Como devo tomar a injeção anticoncepcional?




A injeção anticoncepcional é um contraceptivo indicado na prevenção da gravidez, para as mulheres que pretendem usar um anticoncepcional de média duração, em que seja necessário apenas uma injeção mensal ou trimestral.

A mulher tem assim dois tipos de injeção anticoncepcional, uma que pode fazer mensalmente e outra trimestralmente.

Como deve tomar a injeção anticoncepcional mensal?

Como devo tomar a injeção anticoncepcional?

A injeção anticoncepcional mensal garante uma prevenção da gravidez se a mulher a fizer todos os meses, de 30 em 30 dias. Apesar desta posologia genérica é comum as bulas da injeção anticoncepcional mensal referir que a mulher a deve fazer entre o 7° de 10° de seu ciclo menstrual, preferencialmente no 8° dia do ciclo menstrual.

Esta posologia inscrita nas bulas é a forma mais correcta, mas tem causado alguma confusão. Muitas mulheres acabam por seguir à risca esta indicação e por vezes descubra algumas que chegam a fazer a injeção anticoncepcional duas vezes por mês.

Na fase inicial de adaptação é comum a menstruação antecipar ou atrasar, ao antecipar algumas mulheres acabam por fazer mais cedo a injeção anticoncepcional do que é indicado, ao atrasar, acabam por não fazer e correr risco de gravidez.

A posologia mas acertada é seguir a indicação da bula, fazer a injeção anticoncepcional no 8° dia do ciclo menstrual, e de 30 em 30 dias (não deixar que passe os 30 dias sem fazer).

Como deve tomar a injeção anticoncepcional trimestral?

A injeção anticoncepcional trimestral deve ser feita de 90 em 90 dias. Ao usar este esquema a mulher garante proteção da gravidez indesejada

Descubra alguns posts relacionados