sexta-feira, maio 15, 2015

Miomatose uterina - miomas uterinos - leiomioma uterino

Miomatose uterina - miomas uterinos - leiomioma uterino

Os miomas uterino são tumores benignos que podem surgir no útero, em diversos locais, quando a formação de nódulos é grande dizemos que a mulher sofre de miomatose uterina. O aparecimento dos miomas é mais comum durante a idade fertil e acaba por desaparecer ou diminuir de tamanho com a menopausa (menor acção hormonal).

A causa do seu aparecimento ainda é desconhecida, embora se saiba que existe uma relação entre a produção de hormonios e o seu aparecimento. A idade, a gravidez, a obesidade, a etnia e a historia familiar são fatores de risco.

Sintomas da miomatose uterina

Cerca de 75% das mulheres com miomas não apresentam sintomas. Os principais desconfortos produzidos pelo mioma, à medida que se desenvolve, podem ser:

As mulheres com miomatose uterina podem ter mais dificuldade em engravidar (causas da infertilidade), gravidez de risco e abortamento.

As mulheres com este tipo de sintoma deve, nas consultas periodicas, falar com seu médico para avaliar e descobrir se tem algum mioma no seu útero, a forma mais eficaz de saber é através da ecografia ou ultrassom. O mioma pode estar dentro das paredes do útero, no limite interno, externo ou ligeiramente deslocado, mediante a sua posição dizemos que os miomas podem ser subserosos, intramurais, pediculados, submucosos e intracavitários.

Tipos de miomas

Miomas uterinos
Miomas uterinos
Miomas subserosos - localizam-se na porção mais externa do útero e geralmente crescem para fora.
Miomas intramurais - crescem no interior da parede uterina e se expandem (o útero aumenta de tamanho).
Miomas pediculados - ligados à superfície uterina por fibras musculares.
Miomas submucosos - ficam na parte mais profunda da do útero.
Miomas intracavitários - localizam dentro da cavidade uterina.

Tratamento para os miomas

Os tratamentos mais comuns usados são os antiinflamatórios, como ibuprofeno e nimesulida, pilulas anticoncepcionais, diu, medicamentos progestagénicos (pilulas com progesterona), suplementos ferrosos, análogos do GnRH e tratamento cirúrgico. 

Fontes bibliográficas
sogesp.com.br
Partilhe

23 comentários:

  1. Ola Doutor Carlos Edgar,meu nome é Cristiane, por conta de um mioma uterino minha ginecologista iniciou um tratamento com anticoncepcional injetavel progesterona 150 mg com duraçao de 3 meses para tratar esse mioma(nao menstruar por um longo tempo),porem tive crises de dores de cabeça forte,ai ela me receitou o cefaliv para diminuir as dores de cabeça,sofri demais com esse anticoncepcional,passados os 3 meses,ela me receitou tãmisa 30 sem parar pois a quantidade de hormonios é mais baixa e as reaçoes nao seriam tao fortes,porem as dores de cabeça voltaram ,iniciei o tratamento dia 18/05/2015,só que nao posso voltar a menstruar até que esse mioma uterino de 5 cm desapareça por completo.o que devo fazer pois essas dores de cabeça voltaram a me incomodar com 4 dias de uso.posso interromper esse anticoncepcional e passar pelo ginecologista novamente para que ela receite outro medicamento?
    Observação:Ainda nao estou com consulta agendada pois a dor de cabeça voltou recentemente ao iniciar o tratamento com o tãmisa 30 sem parar.o que devo fazer?
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve manter a tamisa e marcar consulta se interromper pode menstruar... mantenha sua pilula e faça algum analgésico para aliviar as dores de cabeça.. se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Obrigada Dr.Carlos Edgar,eu posso tomar analgésico na mesma hora em que eu tomar o tãmisa para que a dor de cabeça não apareça com muita intensidade?

      Eliminar
    3. Posso tomar analgésico no mesmo horario que eu tomar o tãmisa 30 sem parar para que a dor de cabeça venha com menos intensidade?tenho que tomar 13:00 hs o tãmisa e ainda estou com dor de cabeça(um pouco de mal estar por causa da reaçao do tãmisa)!

      Eliminar
    4. A minha ginecologista me passou Cefaliv,o senhor acha que esse analgésico é bom para crises de dor de cabeça?tem outros que tem mais eficacia fora esse que eu mencionei?

