Complicações da hipoglicemia

A glicose ou açúcar é a nossa principal fonte de açúcar, quando o seu valor sanguíneo é menor que 70 mg/dl, dizemos que estamos com uma hipoglicemia. Na pessoa com diabetes este tipo quadro reveste-se de alguma gravidade, pois pode desencadear uma situação de coma e até morte.
Complicações da hipoglicemia


As causas da hipoglicemia na diabetes podem ser excesso de medicação (sobredosagem (insulina)), passar muitas horas sem comer, esforço físico, consumo de bebidas alcoólicas, diarreia ou vômitos.

A hipoglicemia dá sinais ao diabético é importante sabê-los identificar para actuar e corrigir esta quebra, os sinais mais frequentes são os suores frios, visão turva, cansaço, dor de cabeça e desmaio.

As causas da hipoglicemia

Complicações da hipoglicemia

A hipoglicemia pode causar algumas complicações sérias, como desmaio, coma, morte, acidentes de viação e destruição das células cerebrais.

Para evitar estas complicações é importante prevenir a hipoglicemia, assim deve vigiar as suas glicemias, fazer 6 a 7 refeições por dia, ingerir hidratos de carbono às refeições, ajustar as doses de insulina aos valores de glicemia e ao esforço físico que vai despender, mudar os locais de administração da insulina, fazer pequena refeição antes e depois de um grande esforço físico e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Fontes bibliográficas