A doença celíaca é uma doença auto-imune que se caracteriza pela sensibilidade permanente ao glúten. É uma doença que ocorra em pessoas com predisposição genética, sendo mais comum no sexo feminino (proporção de 3 mulheres para 1 homem).
A pessoa celíaca acaba por ter menor capacidade de absorção dos nutrientes, pois o glúten gera uma reação no seu intestino (o intestino fica com suas mucosas inflamadas).
O glúten
O glúten é um conjunto de proteínas vegetais que interferem na capacidade de nosso intestino absorver água e facilitam a digestão de alguns cereais. O glúten está presente nalguns cereais e produtos derivados destes como o trigo, aveia, cevada e centeio.
Como sei se sou celíaco? Sintomas da doença celíaca
Muitas vezes a doença celíaca manifesta-se de forma prematura, durante a infância e adolescência, o que deixa os pais ainda mais preocupados, a verdade é que a "simples" restrição do glúten da alimentação permitirá à criança/ jovem ter uma vida sem limitações e complicações associadas à doença celíaca. Sintomas da doença celíaca: diarreia ou fezes moles, prisão de ventre, desconforto abdominal, abdomen distendido, vómitos, falta de apetite, perda de peso (fraco aumento de peso), atraso no crescimento e irritabilidade.
Para além destes sintomas o doente celíaco pode revelar valores baixos de alguns nutrientes como ferro, ácido fólico, cálcio e vitaminas lipossolúveis.
Tratamento da doença celíaca
O tratamento da doença celíaca consiste em fazer uma dieta isenta de glúten. A ausência do glúten na dieta deve ser feita durante toda a vida da pessoa. Os estudos associam a doença celíaca a maior riscos de doenças auto-imunes, infertilidade, alterações neurológicas ou psiquiátrica, tumores, entre outros. Apesar de ser difícil é importante cumprir a dieta isenta de glúten.
Alguns sites que consultei na realização deste post