terça-feira, junho 02, 2015

Implanon® e os antibióticos

Implanon® e os antibióticos



O implanon® é um anticoncepcional hormonal de longa duração que é colocado debaixo da pele, normalmente num braço e que vai libertando uma quantidade de hormonios para que o corpo da mulher fique com o muco cervical mais espesso evitando a progressão dos espermatozoides e evita que ocorra a ovulação, desta forma este anticoncepcional garante à mulher protecção contra uma gravidez indesejada.

A eficácia do implanon®, quando fica alterada?

O implanon® ao ser colocado inicia logo a libertação hormonal, o fato de continuar a libertar diariamente uma quantidade de hormonios garante uma grande protecção, claro que a sua eficácia pode ser alterada, especialmente com o uso de alguns medicamentos, por ser um método aplicado nos tecidos os vomitos ou diarreias não interferem com a sua eficácia.

O implanon® e os antibióticos


O implanon® pode ver a sua eficácia diminuída quando a mulher usa alguns medicamentos, os estudos revelam que os seguintes medicamentos podem alterar ou diminuir a eficácia do implanon®: antiepiléticos (primidona, carbamazepina, barbitúricos, fenitoína, oxcarbazepina, topiramato e felbamato), antituberculostáticos (rifampicina), infeções de HIV (ritonavir ou nevirapina), modafinil (sono), antibióticos (tetraciclinas, amoxicilina, ampicilina, griseofulvina), produtos à base de erva de S. João (hipericão).


O implanon® pode por isso perder a eficácia quando fazemos certos antibióticos, como: tetraciclinas, amoxicilina, ampicilina e griseofulvina.

Ao fazer um destes medicamentos a mulher deve evitar as relações ou usar um método barreira (preservativo), durante o tratamento e nos 7 dias seguintes.

Fontes bibliográficas
Partilhe

10 comentários:

  1. Se usar drogas as ganzas ou tabaco corta o efeito do implanon ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não cortam o efeito, mas aumentam o risco de complicações como trombose e embolismo... ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Eu tive k ser operada de urgência e levei a epidural e injeções para prevenir a trombose e também fiz o clamavox para infeção dentária poderá ter cortado o efeito do implanon.
    Tenho me sentido muito esquisita será que me pode ajudar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, podem ter havia alguma interferência com a medicação que fez neste internamento... deve fazer um teste de gravidez para excluir essa possibilidade... ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Queria engravidar novamente mas tenho o implante e não o queria tirar ! Queria que todos pensassem que foi um acidente ! O que posso eu fazer ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, só vai conseguir se o retirar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Ando com um.corrimento nao e muito mas castanho claro p que e

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, usa a pílula? Tem menstruado regularmente? Nota mau odor? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Tenho implante n tenho menatruacao n tem odor pelos menos n noto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok, me parece uma perda, um escape causado pelo implante... pode acontecer... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.