Recentemente recebi mais um testemunho de uma mulher que tinha dois implanon nxt®, também é o seu caso? Não pode deixar de ler este post...
À cerca de 15 anos atrás o implanon nxt® surgir como um contraceptivo revolucionário com uma enorme máquina de divulgação, muitas formações e ensaios. O primeiro implanon nxt® tinha um dispositivo de aplicação diferente, de maior dificuldade de colocação e menos fiável que não se consiga confirmar que o implanon nxt® tinha sido bem colocado.
Neste caminho que percorremos os novos implanon nxt® passaram a ser radiopacos, detetados por raio X, e passaram a ter outro dispositivo de aplicação, mais prático, que veio facilitar a colocação na pele, garantindo uma aplicação mais superficial e com menores riscos de falhas...
Neste caminho muitas mulheres acabaram por ter experiências muito negativas, pela técnica pouco apurada de alguns profissionais, com introduções mais profundas, sem assepsia ou simplesmente por não se ter colocado o implanon nxt® (com o anterior dispositivo de aplicação havia casos do implanon nxt® ter ficado no seu interior).
Resultado estes e outros motivos levaram muitas mulheres a desistir, a engravidar, a rejeitar ou mesmo a usar dois implanon nxt®... dois implanon nxt® Carlos Edgar?
Usar dois implanon nxt®
Sim dois, um em cada braço... o uso de dois implanon nxt® foi justificado pelo IMC (Índice Massa Corporal), pela obesidade, havendo defensores que para uma mulher obesa estar protegida deveria usar dois implanon nxt®... hoje sabemos que não é necessário usar dois implanon nxt® para estar protegida da gravidez.
Outro motivo habitual era não encontrar o implanon nxt® para remover e na dúvida era colocado um segundo implanon nxt® para a mulher continuar protegida, pois a validade do primeira já tinha sido ultrapassada...
Pois também neste caso a colocação de um segundo é uma precipitação... com os implanon nxt® antigos era mais difícil confirmar a sua localização, por não serem radiopacos, embora a eco ou ultrassom seja sempre um auxiliar muito importante para identificar o local e a profundidade.
Mas nesta situação, antes de colocar outro, o indicado é fazer um doseamento do etonogestrel para confirmar que o implanon nxt® foi colocado e perceber se ainda tem acção contraceptiva, basta um presença sérica, no sangue, 90 ou mais para proteger.
Depois de confirmado é que se pode programar a remoção ou adiamento para lá do prazo, pois os últimos estudos revelaram que o implante tem uma acção contraceptiva maior que os 3 anos.
Espero ter ajudado, obrigado por continuar lendo os posts... 😊
Descubra alguns posts relacionados