A mulher com ciclo menstrual regular ou irregular assim que inicia no uso da pílula passa a ter sua menstruação regular, devendo descer na pausa no final das cartelas (apenas é válido para as pílulas combinadas - com estrogênios, com pausa no final do ciclo).
Regra geral depois de terminar a cartela da pílula hormonal combinada, a menstruação deverá descer no 3° ou 4° dia da pausa, mas pode descer em dias diferentes.
Em pílulas com 4 dias de pausa (24 comprimidos ativos/ com hormônios) ou com 2 dias de pausa (26 comprimidos ativos/ com hormônios) a menstruação pode mesmo descer no 2° dia ou mesmo não descer.
Para além destas alterações na menstruação, a pílula pode ainda tornar a menstruação mais escassa, menor fluxo e menos dias, e mais escura (marrom ou castanha).
Quantos dias após tomar a pílula vem a menstruação?
Para responder à sua pergunta devo lembrar que ao iniciar a pílula vai passar a menstruar nas datas em que fizer pausa, e não nas datas habituais, assim:
Espero ter ajudado com mais este post, fico esperando seus comentários, sugestões e partilhas... obrigado. 😊
Descubra alguns posts relacionados
Dr Carlos, tomo o anticoncepcional Niki sempre as 19h, mas no 22° dia esqueci e assim que lembrei as 8h do dia seguinte tomei. E mais tarde as 19h tomei a pilula referente ao 23° dia. A cartela acabou e eu dei uma pausa de 4 dias e comecei a outra. Será q corro algum risco?
ResponderEliminarOla, sim corre, pois atrasou mais de 12 horas a toma do comprimido, deve se proteger ou evitar até ao 7° comprimido da próxima cartela, ando por aqui... :)
EliminarBoa Tarde Dr. pode me ajudar? eu fiz a troca do anticocepcional Mês passado, no primeiro ciclo do novo anticoncepcional esqueci 3 pílulas que ocasionou o sangramento que durou por 6 dias. no sétimo dia que era pra começar a nova cartela eu tive r*** d**** e agora não sei o que fazer. começo atrasada mesmo ou não? pq se houver um risco de gravidez teria problema tomar o anticoncepcional?
ResponderEliminarOla, ao ter riscos de gravidez deve fazer um teste primeiro, antes de iniciar a nova cartela, ando por aqui... :)
EliminarDr, mas como irei fazer o teste se tem apenas 4 dias do ocorrido?
ResponderEliminarPor isso perguntei se posso tomar normalmente a pílula...
Obrigada!
Ok, pode iniciar, mas dentro de duas semanas deve fazer um teste, nao percebi, me desculpe... ando por aqui... :)
Eliminarmesmo sem a menstruação estar atrasada, ja daria para ter um resultado?
ResponderEliminarOlá, o melhor dar tempo para ver se tem algum sintoma de gravidez, ando por aqui... 😃
EliminarObrigada Dr. Carlos!
ResponderEliminarolá tenho 45 anos..a 2 meses tive um aborto espontaneo e tomei somente uma cartela de desogestrel e parei,pois ainda a 1 mes não veio a minha mesntruação.será que ainda vem?
ResponderEliminarOla, sim deve vir, é comum atrasar depois de parar... mas pode engravidar mesmo nao tomando, ando por aqui... :)
Eliminar