Contracepção de emergência vs interrupção da pílula


A contracepção de emergência é uma solução de recurso que temos ao nosso dispor quando o nosso contraceptivo falha ou temos uma relação de risco...

A contracepção de emergência está indicada como um recurso, o que quer dizer que devemos nos proteger com um contraceptivo para prevenir a gravidez, um contraceptivo como a pílula, o adesivo, o anel, o DIU, o implante... a eficácia destes métodos contraceptivos na prevenção da gravidez é muito grande.
Contracepção de emergência vs interrupção da pílula

O uso da contracepção de emergência pode assim ser uma ajuda quando um destes métodos falha e temos relação... muitas mulheres perguntam-me se depois de usar a contracepção de emergência devem manter ou interromper o seu contraceptivo, como neste exemplo:
Dr Carlos Edgar, falhei a toma da pílula, tive relação e tomei o contraceptivo de emergência, devo manter a minha pílula? Obrigado.


Neste exemplo a mulher falhou a toma da sua pílula normal e como teve relação deve fazer usar a contracepção de emergência, manter a sua pílula e se proteger nos 7 dias seguintes. Deve manter a pílula para repor mais rapidamente a protecção, pois a contracepção de emergência não interfere/ corta o efeito da pílula.

contracepção de emergência deve ser usada nas 72 a 120 horas após a relação, sendo mais recomendado que a use nas 24 horas seguintes à relação para garantir maior protecção, como pode conferir no vídeo:

Conclusão: contracepção de emergência vs interrupção da pílula - se usar o contraceptivo de emergência deve manter o uso da sua pílula para repor a protecção mais rapidamente.

Descubra alguns posts relacionados