionais, tiver grandes sangramentos, risco de anemia ou síndrome pré-menstrual deve falar com seu médico.

O ciclo menstrual da mulher após parar um anticoncepcional hormonal fica normalmente irregular, até o corpo repor a produção e os valores hormonais.

Fontes bibliográficas