terça-feira, junho 02, 2015

Implanon® e os antibióticos



O implanon® é um anticoncepcional hormonal de longa duração que é colocado debaixo da pele, normalmente num braço e que vai libertando uma quantidade de hormonios para que o corpo da mulher fique com o muco cervical mais espesso evitando a progressão dos espermatozoides e evita que ocorra a ovulação, desta forma este anticoncepcional garante à mulher protecção contra uma gravidez indesejada.

A eficácia do implanon®, quando fica alterada?

O implanon® ao ser colocado inicia logo a libertação hormonal, o fato de continuar a libertar diariamente uma quantidade de hormonios garante uma grande protecção, claro que a sua eficácia pode ser alterada, especialmente com o uso de alguns medicamentos, por ser um método aplicado nos tecidos os vomitos ou diarreias não interferem com a sua eficácia.

O implanon® e os antibióticos


O implanon® pode ver a sua eficácia diminuída quando a mulher usa alguns medicamentos, os estudos revelam que os seguintes medicamentos podem alterar ou diminuir a eficácia do implanon®: antiepiléticos (primidona, carbamazepina, barbitúricos, fenitoína, oxcarbazepina, topiramato e felbamato), antituberculostáticos (rifampicina), infeções de HIV (ritonavir ou nevirapina), modafinil (sono), antibióticos (tetraciclinas, amoxicilina, ampicilina, griseofulvina), produtos à base de erva de S. João (hipericão).


O implanon® pode por isso perder a eficácia quando fazemos certos antibióticos, como: tetraciclinas, amoxicilina, ampicilina e griseofulvina.

Ao fazer um destes medicamentos a mulher deve evitar as relações ou usar um método barreira (preservativo), durante o tratamento e nos 7 dias seguintes.

Fontes bibliográficas

67 comentários:

  1. Se usar drogas as ganzas ou tabaco corta o efeito do implanon ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não cortam o efeito, mas aumentam o risco de complicações como trombose e embolismo... ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Eu tive k ser operada de urgência e levei a epidural e injeções para prevenir a trombose e também fiz o clamavox para infeção dentária poderá ter cortado o efeito do implanon.
    Tenho me sentido muito esquisita será que me pode ajudar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, podem ter havia alguma interferência com a medicação que fez neste internamento... deve fazer um teste de gravidez para excluir essa possibilidade... ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Queria engravidar novamente mas tenho o implante e não o queria tirar ! Queria que todos pensassem que foi um acidente ! O que posso eu fazer ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, só vai conseguir se o retirar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Ando com um.corrimento nao e muito mas castanho claro p que e

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, usa a pílula? Tem menstruado regularmente? Nota mau odor? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Tenho implante n tenho menatruacao n tem odor pelos menos n noto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok, me parece uma perda, um escape causado pelo implante... pode acontecer... ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Boas o cha de erva de s. Joao corta o efeito?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim corta... ando por aqui... se precisar... :)

      Eliminar
  7. Bebi o cha de erva de sao joao ja por três dias seguidos e tive relações nos mesmos dias que o meu namorado ha possibilidades de estar grávida ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim tem chances, pois ele pode cortar o efeito... ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. Daqui a 6 meses tenho que retirar o implante so que tem sido terrivel ah quase um mes que tenho peitos inchados com dores minha barriga esta sempre inchada mesmo q coma pouco e quase ah um mes que tenho um corrimento castanho (sem odor )para nao falar do cansaço e dores de costas e parece ser nos ovarios tambem o que é isto ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como tem o implante está protegida da gravidez, mas pode fazer um teste para ficar mais calma... essas reacções parecem-me efeito do implante... ando por aqui... :)

      Eliminar
  9. Olá, eu tenho o implante (contraceptivo) no braço e estive doente e tomei o antibiótico amoxicilina, que como já li bárias vezes,corta o efeito, tomei esse comprimido uma única vez no dia 18 de Dezembro e tenho estado a ter relações com o meu namorado... Sou cardíaca e não posso engravidar para já. Acha que posso estar gravida? Agradeço resposta com a máxima urgência possível. Obrigada...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ao usarmos algum medicamento que interfira, temos riscos nos 7 dias seguintes... como foi somente um comprimido as chances são menores... deve fazer um teste de gravidez... para excluir essa possibilidade... ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. Olá boa tarde eu tenho o implanon mas já acabou os 3 anos estou a espera para o tirar no hospital mas eu fiquei doente e a médica receitou amoxicilina para a infecção no ouvido tenho alguma possibilidade de engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode ter riscos, é melhor se proteger durante o tratamento e nos 7 dias seguintes... ando por aqui... :)

      Eliminar
  11. Fenitoina e nifedipino o implanol corta efeito?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, a fenitoina pode cortar, ando por aqui... :)

      Eliminar
  12. eu tenho o implanon mas tomo topiramato pois, o meu médico informou que não havia problema! mas tenho me sentio esquisita, é possivel estar grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode confiar em seu médico, o sentir-se esquisita pode ter outras causas, ando por aqui... :)

      Eliminar
  13. Olá, as drogas podem cortar o efeito do implanon? nao haxixe e marijuana mas sim algo mais pesado como cocaina e metanfetamina, nao como uso constante mas para uso recreativo, obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não cortam o efeito, mas por questões de saúde deve evitar seu consumo... ando por aqui... :)

      Eliminar
  14. boa noite eu tenho o implanon, e tomei amoxicilina somente 3 comprimidos nesse periodo tive relacoes ja la vao 3 meses desde o sucedido desde entao nunca mais. inicialmente ao o mes passado tive a mesntruacao assim como corrimentos, este mes ainda nem sinal, nao esquecendo que fiz tres testes de farmacia o ultimo a semana passado deram tds negativo, so me resta recorrer ao de sangue poderei estar gravida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem chances, pois os testes deram todos negativo, pode ficar descansada, ando por aqui... :)

