Atraso na toma da pílula anticoncepcional



A pílula anticoncepcional deve ser tomada todos os dias, como é indicado na posologia, sensivelmente à mesma hora na estar protegida da gravidez e evitar esquecimentos, pois é mais fácil evitar um esquecimento se tomar a pílula numa hora definida e certa, como uma rotina habitual.
Atraso na toma da pílula anticoncepcional

Muitas vezes me perguntam se atrasos de minutos ou mesmo algumas horas cortam o efeito da pílula anticoncepcional, a verdade é que atrasos de alguns minutos ou até algumas horas não interferem com a eficácia da sua pílula anticoncepcional.


Ao tomar sua pílula anticoncepcional numa determinada hora, por exemplo 22 horas, tem que manter a ingestão diária de 1 comprimido de 24 em 24 horas, ou seja sempre na mesma hora (22 horas), desta forma vai conseguir fornecer e manter uma dosagem hormonal artificial sempre certinha, evitando que ocorra a ovulação e causando um espessamento do nosso muco cervical (impede a progressão dos espermatozoides até ao óvulo).
Atraso na toma da pílula anticoncepcional

Claro que pode atrasar que não perde a protecção, os estudos revelam que pode atrasar até 12 horas que continua protegida (a presença dos hormônios sintéticos no sangue continua elevada até 36 horas depois), para perceber melhor deixo mais um exemplo...

Exemplo:

Para calcular um atraso superior a 12 horas, temos que ter em conta a hora habitual em que toma o comprimido, vamos imaginar que toma habitualmente a pílula às 22 horas, se atrasar têm até às 10 horas do dia seguinte para tomar, as pílulas seguintes deverão ser tomadas na hora habitual, ou seja, 22 horas.
Atraso na toma da pílula anticoncepcional

Descubra alguns posts relacionados