Lay's® no forno 12/72


Por Carlos Edgar - contacto

Portugal foi hoje acordado com mais uma noticia sobre rótulos e composição nutricional (noticia no jornal Diário de Noticias de 15 de setembro). Tudo se passou com uma marca do portefólio Lay's®, as Lay's® no forno, que no rotulo, apresentavam uma quantidade de hidratos de carbono bem menor do que na realidade possuíam.
Lay's® no forno 12/72

O alerta foi dado por alguns grupos no facebook ligados à diabetes, ainda em agosto, que estranharam a pequena quantidade de hidratos de carbono, por 100 gr do snack, cerca de 12 gr/ 100 gr.

Lay's® no forno 12/72

A empresa PepsiCo®, detentora da marca Lay's®, acabou assumindo o erro (1 mês depois), referindo que se tratava de um erro tipográfico, de impressão... a empresa aguardou estas semanas para que as embalagens fossem adquiridas e as novas chegassem com a informação correcta.


Esta estratégia poderia resultar senão falássemos em diferenças tão grandes de hidratos de carbono, o que pode criar alguns riscos nomeadamente para as pessoas com diabetes, como foi relatado na reportagem (caso de uma criança do diabetes tipo 1).
Lay's® original

Já durante o dia de hoje as embalagens foram retiradas pela ASAE - Autoridade de Segurança Alimentar. Mesmo sabendo disso acabei indo a 3 supermercados que não tinham esta variedade, mas acabei conferindo a variada Lay's® no forno camponesas que de facto tinham inscrito 72 gr de hidratos de carbono.
Lay's® no forno camponesas

Descubra alguns posts relacionados