      Eliminar
  15. Olá boa noite eu tenho o emplanom e já acabou mas eu tomei uma caixa de amoxicilina mas durante esse período eu tive relações mas a cerca de semana tive a mestruacao tenho algo perigo de tar gravida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deveria se proteger para não ter riscos, por precaução... ando por aqui... :)

      Eliminar
  16. Olá, eu tomo o palexia retard já a algum tempo e o meu período não vem a 3 meses, e até agora era regular. Sinto os peitos muito inchados e doridos. Devo preocupar me?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não precisa, é comum o implante causar isso... ando por aqui... :)

      Eliminar
  17. ola boa noite sou a mesma pessoa do ultimo comentario, sera possivel o implante alterar a pigmentacao da cor dos mamilos para mais claro e depois para mais escuro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, faça um teste de gravidez para excluir, as alterações é só na pele dos mamilos? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  18. Olá poderia me ajudar tive a tomar antibiótico para os dentes e tive relaçoes só que duas semanas antes de vir a menstruação tive dores nas mamas e tenho tido enjoo tonturas e agora sai leite das mamas poderei estar grávida ao é normal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode ser efeito do implante, que antibiótico tomou? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  19. O meu médico recusa a tirar o implanon visto só o ter faz um mês, mas tenho me sentido como que a desmaiar, vómitos, perda de cabelo, perda de peso e desde que o coloquei só tive 1 semana sem menstruação, além de que tenho muita comichão na zona da vagina e muita dor quando tenho relações sexuais com o meu marido...
    Que posso fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve voltar a falar com seu médico, não posso ajudar... :) ando por aqui...

      Eliminar
  20. Ola,bebidas alcoólicas corta o efeito ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não cortam, evite abusos, ando por aqui... :)

      Eliminar
  21. Ola doutor de vez enquando quando respiro sinto umas picadas(como se espetassem uma agulha ) na mama direita o que podera ser ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, nota inchaço, caroço ou outra alteração? Fez algum esforço recente? Tem alterações respiratórias como tosse? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  22. Noto inchaço so mas essas picadas so tenho de vez em quando

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok, colocou o implante à muito tempo? Usa-o? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  23. Tenho o implanon, neste momento estou a acabar o antibiótico (amoxicilina) e também estou a fazer um tratamento com terbinafina poderá interferir?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, a terbinafina não corta o efeito, mas pode notar alterações no seu padrão menstrual, por exemplo notar um ou outro escape, ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Olá, obrigada. Mas o antibiótico corta certo?

      Eliminar
    3. Olá, pode haver riscos, é melhor não arriscar, se proteja durante e até 7 dias seguintes após terminar o antibiótico, ando por aqui... :)

      Eliminar
  24. Daqui a 3 meses vou retirar mas por vezes parece que sinto descargas eletricas na parte das costas q me apanha o ombro direito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok, deve falar com seu médico e aguardar pelo dia da remoção, ando por aqui... :)

      Eliminar
  25. Boa noite tenho o implanon há cerca de 2 anos e meio, tomei cotrimoxazol, atrovent, celestone durante 2 semanas durante esse período e após tive relações... é possível estar grávida? Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem riscos, espero que esteja melhor, ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Olá doutor boa noite. Tenho o implante desde Setembro mas ultimamente sinto muits dor no peito sensibilidade e muito sono dor na coluna será que a possibilidade de gravidez e é possível o implante se partir

      Eliminar
    3. Olá, não tem esse risco, pode é ser efeito do implante, especialmente as alterações nos seios, ando por aqui... :)

      Eliminar
  26. Eu fiz um teste e deu negativo mas os sintomas continuam deixam me na duvida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode ser efeito do implante... ando por aqui... :)

      Eliminar
  27. Olá eu tenho o aparelho a 2 anos e meio e nunca me aconteceu tal coisa como está aconteçer agora tenho a barriga enchada como de grávida tenho vontade de vomitar doi me imenso a barriga tenho imensa fome por não falar do sono tenho me sentido cansada.. qualquer cheiro me dá para ficar mal disposta não sei oqe se passa cmg alguém me pode dizer se posso tar grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como tem o implante não deve estar, mas pode fazer um teste de gravidez par conferir, ando por aqui... :)

      Eliminar
  28. Ola eu tenho o implante na outra semana andei a tomar rifadin para prevenir meningite queria saber se corta o efeito do implante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode cortar, deve se proteger durante o tratamento e nos 28 dias seguintes... 28... ando por aqui... :)

      Eliminar
  29. Boa noite eu tenho o implanon ja ha dois anos e ja é o segundo mas estou um pouco assustada porque ando a tomar furadantina (nitrofurantoina) ha mais de um mes a curar as varias infeções que faço na bexiga. Mas ha umas semanas para ca que ando muito enjoada e tenho a barriga volumosa o k nao é costume. Gostaria d saber se ha o risco de engravidar uma vez k este ate é um antibiótico forte. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem riscos, ele não interfere, pode ficar descansada, ando por aqui... :)

      Eliminar
  30. boa noite o antibiotico zoref de 500 mg interfere com o implante?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode haver riscos, é melhor se proteger durante o tratamento e nos 7 dias seguintes após terminar, ando por aqui... :)

      Eliminar
  31. -Olá, tenho o implante contraceptivo no braço, tive uma bronquite e tomei uma série de compridos, incluindo dois antibióticos, um deles é o fluimucil, 1 dia antes de acabar o antibiótico tive relações desprotegidas poderei ter engravidado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, qual foi o antibiótico que tomou? Lembra-se? Ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.