Insulina, o melhor tratamento?

O diabético pode desempenhar o papel principal no controlo da sua diabetes, sabemos que para além da medicação, a alimentação, o exercício e o controlo da diabetes são parte importante. O diabético não pode se esconder ou justificar unicamente com os medicamentos ou comprimidos, não existe nenhuma diabetes que se controlo unicamente com a medicação, como é uma doença progressiva vai continuar a ferir e a criar sequelas nos nossos vasos mais finos, sem que nós nos apercebemos.

O tratamento mais adequado para a diabetes

Depois do diabético mudar seus hábitos de vida, com alimentação mais pobre em hidratos de carbono e rica em vegetais e vida menos sedentária, deve ter como prioridade o cumprimento da medicação que o seu médico lhe sugerir. O tratamento farmacológico da diabetes pode ser feito através de comprimidos ou insulina.

Insulina, o melhor tratamento?

A insulinoterapia é um dos tratamentos mais indicado na diabetes, pois permite a diminuição mais rápida dos valores de glicemia, levando o diabético a ter maior controlo da sua diabetes e a prevenir o surgimento das complicações.

Vantagens da insulina: mais fisiológica, mais barata (em Portugal é gratuita), maior descida da glicemia, poupança no gastos de medicamentos e melhor para o rim e fígado.

A insulina ainda é encarada como um castigo e ultimo recurso, devido a razões  culturais e ao fato de ter que ser dada de forma injetavel - como dar a insulina.

Resumo:
O melhor tratamento para a sua diabetes são as mudanças na alimentação e noutros hábitos de vida (exercício físico, bebidas alcoólicas e tabaco).

O melhor tratamento médico é a insulina.

Fontes bibliográficas