O que fazer quando a febre não baixa?



Ai a febre que não baixa... pois é comum ouvirmos este tipo de queixas, mas será mesmo que a temperatura deve baixar demasiado? Quando deve descer após usar um antipirético? Neste post vou responder a estas e outras perguntas sobre a febre... 
O que fazer quando a febre não baixa?
Como temos falado a febre é uma defesa que o nosso corpo usa para afastar bactérias, vírus e outros pequenos organismos que podem entrar no nosso corpo para se reproduzirem e propagarem... através da febre o nosso corpo tenta passar a mensagem que o nosso corpo não é um local agradável... que tem variações térmicas bem grandes, o que na maioria das vezes resulta e os vírus acabam por abandonar os seus planos iniciais... esta é uma das razoes para o pedido dos médicos "esperar até 3 dias e voltar senão passar"...
O que fazer quando a febre não baixa?

Mas como sempre há alguns sinais de alerta que nos devem fazer recorrer ao médico antes destes 3 dias, especialmente se falarmos numa criança, assim se a febre (temperatura >38°C) acontecer antes do 4 meses de vida, com picos difíceis de baixar, acompanhada de convulsões, pintas ou manchas na pele, lábios e dedos roxos, dificuldades respiratórias, vômitos, sono excessivo, choro descontrolado ou alterações de comportamento, os pais devem procurar ajuda médica.

Apesar destes alertas, como é uma defesa não devemos usar logo antipiréticos para que a febre cumpra o seu papel protector... numa situação de febre, >38°C, podemos iniciar os nossos cuidados por agasalhar menos a pessoa, oferecer mais líquidos, controlar a temperatura, evitar os banhos de água morna e usar antipiréticos... mas os antipiréticos baixam logo a temperatura? Posso usar logo?
O que fazer quando a febre não baixa?

Como falei o seu uso deve estar no final da lista das dicas, para a febre desempenhar o seu papel de defesa... ao usar um antipirético, por exemplo o paracetamol ou ibuprofeno, a nossa temperatura irá descer em média 1 a 1,5°C, podendo demorar 30 a 50 minutos a fazer efeito... e se a febre não descer?

O que fazer quando a febre não baixa?

Como falei nem sempre a descida da temperatura é aquela que queríamos e gostaríamos, claro se me disser que mesmo após o uso do antipirético a temperatura não baixa e se mantém nos 39°C, por exemplo, o mais indicado nestes casos e intercalar o uso dos antipiréticos, como falei no post - O que significa intercalar os medicamentos para a febre? - e no video:

Esquema tipo do uso intercalado do paracetamol/ ibuprofeno (3 tomas por dia):
O que fazer quando a febre não baixa?

Este tipo de posologia só deve ser usado após recomendação de nosso médico... devo ainda lembrar que a hidratação ganha mais importância perante um cenário de febre elevada... não se esqueça de conferir os sinais de alerta que referi em cima - "com picos difíceis de baixar"

Espero ter ajudado a controlar a febre do seu pequeno... obrigado por continuar confiando no meu trabalho... 😊

Descubra alguns posts relacionados