Postinor uno® é eficaz?



Postinor®
A pílula do dia seguinte postinor uno® (levonorgestrel 1500) está indicada na contracepção de emergência até 72 horas após uma relação sexual não protegida ou em caso de falha do anticoncepcional habitual. A pílula do dia seguinte postinor uno® (levonorgestrel 1500) é um anticoncepcional de recurso que só deve ser usado esporadicamente. 

A pílula do dia seguinte postinor® 1500 microgramas (levonorgestrel 1500) deve ser tomada o mais perto possível da hora em que teve a relação desprotegida, para aumentar a sua eficácia.


A eficácia da pílula do dia seguinte postinor uno® (levonorgestrel 1500) tem uma redução da eficácia com o tempo decorrido após a relação, dai ser importante a mulher tomar a pílula do dia seguinte o mais perto possível da relação desprotegida, assim nos ensaios clínicos a eficácia da pílula do dia seguinte postinor uno® (levonorgestrel 1500) é:
  • toma até às 24 horas, após a relação - eficácia de 95% 
  • toma entre as 24 e 48 horas, após a relação - eficácia de 85% 
  • toma entre as 48 e 72 horas, após a relação - eficácia de 58% 
  • toma depois das 72 horas (3 dias) - não é eficaz 

A eficácia da pílula do dia seguinte postinor uno® (levonorgestrel 1500) pode ser diminuída se a mulher tomar outros medicamentos que interfiram ou se ocorrerem vómitos ou diarreia nas três horas seguintes à toma do comprimido. A mulher em caso de vômito ou diarreia deve tomar outro comprimido.


Descubra outros posts relacionados