      Eliminar
    5. Boa noite Dr. Carlos Edgar posso tomar analgésico no mesmo horario que eu for tomar o tãmisa 30 sem parar para que a dor de cabeça venha com menos intensidade?

      Eliminar
    6. Olá,
      sim pode tomar os dois.. se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Doutor Carlos Edgar obrigada por me responder. eu posso tomar analgésico no mesmo horario que eu tomar o tãmisa 30 sem parar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode tomar os dois.. se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Ola Dr meu nome é Ana fiz utra transvaginal e acusou miomatose uterino intramurais 21x18. Qual o tamanho dessa medida (exemplo tamanho de bola de gude, limão, laranja etc)? Isso é grave? Fiz esse exame na clinica da familia e a proxima consulta está marcada o dia 17 de junho. Não tenho nenhum sintoma como nao sei nada a respeito e vai demorar bastante para ver isso tem me tirado o sono.
    Por favor me responda.
    Tenha um bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      a medida é em centrimetros ou milimetros? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Bom dia Carlos, meu nome é Terezinha, tenho 43 anos. Fiz uma ultrassom endovaginal onde os resultados foram:
    Ovario direito para-uterino, de contornos regulares e limites precisos. Exibindo parênquima de textura cistica e ecogenicidade normal. Medindo: 7,00 × 3,90 × 4,80 cm e volume de: 68,14 cm3. (Referência: 3 a 12 cm3).
    Ovario esquerdo para-uterino, de contornos regulares e limites precisos. Exibindo parênquima de textura sólido-cistica e ecogenicidade normal. Medindo: 3,00 × 1,30 × 1,60 cm e volume de : 3,24 cm3. (Referencia: 3 a 12 cm3).
    Hipótese diagnóstica:
    -Utero e ovário esquerdo sem alterações ecográficas.
    -Ovário direito com aumento importante e consistencia cistica.
    Gostaria de saber o que significa essas alteraçoes no meu exame? Aguardo uma resposta. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      significa que seu ovário tem muitos cistos, deve falar com seu médico para avaliar esta alteração, no blog existe um post sobre ovários poliscisticos... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Oi Dr carlos meu nome é Ana e respondendo a sua pergunta a medida do mioma intramurais 21x18 é em mm. Então qual o tamanho dessa medida? Ex do tamanho de bola de gude, limão, laranja etc. Isso é grave? Muito obrigada pela atenção!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      tem 2 cm de diâmetro, é pouco maior que uma bola de gude, deve falar com seu médico para vigiar e fazer tratamento... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Boa noite
    Tomei o anticoncepcional no 1 mês certinho porém na pausa de 7 dias tive que tomar anti flamatorio depois da pausa retornei a tomar o anticoncepcional tomei durante 7 dias e tive relação sem proteção estou protegida ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim continua protegida, continue tomando sem falhas e certinho, ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Olá . estou tomando o concepnor iniciei o comprimido um dia depois da minha menstruação estou no 13 e tive relação no primeiro dia e ele ejaculou e por esses dias estou sentindo umas no pé da barriga . posso esta grávida ?essa é minha primeira cartela ..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ao iniciar depois de sua menstruação só estará protegida após 7 dias de tratamento, se teve relações antes tem riscos... ando por aqui... se precisar... :)

      Eliminar
  8. Olá Doutor, sou Daiane, tira uma dúvida minha? Eu sempre tomei anticoncepcional mas parei de tomar por um mês, iniciei a cartela ontem, da mesma marca, porem tive relação sexual sem camisinha, corro risco de estar grávida? Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se iniciou no 1° dia da menstruação não tem riscos, ando por aqui... :)

      Eliminar
  9. Doutor, me chamo Vanessa, hoje fiz um exame ultra vaginal, e descobrimos que estou com mioma, o médico falou que tem hipótese de ser endometriose, ele falou que tem 12mm, vi no ultrassom que estava bem na parte superior da tela do ultrassom, ele não me disse nada, gostaria de saber se depois do tratamento eu consigo engravidar ou é daquele que tem que tirar o útero? Peço por favor que me responda, não consigo mais parar de pensar nisso. obrigada Dr, boa noite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim me parece que tem chances de engravidar, deve seguir as indicações de seu médico e fazer o tratamento, se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.