Compota de framboesa sem açúcar



No post Sobremesa? Sim, cheesecake sem açúcar... já tinha falado na obra de Sue Quinn - "Sem Adição de Açúcar", resolvi sair da minha zona de conforto e transformar as framboesas, para ao longo do ano ir me lembrando desta época.
Compota de framboesa sem açúcar

Como falei no post eu preferia consumir as framboesas sem serem transformadas, mas como queria conservá-las mais tempo por isso pensei em fazer uma compota, achei que congelar ou desidratar (durante o fim de semana tive oportunidade de comprar um saco de framboesas desidratadas) não seriam as melhores estratégias. 

No post Compotas, geleias e doces de fruta light já tínhamos visto algumas estratégias para fazer uma compota com menos açúcar, na obra de Sue Quinn encontrei a solução do sumo de fruta (também tinha falado no post).
Compota de framboesa sem açúcar

Uso de stevia na compota

Podíamos também usar o adoçante stevia na compra como substituto do açúcar, a relação entre o açúcar e o stevia é:
  • 1 copo de açúcar = 1 colher (chá) de stevia em pó ou em xarope
  • 1 colher (sopa) de açúcar = 1/4 de colher (chá) de stevia em pó ou 6 a 9 gotas de stevia em xarope
Compota de framboesa sem açúcar

Apesar de ter beneficios, preferi usar o sumo para fazer a compota.

Compota de framboesa sem açúcar - receita

Ingredientes: 700 gr de framboesas, 2 colheres de sumo de limão e 300 ml de sumo de uva sem açúcar (uvas brancas para sobressair a cor das framboesas).

Coloquei os ingredientes numa panela até ferver, depois deixei em lume brando (calmo) cerca de 30 minutos até engrossar. Acabei colocado em pequenos frascos esterilizados.
Compota de framboesa sem açúcar

PS: o gafanhoto, o insecto, a única relação que tem com o post é o gosto pelas framboesas. Espero que gostem... da compota... 

Descubra alguns posts relacionados