24 de maio de 2018

Atraso na toma da pílula contraceptiva


Os atrasos na toma da pílula podem interferir com a sua eficácia... descubra como...

Para a pílula nos proteger devemos tomar o comprimido diariamente no mesmo horário seguindo a ordem inscrita na carteira ou indicada pelo seu médico. Mas e se atrasar? Confere riscos?


Se a mulher atrasar a toma do comprimido pode ficar desprotegida, com riscos de gravidez, se atrasar a toma mais de 12 horas, em relação ao horário de toma do dia anterior, como no exemplo:
  • ontem tomou às 22 horas, mas hoje atrasou e só tomou às 23 horas
Atraso na toma da pílula contraceptiva

Neste exemplo se atrasasse a toma até às 10 horas do dia seguinte continuaria protegida. Os restantes comprimidos deveria manter no horário habitual.

Para resumir podemos então dizer que os atrasos na toma da pílula podem conferir riscos de gravidez, se forem maiores de 12 horas. Apesar disso a variação do horário de toma pode aumentar as chances de esquecimento ou surgimento de alguns efeitos secundários, como por exemplo os escapes... daí ser importante manter na hora habitual... obrigado por continuar lendo os posts... 😊

Conclusão: atrasou a toma da pílula? Se foi menos de 12 horas não tem riscos, deve manter os comprimidos seguintes no horário habitual.

Descubra alguns posts relacionados

9 comentários:

  1. Olá, pode deixar seu comentário... se lembre que a informação neste post é apenas para aumentar seu conhecimento sobre o tema... não deixe de procurar seu médico... muito obrigado... :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Doutor! Estava tomando a seis meses o Diane35, mês passado esqueci de iniciar a nova cartela (4 dias sem tomar a pilula) e no 5°dia acabou descendo novamente a menstruação. Não quis cortar a menstruação então não voltei a tomar a pilula, porém, passada três semanas ela desceu novamente.. Teria algum risco voltar a tomar a pilula logo após ela parar? (já teria então ficado um mês sem toma-la).
    *Seus posts são de grande ajuda e fácil entendimento para nós leitoras! Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deveria iniciar novamente no 1º dia da menstruação para voltar a estar protegida... muito obrigado por ler os posts... ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Não uso para contracepção mas para regular a menstruação e melhorar a pele.Então não teria problema?

      Eliminar
    3. Ok, nesse caso não tem, embora só consiga regular se usar como é recomendado... ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Inicio depois da pausa, com relação no terceiro dia, e esquecimento no dia seguinte, tem risco de gravidez.
    Obs: Sempre tomo certinho no mesmo horário, antes e depois da pausa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim tem riscos... deve fazer a pílula do dia seguinte, manter sua pílula e se proteger nos próximos 7 dias, ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Boa tarde..toda pílula previne contra gravidez?vou começar a tomar o Dunia 35 mas como ele é indicado em tratamento de espinha tenho medo que nao previna gravidez..obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim também previne, também tem essa acção desde que o use como sua médica recomendou.. sim o seu uso só está indicado após conselho médico, por ter maior dosagem hormonal... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.

Carlos Edgar

O Carlos Edgar é reconhecido como uma das maiores referências profissionais na Internet na área da contracepção e anticoncepcionais. Autor, de alguns livros e alguns estudos na área da contracepção, com mais de 15 anos de experiência, e que ajuda anualmente mais de 20.000 mulheres com suas dúvidas. Frequenta todos os anos algumas formações para se manter actualizado e ajudar todas as leitoras. Para entrar em contacto com Carlos Edgar, visite a página de contacto. Para informações sobre o Carlos, clique aqui.