Gripe aumenta o risco de ataque cardíaco


Por Carlos Edgar - contacto

Num estudo do Instituto de Ciências Clínicas Evolutivas e Saúde Pública do Ontário, no Canadá, o epidemiologista Dr. Jeff Kwong e a sua equipa revelaram que conseguiram estabelecer um relação entre o riscos de ataque cardíaco e as doenças respiratórias, provocadas pelo vírus influenza.

O estudo que foi publicado no jornal "The New England Journal of Medicine", os resultados foram taxativos, confira:

"We identified 364 hospitalizations for acute myocardial infarction that occurred within 1 year before and 1 year after a positive test result for influenza." - Confira o estudo "Acute Myocardial Infarction after Laboratory-Confirmed Influenza Infection"

A associação entre as hospitalizações por enfarte do miocárdio e a infecção por vírus influenza levou os investigadores a concluir que uma infecção pelo vírus influenza - vulgarmente conhecida por uma gripe influenza - aumenta o risco de termos um enfarte do miocárdio.
Gripe aumenta o risco de ataque cardíaco

As pessoas incluídas no estudo eram, na sua maioria, adultos com mais de 65 anos, e outros fatores de risco cardiovascular, como pressão arterial, colesterol elevado, diabetes, entre outros.

A vacina da gripe ganha assim maior destaque e importância podendo brevemente estar associada à diminuição dos casos de enfarte do miocárdio na população mais idosa. A vacina da gripe continua sendo a forma mais eficaz de prevenir a gripe sazonal, embora a etiqueta respiratória seja uma ajuda, assim se lembre que:

Descubra alguns posts relacionados